A previsão da empresa de tecnologia financeira, a FIS – Fidelity National Information Services, é que o mercado global de comércio eletrônico deverá crescer mais de 55,3% até 2025. Isso significa que a logística precisa acompanhar esse crescimento e realizar processos cada vez mais otimizados e eficientes para agradar os consumidores.
De acordo com artigo da Aftersale, 40% do faturamento das lojas online americanas resultam de clientes recorrentes. Isso significa que a jornada de compra não se encerra quando o consumidor finaliza o pagamento, mas contempla todas as etapas até o recebimento do pedido. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, 56% dos consumidores entrevistados revelaram que a sua satisfação com uma loja é bastante influenciada pelo serviço de entrega. Por isso, a logística deve ser utilizada como estratégia para alavancar as vendas e fidelizar clientes.
Pensando nisso, a Uello preparou um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre os processos de coleta e entrega para e-commerce:
Organize a sua operação logística
Assim como todos os processos precisam estar bem organizados e analisados para o melhor funcionamento da operação, na logística não é diferente. O processo logístico é composto por etapas cujo objetivo é encontrar a melhor solução para a distribuição de mercadorias. Para isso, é preciso planejar, testar e gerenciar cada etapa a fim de identificar eventuais problemas que possam prejudicar os resultados.
Uma boa análise do processo logístico pode permitir:
- Identificação de tarefas desnecessárias que não estejam acrescentando aos resultados, poupando assim que os profissionais se ocupam de tarefas ineficientes;
- Redução de atrasos e retrabalhos, com todos os pontos da operação funcionando de maneira coordenada;
- Com os processos alinhados, há também uma redução nas despesas e consequentemente uma melhora de qualidade no produto final.
Com uma operação bem organizada, é hora de iniciar a operação, uma das primeiras etapas é a coleta das mercadorias:
Como funciona um processo de coleta
Um processo de coleta funciona com o recolhimento do produto e o transporte para a entrega dentro do prazo estabelecido. Empresas de logística atuam nesse processo com a roteirização e distribuição.
Etapas do processo de coleta
- Roteirização: definição da rota que o veículo fará entre a coleta do produto até o endereço de entrega;
- Transporte: deslocamento do produto, desde o estoque, até o centro de distribuição responsável pela entrega;
- Distribuição: os produtos são levados ao centro de distribuição mais próximo ao endereço de destino;
- Entrega: entrega do produto ao destino final.
Diferença de postagem para coleta
A depender de como funciona sua operação logística, essa etapa pode ficar a cargo da sua empresa ou da transportadora contratada.
Na postagem, a sua empresa é a responsável por levar as mercadorias até a transportadora. Já na coleta, quem é responsável por buscar os itens é a própria transportadora contratada.
A grande vantagem da postagem é a diminuição de custos com o first mile, mas em compensação, na coleta, a transportadora assume sua operação logística desde a primeira milha, oferecendo melhor comodidade.
Agora que os pedidos já foram coletados, a próxima etapa é a organização desses itens para a entrega.
Etapa do meio: centro de distribuição
Antes dos produtos serem destinados aos endereços dos clientes, normalmente, passam pelo centro de distribuição, que é o local destinado para o armazenamento e gerenciamento das mercadorias. É um espaço à parte da fábrica das empresas e pode pertencer também aos transportadores, em tese, é o local para facilitar o processo logístico, separando bem a etapa da primeira milha da última milha.
Os centros de distribuição, ou CDs ou hub, costumam ser localizados em grandes galpões, já que é necessário um espaço amplo para separar, embalar e embarcar as mercadorias nos veículos.
Estes centros são tão importantes para o processo como todo que muitas empresas têm investido em CDs automatizados e localizados estrategicamente próximos ao raio de entregas, a fim de garantir uma entrega ágil e otimizada. Além disso, devido a grande rotatividade de itens, os produtos não costumam ficar estocados por muito tempo, se tratando de processos dinâmicos que precisam estar sincronizados e bem mapeados para garantir que nenhum pedido se perca ou seja enviado errado.
Portanto, assim que os pedidos chegam da coleta ao hub, as atividades em ordem até a expedição são:
- Chegada das mercadorias vindas da fábrica ou de fornecedores;
- Conferência dos itens;
- Organização das mercadorias para armazenamento;
- Separação dos itens de pedidos feitos pelos clientes;
- Emissão das notas fiscais dos pedidos;
- Colocação dos produtos nas embalagens para envio;
- Embarque das embalagens nos veículos, que podem ser da própria empresa ou de transportadoras.
Essa centralização dos processos garante que tudo fique concentrado em um mesmo endereço, facilitando a operação.
Mas fica uma pergunta:
Qual a diferença de um centro de distribuição para um armazém?
Um armazém geralmente é destinado para o armazenamento de matérias-primas e produtos, podendo permanecer por longos períodos, já um centro de distribuição é voltado para processos relacionados ao transporte e despacho de mercadorias, que permanecem pouco tempo armazenadas.
Agora que os pedidos estão devidamente separados, etiquetados e embalados é a hora de enviá-los aos clientes finais:
Como funciona um processo de entrega
Roteirização dos pedidos
A primeira etapa feita antes da entrega é a roteirização, que é um processo para otimizar os envios de forma a realizar a operação de maneira ágil, econômica e assertiva.
Para roteirizar, é preciso considerar o tamanho da frota, o perfil dos veículos para verificar qual o tamanho e capacidade, e quantas entregas os motoristas conseguem fazer em determinado tempo. Assim, é possível agrupar os pedidos por região e direcionar os veículos para realizar entregas naquele raio.
Existem várias técnicas para realizar o processo de roteirização, entre as principais estão:
Separação manual por CEP ou rota
Neste processo é o próprio motorista que sequência as rotas.
Separação semi-automática
O sistema faz uma primeira separação dos pedidos baseados nos CEP e nas rotas cadastradas e o operador responsável faz os ajustes adicionais necessários.
Separação e roteirização semi-automática
O operador que seleciona quais mercadorias vão para cada motorista e o sistema gera uma rota levando em conta a melhor ordem de entrega possível.
Roteirização automática
Neste último caso, é o próprio sistema que separa e roteiriza todos os pedidos a serem entregues, utilizando da geolocalização que permite traçar uma rota mais assertiva, modernizando a operação.
Entre os benefícios da roteirização estão:
- Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
- Encurtar distâncias e km desnecessários;
- Diminuir o tempo ocioso da operação;
- Maior assertividade na rota traçada;
- Acompanhamento de motorista;
- Redução de custos com o last mile.
Destino final
Bem, agora que os pedidos estão embarcados e direcionados aos endereços corretos, é hora de entregá-los.
Utilizando de um processo bem organizado, o pedido será entregue na casa do cliente final sem nenhuma avaria ou atraso.
Através da tecnologia da roteirização, as entregas podem ser acompanhadas em tempo real para maior segurança e assertividade. Uma estratégia é disponibilizar esse rastreamento aos clientes finais.
O tracking é uma ferramenta tão importante para elevar a experiência do cliente, que a empresa norte-americana, 4over, realizou uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores em relação ao rastreamento de pedidos e 43% dos entrevistados revelaram que costumam conferir o status da entrega diariamente e 29% afirmaram que não compram em lojas online que não oferecem o serviço.
Para saber mais dicas de como realizar entregas para e-commerce e fidelizar clientes, confira nosso artigo no Blog Uello.
Qual a diferença entre os processos de coleta e entrega?
Os processos de coleta e entrega na logística pertencem a etapas distintas da operação: a coleta é voltada para a primeira milha, em que os pedidos serão coletados na empresa de origem dos itens e destinados a um centro de distribuição, enquanto na entrega, as mercadorias serão enviadas ao endereço dos clientes finais.
Como escolher a solução ideal para e-commerce
Pensando nisso, escolher um parceiro logístico para a sua loja online é essencial para fidelização de clientes e reconhecimento da marca. O serviço de transporte escolhido irá impactar na velocidade do prazo de entrega, em que estado o produto chegará na casa do cliente, no valor do frete e se o consumidor voltará a comprar da sua marca novamente e indicar a outros possíveis clientes.
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Entre nossos serviços, oferecemos modalidades de fretes expressos e reversa com coleta e entrega no próprio endereço final, além de disponibilizar um time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes. Além disso, tem como foco a experiência do consumidor, disponibilizando do sistema de tracking e mensageria que permite o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular.
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