Entregas expressas na black friday: como montar uma estratégia eficaz

Neste guia para Black Friday de 2022, a Uello apresenta dicas e insights do setor para otimizar suas entregas expressas. Saiba mais!
Mulher com sacolas de compras

Na edição da Black Friday de 2021, foram realizados 11,5 milhões de pedidos no e-commerce, segundo a Neotrust. Já de acordo com a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a previsão para esse ano é de 8,3 milhões de pedidos. Levando em conta a grande quantidade de entregas durante um curto período, é preciso traçar uma estratégia eficiente para otimizar os processos logísticos e não atrasar nos prazos.

O serviço de entrega expressa é aquele que realiza entregas mais urgentes, normalmente, é utilizado para produtos perecíveis, como flores, alimentos, bebidas, e medicamentos, e que sejam pouco volumosos ou pesados.

Essa operação é cada vez mais requisitada pelos consumidores, que com a consolidação do e-commerce, passaram a exigir prazos cada vez mais curtos para receberem seus pedidos. Segundo pesquisa realizada pela a plataforma Outbain, mais de 50% dos consumidores que fizeram compras online revelaram que a velocidade de entrega é um dos fatores decisivos na hora de finalizar a compra de um produto. Inclusive, 40% dos consumidores afirmaram que estão dispostos a pagar a mais para receber suas encomendas rapidamente, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC.

Pensando nisso, é necessário que sua loja se destaque frente a inúmeras promoções dos concorrentes durante a Black Friday, e oferecer aos seus clientes fretes mais expressos, mas com operações eficientes e que prezam pela experiência do consumidor, vai fazer com que mais pessoas voltem a sua loja.

Neste guia feito pela Uello, vamos compartilhar nossas dicas e insights para realizar operações expressas sem dor de cabeça num dos períodos mais importantes do ano para o e-commerce:

Ofereça aos consumidores maiores opções de entrega

consumidora recebendo entregas no e-commerce
Fonte: Canva

Mesmo que o intuito deste artigo esteja voltado para fretes mais rápidos, não esqueça que cada consumidor terá uma necessidade diferente, por exemplo, se sua loja for da categoria de vestuários, irá ter clientes que podem esperar mais pelo pedido, mas sempre terá aqueles que deixam algo para comprar de última hora ou ansiosos, então, é importante pensar em todos.

Para isso, lembre-se de oferecer variedade de opções de entrega, desde as mais expressas às mais tradicionais. Os consumidores prezam por uma jornada de qualidade e querem se sentir no centro da operação, e isso vai fazer com que sua loja se destaque das demais e que conquiste mais clientes.

Agora, voltando as operações expressas:

Quais são as modalidades de entregas expressas no e-commerce?

Same Day

Como o próprio nome já diz, essa modalidade permite que o cliente receba seu pedido no mesmo dia da compra.

Essa operação está crescendo em popularidade, segundo estudo publicado pela Capterra, 25% dos entrevistados disseram que estão dispostos a deixar de comprar em uma loja que não oferece entrega no mesmo dia. 

Next Day

Já no next day, as entregas são realizadas no dia seguinte à confirmação do pagamento, mas também não deixa de ser uma operação expressa. 

Neste caso, é possível ter uma melhor gestão dos pedidos e organizar melhor as frotas. Um ponto importante para evitar avarias e atrasos.

Super Express ou Same Hour

As entregas em same hour são realizadas a poucas horas após o pedido. Essa modalidade já é comum na categoria de alimentos e medicamentos, mas agora também está presente nos setores de vestuário, livraria, etc.

Clique e Retire 

Essa modalidade é uma das soluções omnichannel, que permite combinar os canais físicos e digitais, garantindo maior flexibilidade ao consumidor. O modelo permite que o produto comprado no e-commerce seja retirado na loja mais próxima do endereço do cliente, reduzindo o valor do frete, fator muito importante para os consumidores. 

Segundo a ABComm, na edição da Black Friday de 2021, a modalidade de “clique e retire” ou “pick up in-store” obteve crescimento de 139%. De acordo com a associação, “os dados demonstram a importância de o varejo on-line caminhar sempre ao lado do modelo tradicional”.

Ship from store  

A modalidade ship from store também pertence ao omnichannel, e é quando a loja física se transforma em um micro fulfillment, que utiliza do estoque das lojas físicas e as torna em um ponto de distribuição para atender as demandas do e-commerce. A operação utiliza as lojas mais próximas do endereço do cliente para coletar os pedidos e entregá-los. Isso possibilita que o consumidor receba seu pedido mais rápido e por as rotas estarem próximas do local de entrega, diminua os custos com o last mile.

Para saber mais sobre outras operações logísticas voltadas para o e-commerce, confira o nosso artigo sobre as melhores soluções de transporte para sua loja online.

Como fazer entregas rápidas? 

time de logística organizando pedidos para entrega
Fonte: Canva

Entregas mais expressas, embora agradem os consumidores, normalmente costumam custar um pouco mais do que as tradicionais justamente pelo grau de complexidade, já que é necessário ter uma operação bastante otimizada para entregar os produtos em menos tempo.

Automatize e simplifique seus processos

Utilizar da tecnologia e digitalizar os processos irá simplificá-los e priorizar o que realmente é necessário, economizando tempo e obtendo resultados mais assertivos.

De acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “Diagnósticos da automação no Brasil”, revela que os sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas estudadas pela associação. 

Entre eles estão o CRM (Customer Relationship Management), presente em 31% das empresas, Business Intelligence (BI), em 29%, e o WMS (Warehouse Management System) em 16%. Estes são apenas alguns exemplos das plataformas de automação do mercado, para escolher, analisar sua operação e o que precisa ser melhorado, comparando os prós e contras das plataformas disponíveis.

Gerencie e controle seu estoque

Embora a gestão de estoque seja importante em qualquer período, é ainda mais crucial em datas de grande movimentação como a Black Friday.

Faça o sistema de organização que mais se adeque a sua empresa, seja separação e cores, modelos, tamanhos, etc. Com um sistema organizado, é possível facilitar os processos e evitar transtornos, como falta de mercadoria, avarias e atrasos nos prazos de entrega.

Roteirização e acompanhamento dos pedidos

A roteirização é a operação que irá definir a rota que o veículo fará entre a coleta do produto até o endereço de entrega, portanto, uma etapa essencial no processo logístico. 

Com uma operação bem traçada e utilizando de plataformas tecnológicas, é possível monitorar os pedidos, definir rotas mais assertivas e otimizadas, e antecipar imprevistos. Além disso, o acompanhamento em tempo real das cargas, permite compartilhar status dos prazos de entrega para os clientes finais, qualificando a jornada de compra.

Levando em consideração, a importância dessa ferramenta, a empresa norte-americana, 4over, realizou uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores em relação ao rastreamento de pedidos e 43% dos entrevistados revelaram que costumam conferir o status da entrega diariamente e 29% afirmaram que não compram em lojas online que não oferecem o serviço.

Para roteirizar, é preciso considerar o tamanho da frota, o perfil dos veículos para verificar qual o tamanho e capacidade, e quantas entregas os motoristas conseguem fazer em determinado tempo. Assim, é possível agrupar os pedidos por região e direcionar os veículos para realizar entregas naquele raio.

Entre os benefícios da roteirização estão: 

  1. Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
  2. Encurtar distâncias e km desnecessários;
  3. Diminuir o tempo ocioso da operação;
  4. Maior assertividade na rota traçada;
  5. Acompanhamento de motorista;
  6. Redução de custos com o last mile.

Para isso, as rotas precisam partir de pontos de coleta próximos ao destino final, sejam de centros de distribuição ou lojas físicas. Uma estratégia para otimizar a operação é a roteirização inteligente que opta por mais pontos de coleta ou entrega no mesmo percurso.

Integração simplificada com fornecedores e transportadoras

Manter uma comunicação alinhada com seus parceiros logísticos é fundamental para obter uma maior visibilidade da sua operação e supervisionar se tudo está funcionando como planejado, principalmente, se sua empresa trabalha com diversas transportadoras.

Para isso, ter uma ferramenta de integração que seja simples e objetiva para padronizar e concentrar as informações, reduz tempo e custos com plataformas de automação.

Ofereça fretes mais econômicos e competitivos

Na edição da Black Friday de 2021, o valor médio do frete foi de R$ 20,37, quantia 7% menor que em comparação ao período do ano anterior; já a participação do frete grátis obteve alta de 3,7%, tendo participação de 66% contra 34% (frete pago) no volume de entregas. Os dados são do relatório sobre o levantamento da Black Friday de 2021 realizado pela Neotrust, e reforça a tendência de oferecer valores de fretes cada vez mais competitivos.

Segundo a head de inteligência da Neotrust, Paulina Gonçalves Dias: 

“Muitos varejistas arcaram com parte do frete para tornar as compras mais atrativas. A queda no custo pode ser motivada pela evolução no preparo logístico. Agora, muitas empresas contam com centros de distribuição em regiões que até então não eram atendidas.”

Como dito anteriormente, as operações mais expressas costumam ter um custo maior, e uma das estratégias para economizar e oferecer valores menores, é apostar em modalidades como ship from store e “clique e retire”.

Você pode saber mais dicas sobre como reduzir o valor dos fretes e alavancar as vendas no artigo “Guia de Frete para E-Commerce: Dicas para Reduzir os Custos” no nosso blog. 

Considere parceiros logísticos mais tecnológicos

Por último, mas não menos importante, é considerar uma parceria com mais empresas especializadas em logística, além das tradicionais. Desse modo, sua empresa consegue entregar pedidos em mais regiões e descentralizar e aliviar a sua operação.

As logtechs são empresas ou startups especializadas em logística que utilizam da tecnologia para realizar entregas e serviços a empresas, principalmente, no e-commerce. 

Por conta da expertise tecnológica, as logtechs permitem uma melhor roteirização das frotas e oferecem as operações mais modernas voltadas para a demanda do mercado online, como o serviço de entregas expressas.  

De acordo com o relatório feito pela Intelipost em parceria com o E-commerce Brasil, para 10,6% dos entrevistados, a diversidade de opções de entrega na hora da compra é um dos fatores que esperam de uma entrega perfeita.

Ademais, também permite melhores experiências aos seus consumidores com o serviço de rastreamento dos pedidos.

Segundo pesquisa da empresa americana 4over, 96% dos entrevistados afirmaram que optam por rastrear as suas compras online, e 29% que se o serviço não estiver disponível, se recusam a efetuar a compra.

Por isso, na hora de encontrar o parceiro logístico ideal, verifique se ele trabalha com diferentes modalidades de transporte que mais se adequam ao seu e-commerce, tanto do ponto de vista de operação quanto de experiência do cliente final.

Conheça a Uello e otimize suas entregas na Black Friday

A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio. Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de médias e grandes empresas.

Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com  torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas, e seguro sobre a carga, essencial principalmente para datas como a Black Friday em que as categorias mais vendidas possuem um ticket médio alto, como a de eletrônicos e eletrodomésticos.

Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp. 

Saiba mais! Conheça todas as nossas soluções de entregas para o seu negócio.

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