Quando o consumidor adquire algo pela internet, se espera que esse produto chegue em perfeito estado e no prazo, mas nem sempre isso ocorre. Em pesquisa realizada pelo Jornal Folha de São Paulo juntamente com o portal Reclame Aqui, vimos que o consumidor agora tem menos problemas no quesito de entrega, mas quando o assunto é estorno do dinheiro quando a compra é cancelada, isso ainda é um desafio.
O processo de entrega no e-commerce é responsável por grande parcela da experiência do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 55% dos usuários assumem que o prazo de entrega é um fator que influencia na escolha final do produto, e o frete grátis também é determinante para a compra, segundo 79% dos entrevistados.
Atrasos, avarias nos pedidos às vezes ocorrem, o que pode comprometer a confiança do cliente em voltar a comprar no mesmo canal que lhe causou problemas. Com isso, a otimização de processos e um planejamento prévio é essencial para a entrega ser realizada sem empecilhos.
Pensando nisso, a Uello preparou este artigo com 3 táticas para reduzir a taxa de insucesso em suas entregas. Confira!
O que fazer com insucesso de entrega?
Os insucessos podem ser causados por diferentes fatores, sendo os mais comuns:
- Inúmeras tentativas de entrega sem sucesso;
- Recusa do comprador em receber a mercadoria;
- Endereço incorreto do destinatário final.
Erros podem ocorrer em ambos os lados, então é muito importante checar todos os campos preenchidos ao realizar uma compra, principalmente sobre o endereço de entrega. Trocas de mercadorias também podem acontecer, a transportadora é a culpada por esse erro, mas é possível consertar com um retorno do cliente.
Queixas dos consumidores mais frequentes
Segundo a pesquisa realizada pelo Jornal Folha de São Paulo juntamente com o portal Reclame Aqui, nos anos de 2018, 2019 e 2020, a principal reclamação era o atraso na entrega, seguido pelo estorno do pagamento (o cliente não recebia a mercadoria e acabava cancelando a compra). Em 2021, 2022 e agora, no início de 2023, o estorno do pagamento se tornou a principal queixa.
Fatores que circundam a entrega ainda ocupam uma grande parcela entre as maiores queixas dos consumidores, como em 2023 8,6% questionaram sobre produtos não recebidos e 8,5 sobre atraso nas entregas. Dados coletados entre janeiro e fevereiro de 2023.
3 táticas para reduzir a taxa de insucesso em suas entregas
1. Embalagem correta
A avaria em produtos é um dos quesitos que pode acabar atrasando a entrega. Ter cuidado no transporte da mercadoria é essencial para que nenhum defeito seja causado.
Uma embalagem adequada é a principal responsável pela proteção deste produto, evitando possíveis quebras e avarias e garantindo a integridade original do conteúdo deste pacote.
Importante compreender que possui 2 tipos de embalagens:
- Embalagem Primária
A embalagem primária contém, armazena e protege o produto. Está em contato direto com o item e permite mantê-lo em boas condições, tendo a função de: identificação do produto, isolamento e proteção.
- Embalagem Secundária
A embalagem secundária acrescenta maior proteção e facilita a comercialização do produto em maior escala. São, acima de tudo, caixas de papelão (também podem ser de plástico), tendo a função de proteger durante o manuseio da transportadora até a casa do comprador, garantindo que o produto não sofra nenhum dano.
Para saber mais sobre a importância da embalagem no e-commerce, confira aqui nosso artigo sobre essa temática.
2. Use um software especializado
A tecnologia é uma grande aliada no setor logístico, pois com ela podemos monitorar as entregas, otimizar rotas e muito mais. Buscar uma solução que se encaixe no modelo do seu e-commerce é muito importante para que problemas nas entregas sejam mínimos.
A solução SaaS da Uello foi construída para solucionar as problemáticas citadas anteriormente, e levar aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, tais como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
Como a vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega na totalidade. Assim as operações vão se tornar mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, por configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
3. Planejamento
Um dos maiores erros é a não atualização de dados, o que pode acarretar a venda de um produto que não tem mais no estoque. Essa problemática pode gerar longos prazos de entrega, por ser uma questão mais difícil por vezes o produto ter saído de linha de produção.
Eventos promocionais são ações que impulsionam as vendas, mas um planejamento prévio deve ser feito, para que erros de estoque não ocorram. Portanto, equilibrar a oferta e demanda é um pilar fundamental na experiência do consumidor.
Investir em personalização de compra não é mais uma novidade, e sim uma exigência do mercado e principalmente, do consumidor. Experiências personalizadas e com foco total nos clientes devem ser prioridade de qualquer empresa. Essa é a única forma de corresponder às expectativas dos usuários.
Numa pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos consumidores entrevistados revelaram que entre os fatores que impactam na hora de finalizar uma compra, estão os depoimentos ruins de outros clientes.
Ter um planejamento sobre a entrega e o feedback da mesma, é importante para crescimento do comércio e fidelização dos consumidores.
Conheça a solução tecnológica da Uello e modernize sua operação
A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega como um todo, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
A plataforma possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. Confira os principais diferenciais da Uello:
Empresa Brasileira
Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.
Experiência excepcional e Pós-venda
A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.
Visibilidade e transparência das entregas
Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.
Eficiência Operacional
Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.
Redução de custos
- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
- Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).
Unificação de processos e sistemas
- Simplifica modelos de negócios.
- Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
- Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.
Implantação ágil e consultiva
- Solução adaptável às características de negócio do cliente.
- Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
- Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.
Para saber mais, acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções tecnológicas para o seu negócio!