Neste artigo, a Uello compartilha tudo o que você precisa saber sobre os processos de coleta e entrega para e-commerce. Saiba mais!
Assim como todos os processos precisam estar bem organizados e analisados para o melhor funcionamento da operação, na logística não é diferente. O processo logístico é composto por etapas cujo objetivo é encontrar a melhor solução para a distribuição de mercadorias. Para isso, é preciso planejar, testar e gerenciar cada etapa a fim de identificar eventuais problemas que possam prejudicar os resultados.
– Roteirização: definição da rota que o veículo fará entre a coleta do produto até o endereço de entrega; – Transporte: deslocamento do produto, desde o estoque, até o centro de distribuição responsável pela entrega; – Distribuição: os produtos são levados ao centro de distribuição mais próximo ao endereço de destino; – Entrega: entrega do produto ao destino final.
Na postagem, a sua empresa é a responsável por levar as mercadorias até a transportadora. Já na coleta, quem é responsável por buscar os itens é a própria transportadora contratada.
Antes dos produtos serem destinados aos endereços dos clientes, normalmente, passam pelo centro de distribuição,, o local destinado para o armazenamento e gerenciamento das mercadorias. É um espaço à parte da fábrica das empresas e pode pertencer também aos transportadores.
Um armazém geralmente é destinado para o armazenamento de matérias-primas e produtos, podendo permanecer por longos períodos, já um centro de distribuição é voltado para processos relacionados ao transporte e despacho de mercadorias, que permanecem pouco tempo armazenadas.
A primeira etapa feita antes da entrega é a roteirização, que é um processo para otimizar os envios de forma a realizar a operação de maneira ágil, econômica e assertiva.
Aqui temos 3 tipos: - Separação manual por CEP ou rota, este processo é o próprio motorista que sequência as rotas. - Separação semi-automática, onde o sistema faz uma primeira separação dos pedidos baseados nos CEP e nas rotas cadastradas e o operador responsável faz os ajustes - Separação e roteirização semi-automática, onde o operador que seleciona quais mercadorias vão para cada motorista
Neste último caso, é o próprio sistema que separa e roteiriza todos os pedidos a serem entregues, utilizando da geolocalização que permite traçar uma rota mais assertiva, modernizando a operação.
Bem, agora que os pedidos estão embarcados e direcionados aos endereços corretos, é hora de entregá-los.