A indústria mundial do tabaco impacta economicamente mais de 200 países, sendo altamente relevante para milhões de pessoas envolvidas direta ou indiretamente na sua complexa cadeia produtiva.
A Uello visa fazer parcerias com diversas empresas, que buscam soluções inteligentes de tecnologia e operação em transportes. Um elo forte criado foi com a British American Tobacco (BAT), sendo nosso case de sucesso em transformação digital da logística.
Em 1903 é criada a Souza Cruz, que em 1914, após transformar a companhia em uma sociedade anônima, seu criador Albino Souza Cruz passa o controle acionário ao grupo BAT.
A indústria de cigarros produz, no mundo, cerca de 5,4 trilhões de unidades anualmente. O Brasil é o maior mercado latino-americano do produto, com consumo correspondente a 42% do total vendido na América Latina.
Com essa abundância na produção, a logística se torna desafiadora, ainda mais por se tratar de um produto visado, devido a sua alta periculosidade. A maior concorrente da BAT segundo a própria empresa é o mercado ilegal, devido o contrabando e falsificação. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência/Ipec de 2020, a ilegalidade respondeu por 49% de todos os cigarros consumidos no país
A Uello preparou este artigo especial reunindo o case de sucesso com a BAT e como ele transformou tecnologicamente a empresa, se tornando referência para as demais operações. Acompanhe!
Case de sucesso
A parceria entre a BAT Brasil e a Uello iniciou em 2019, através do programa de aceleração organizado pela Liga Ventures. O objetivo central da Uello era construir uma plataforma tecnológica aplicada à logística da BAT, que suprisse a deficiência da operação atual, devido à grande demanda de entregas e coletas. Por meio da solução SaaS, a Uello elevou a qualidade de entrega, gerando grandes resultados de crescimento e trazendo uma transformação digital para o ambiente.
Líder absoluta no mercado nacional de cigarros, a BAT Brasil, com distribuição nacional de cigarros para grandes e pequenos varejistas, possuía alguns desafios antes da Uello entrar em ação, tais como:
- Sistemas não conectados demandando um excesso de processos manuais e papel;
- Baixa adoção/resultado em tentativas de implementação de novas tecnologias;
- Falta de visibilidade e capacidade de antecipação aos problemas operacionais;
- Baixa otimização de recursos para evitar impactos de SLA;
- Pouca flexibilidade de modelos operacionais;
- Falta de processos implicando em alto atrito entre vendas e operações.
Devido à alta periculosidade associada ao perfil do produto, mudanças foram necessárias.
Plataforma SaaS
Com a implantação da plataforma SaaS da Uello, a gestão se tornou mais facilitada, pois a plataforma consegue gerar informações qualificadas para a tomada de decisões rápidas.
Além disso, uma redução de custos também foi possível, devido à diminuição da frota fixa da BAT, com aumento da variável para lidar com sazonalidade. Queda em overhead através de simplificação de processos e redução de processos burocráticos e administrativos.
A grande vantagem da plataforma Uello é facilitar o ecossistema logístico, permitindo a visibilidade do processo de entrega em sua totalidade. Dessa forma, tornamos as operações mais rápidas e eficientes e melhoramos a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega.
A solução funciona por meio da habilitação dos módulos da plataforma, para que através delas estabeleçam a gestão das redes de terceiros, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de novos produtos para atender as demandas do mercado.
Se tornando uma referência
Já foram roteirizados aproximadamente 3 milhões de entregas, 45 mil rotas, e o território coberto inclui 20 estados diferentes do território nacional. Essa parceria permitiu o aprimoramento de diversas ferramentas, como torre de controle, gerenciador de frotas e redespacho. A satisfação dos motoristas é de 90%, conforme os resultados coletados no NPS — métrica de satisfação.
Entre os benefícios qualitativos da tecnologia SaaS estão o acompanhamento do tracking em tempo real dos pedidos, motoristas e vendedores; centralização da operação e novos controles – ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional, reduzindo o esforço operacional em consolidar informações de sistemas distintos; planejamento do last mile com a solução de Crowdshipping conectada; integração digital dos pontos de venda – clientes e motoristas; avanço de estratégias multimodais por meio de depósitos urbanos; otimização da frota, por meio da identificação e redução da frota ociosa; redução de custos com headcount, otimização da operação logística, unificação dos apps de entrega e apoio a necessidades financeiras por meio de modelo de custo otimizado.
“Através de uma plataforma única, com usabilidade super intuitiva, fácil e amigável, totalmente tecnológica e customizada conforme nossa necessidade, a Uello nos ajuda com soluções inovadoras, de muita transformação digital e socioambiental, que têm contribuído com o aumento da performance em nossa operação, maior flexibilidade e custos mais competitivos”
Danilo Arruda, gerente de Planejamento e Logística da BAT.
Atualmente, a operação de distribuição para pontos de venda da BAT é gerenciada pela Uello. O sucesso na implementação do sistema nas operações no Brasil fez outras regionais atendidas pela BAT demonstrarem interesse no produto SaaS, dando início ao processo de internacionalização no Chile e em negociação para Colômbia e México, além de servir como referência para as demais operações do grupo.
Internacionalização da plataforma Uello
A parceria entre Uello e BAT continua em expansão e com o sucesso da implementação do sistema nas operações no Brasil, outras regionais da BAT demonstraram interesse no produto SaaS e novos POCs/Assessments estão em andamento em países como Colômbia, México e Chile, que estão em fase piloto.
Thiago Lucas, Gerente de Operações São Paulo da BAT, também nos contou como a nossa solução tecnológica atua na empresa e os próximos passos para o futuro desta parceria, por acreditar que a ferramenta de roteirização da Uello pode contribuir com as demais operações da BAT na América Latina. Confira:
Além do estudo para internacionalização da solução, a Uello tem frentes de melhorias que permitem incrementar a solução e trazer mais benefícios para a operação.
Em relação à nossa solução tecnológica, em 2023 a Uello busca se lançar em três países da América Latina, sendo um marco muito importante para expansão global. Com o intuito de resolver as mesmas problemáticas encontradas no setor brasileiro, como a falta de visibilidade, integração e melhor desempenho da logística, a Uello parte para a internacionalização para solucionar esses desafios e ajudar mais países a realizarem suas entregas do jeito certo ✅📦
É sobre tudo isso que o nosso CEO, Fernando Sartori fala no vídeo a seguir:
Conheça a solução tecnológica da Uello e modernize sua operação
A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega como um todo, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
A plataforma possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. Confira os principais diferenciais da Uello:
Empresa Brasileira
Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.
Experiência excepcional e Pós-venda
A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.
Visibilidade e transparência das entregas
Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.
Eficiência Operacional
Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.
Redução de custos
- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
- Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).
Unificação de processos e sistemas
- Simplifica modelos de negócios.
- Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
- Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.
Implantação ágil e consultiva
- Solução adaptável às características de negócio do cliente.
- Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
- Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.
Para saber mais, clique aqui e confira nossas histórias de sucesso e detalhes das nossas soluções!