Como as pequenas e médias empresas podem alavancar as vendas no e-commerce

Neste artigo, a Uello compartilha insights e estratégias de e-commerce voltado ao mercado das PMEs. Confira!
Pequena empresária ao telefone

As pequenas e médias empresas são responsáveis por 27% do PIB brasileiro, e cerca de 99% das empresas existentes no território nacional se enquadram nessa categoria, segundo dados do Sebrae. Isso significa que as PMEs representam uma parcela importante na economia, e nos últimos anos, também ganhou força no mundo digital.

De acordo com pesquisa realizada pela Visa, 96% das pequenas empresas conseguiram continuar funcionando durante a pandemia graças às vendas online, para 53% dos pequenos empreendedores, o faturamento veio totalmente do e-commerce. E essa taxa de crescimento de lojas adotando o canal digital continua a crescer, já que em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano passado, 74% dos pequenos negócios atuavam no comércio eletrônico.

Ainda segundo a pesquisa, empreendedoras mulheres foram as que mais digitalizaram seus negócios: a proporção é de oito a cada dez empresárias. Já entre os homens, a proporção cai para sete a cada dez.

E para quem acredita que agora com a abertura das lojas físicas e a regularização do varejo, o e-commerce irá desacelerar e entrar no esquecimento, as previsões do mercado indicam que o comércio eletrônico só tende a crescer nos próximos anos. Segundo entrevista do vice-presidente da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Rodrigo Bandeira, para a Varejo S.A, a expectativa é que este ano some aproximadamente R$ 170 bilhões em pedidos pela internet, portanto, um crescimento de 12% em 2022.

Panorama das PMEs no e-commerce em 2022

Esse crescimento no e-commerce também pode ser visto dentre o nicho das pequenas e médias empresas, que já iniciaram o primeiro semestre de 2022 faturando R$ 1,2 bilhão, valor cerca de 20% acima em comparação com o do mesmo período de 2021

Os números fazem parte do levantamento da Nuvemshop, que revelou um panorama completo sobre o desempenho das PMEs no primeiro semestre deste ano. Ao total, foram 21,8 milhões de produtos vendidos com ticket médio de R$ 243,20. Além disso, a pesquisa apresenta que o Dia das Mães foi o evento mais relevante em faturamento durante o período analisado, acumulando R$ 232,9 milhões.

Já sobre as categorias que lideraram as vendas foram:

  1. Moda – com faturamento de R$ 471,1 milhões
  2. Acessórios – R$ 97 milhões
  3. Saúde e Beleza – R$ 87,4 milhões
infográfico sobre as categorias mais vendidas no e-commerce das pequenas e médias empresas
Fonte: Nuvemshop

Entre os produtos mais vendidos estão: vestido, óculos de sol, boné, meia e perfume; reforçando a representatividade do setor de moda no mercado das PMEs.

Por último, o levantamento também apresentou o montante de alguns estados do País:

  1. São Paulo – R$ 612,7 milhões
  2. Minas Gerais – R$ 128,1 milhões
  3. Rio de Janeiro – R$ 79 milhões
  4. Ceará – R$ 66 milhões
  5. Santa Catarina – R$ 64,8 milhões

Inclusive, o Ceará apresentou o maior crescimento dentre todas as regiões, com aumento de 35,8% em relação ao ano anterior.

infográfico sobre o faturamento das regiões do Brasil no e-commerce das pequenas e médias empresas
Fonte: Nuvemshop

O gerente de desenvolvimento da plataforma Nuvemshop, Luiz Natal, reforça:

“O crescimento do e-commerce neste primeiro semestre comprova que cada vez mais empreendedores estão investindo neste tipo de negócio, assim como o consumidor já incorporou as compras online em sua rotina”

Luiz Natal

Tendência no e-commerce para os próximos anos

De acordo com o estudo da Visa sobre o mercado de e-commerce que perguntou aos empreendedores sobre estratégias para conquistar novos clientes, 53% apontaram “investir mais em marketing”, já sobre “aumentar a presença nas redes sociais” e “aceitar novas formas de pagamento”, foram 46% e 45%, respectivamente.

A seguir, a Uello apresenta os insights e dicas para aplicar no e-commerce e conquistar mais clientes:

Oferecer variedade nas formas de pagamento

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Social Miner e a Allin, “O perfil do consumo 2022”, 84% dos consumidores entrevistados revelaram que compraram no e-commerce em 2021. Desses, a forma de pagamento mais utilizada na hora da compra foi o cartão de crédito (parcelado) para 61% dos entrevistados. Em seguida, cartão de crédito à vista (38%), pix (33%), boleto (23%), cartão de débito (15%), dinheiro (8%) e transferência bancária (4%).

O pix é uma das grandes tendências na hora do pagamento, de acordo com pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV – Fundação Getúlio Vargas, nove em cada dez pequenos negócios já adotam essa modalidade de pagamento. O estudo da Opinion Box também aponta que a facilidade de pagamento que os consumidores mais apreciam no varejo (44%) é o pix.

Deve lembrar que os pagamentos tradicionais, como cartão de crédito e boleto, também devem ser oferecidos junto com as novidades, já que quanto mais opções para os consumidores escolherem, melhor.

Dicas para conquistar mais clientes

Ter uma boa página no site e nas redes sociais

Cerca de 37% dos consumidores no e-commerce não comprariam novamente em uma loja se tivesse problemas ao efetuar a compra, como, por exemplo, site lento, problemas para aplicar cupom, etc. Por isso, a importância de investir em uma boa experiência de navegação e que apresente todas as informações necessárias para o consumidor é tão importante.

Vale lembrar que as redes sociais também precisam ser atrativas e informativas. Os consumidores procuram cada vez mais experiências diferenciadas nos canais digitais, e poder ver um anúncio de um produto na rede social e comprar ali mesmo, torna o início da jornada de compra mais simples. Inclusive, o social commerce, nomenclatura dada a essa prática, vem crescendo entre os compradores. Na pesquisa “O perfil do consumo 2022”, 43% dos entrevistados responderam que realizaram compras via redes sociais em 2021.

Embalagens seguras e atrativas

Embalagens para e-commerce funcionam de maneira diferente do que as das lojas físicas. Entregar ao cliente uma embalagem bonita como uma sacola personalizada com laços e papéis de enfeite, parece ser a solução perfeita para agradar os clientes, mas é importante ter em mente que no comércio eletrônico essa embalagem precisa ser resistente e com volume e formatos que auxiliam na otimização do espaço e que prezam pela integridade da mercadoria.

Mas há uma forma de embelezar as embalagens e a tornarem funcionais: 

  • faça caixas e envelopes com as cores e logo da sua empresa para reforçar a identidade da sua marca;
  • pense no descarte e na reutilização. Utilize embalagens internas que possam ser reaproveitadas, feitas de tecido ou outro material resistente que tenham fechamentos zip ou em cordões, por exemplo;
  • aposte em recados e brindes, como cupons de desconto e amostras grátis de produtos para que seu cliente volte a comprar mais vezes.

Para saber mais, confira nosso material completo sobre a importância da embalagem no e-commerce.

Invista na logística para datas comemorativas

Mesmo que sua loja online esteja no nicho das pequenas e médias, você pode investir em um parceiro logístico que entregará aos seus consumidores a mesma experiência que um grande player do mercado

Atualmente, há uma variedade de transportadoras modernas que oferecem serviços de entregas expressas e tecnologia que permite o rastreio dos pedidos em tempo real, antecipando possíveis problemas que possam vir a acontecer, além de oferecer maior segurança aos seus clientes, já que a ferramenta também pode ser enviada aos celulares de seus consumidores.

Por último, um parceiro logístico consegue oferecer outras modalidades como logística reversa, que realiza o processo de troca e devolução de produtos sem precisar que o consumidor vá até uma agência do Correios, ou seja, é a própria transportadora que faz a coleta do item a ser devolvido ou trocado na própria casa do cliente.

Tem dúvidas de qual transportadora escolher? Acesse nosso guia “Transportadora para e-commerce: como escolher a ideal para o seu negócio”.

Conheça a Uello e otimize suas entregas

A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio. Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de pequenas e médias empresas, incluindo modalidades de same day e time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes. Além disso, tem como foco a experiência do consumidor, disponibilizando do sistema de tracking e mensageria que permite o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular. 

Quer saber mais? Conheça todas as nossas soluções de Transporte para o seu negócio.

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