A expectativa para o mercado de logística, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, é que a demanda por entrega urbana de última milha cresça até 78% até 2030 e adicione até 36% a mais de veículos de entrega nas 100 maiores cidades do mundo. Esses números refletem na preocupação ecológica e na adoção de práticas mais sustentáveis nos processos e operações das empresas de transporte, comportamento esse que vem sendo exigido pelos consumidores e pelas políticas governamentais.
A preocupação com o impacto ambiental se estende para diferentes setores e diferentes localidades ao redor do globo, e no mercado da cadeia de suprimentos, isso não é diferente. A grande proposta do nicho de logística e transporte é reduzir as emissões de carbono geradas pelo uso de veículos e o uso e descarte correto de embalagens e resíduos.
A questão da sustentabilidade e ESG também se tornou essencial para a intenção e comportamento de compra dos consumidores. De acordo com pesquisa realizada pela IBM (Institute for Business Value), nos últimos anos, aproximadamente 80% dos consumidores consideram a preocupação com o ambiente um tema importante e se sentem impactados para consumir mais conscientemente através de marcas que ofereçam produtos e tenham processos sustentáveis.
É com isso em mente que a Uello reúne o princípio de logística verde e suas vertentes, como a logística reversa, para explicar cada uma dessas práticas e operações, e como você pode implementar ações mais sustentáveis no seu negócio:
Como funciona a logística verde?
Logística verde ou eco-logística ou até Green Supply Chain Management, é um conjunto de políticas sustentáveis com o propósito de reduzir o impacto ambiental que uma empresa causa, encontrando um equilíbrio entre o lado ecológico e econômico.
O setor de logística e transporte é responsável por cerca de 16% dos gases de efeito estufa emitidos no ambiente, segundo artigo da DHL. Além disso, segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Com isso, entram práticas como logística reversa que visam aumentar a longevidade dos produtos, possibilitando novas usabilidades.
Saiba mais sobre o tema no nosso artigo “Guia da Logística Verde: como funciona e exemplos”.
O que é a logística reversa?
A logística reversa envolve qualquer processo ou gerenciamento após a venda do produto, ou seja, ele segue o caminho contrário ao fluxo logística tradicional, portanto, parte do cliente final, através de uma devolução/troca ou reciclagem, de volta ao fabricante/vendedor e novamente disponibilizado para consumo:
Diferença entre logística reversa e cadeias de suprimentos circulares
Tanto o processo da logística reversa quanto o das cadeias de suprimentos circulares fazem parte do escopo da eco-logística, mas embora muito similares, cada operação possui sua particularidade.
De maneira geral, a logística reversa refere-se aos processos de retorno de pedidos e mercadorias que retornam ao fluxo da cadeia de suprimentos, seja para algum reparo e manutenção, devolução de itens defeituosos ou que não atenderam as expectativas, reutilização de recipientes e embalagens, reciclagem e recuperação de produtos no fim do ciclo de vida.
Já uma cadeia de suprimentos circular diz respeito a um ciclo em que as organizações responsáveis recuperam o máximo possível de matérias-primas e mercadorias no fim da vida, ou seja, agregar valor a partir de itens que são considerados “inutilizáveis”, como por exemplo, o plástico de uma embalagem que é reciclado e reaproveitado para criar paletes de transporte ou até móveis, calçados e roupas.
Modelos de operações de logística reversa no mercado
Logística reversa voltada ao descarte, reciclagem e reaproveitamento
Materiais como resíduos, agrotóxicos, embalagens, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletrônicos são exemplos de matérias que entram para a logística reversa de descarte e/ou reciclagem. Portanto, este é o modelo de reversa que diz respeito ao ciclo de vida de uma mercadoria e seu aproveitamento e descarte correto, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pela indústria.
Logística reversa para e-commerce: trocas e devoluções
Já, a operação de logística reversa voltada para o e-commerce, consiste no serviço de troca ou devolução de um produto adquirido em uma loja online, tendência que vem crescendo com o número de consumidores utilizando este canal.
Para saber mais sobre essa operação, acesse nosso artigo sobre logística reversa para e-commerce e como essa operação pode encantar os clientes finais.
Qual a diferença entre a logística verde e a logística reversa?
A logística verde diz respeito ao conjunto de atividades e posicionamento que abarcam todo o processo logístico, ou seja, desde a produção até a entrega de um produto.
O propósito principal dessa prática é tornar o processo mais limpo, adotando medidas que gerem menor impacto possível ao meio ambiente.
Já a logística reversa, é uma prática dentro do escopo da eco-logística, cuja atenção está voltada para a reciclagem e o descarte correto dos produtos e resíduos resultantes da indústria, como: embalagens, pneus, baterias, óleos lubrificantes, etc.
Como as empresas do setor podem adotar práticas mais sustentáveis?
Como visto anteriormente, a tendência de consumir e produzir conscientemente vem mobilizando as empresas a planejarem e investirem em ações mais sustentáveis nos seus processos. É um comportamento que os consumidores procuram atualmente e que só tende a crescer nos próximos anos.
Pensando no papel da logística para o varejo e e-commerce e quanto o setor implica no resultado da jornada de compra e nos impactos ambientais, compartilhamos algumas dicas de como você pode tornar o negócio de logística mais sustentável:
Faça uso de estratégias conscientes para as embalagens
Segundo um relatório conjunto do Fórum Econômico Mundial e da Fundação Ellen MacArthur, as embalagens representam quase um terço de toda a produção de plástico gerada no mundo.
Vale lembrar que, principalmente no e-commerce, agradar os consumidores e oferecer uma incrível unboxing experience é um pilar essencial para a fidelização e alcançar mais clientes, mas é importante ter em mente que uma embalagem bonita não significa necessariamente uma embalagem sustentável.
Para isso:
- evite embalagens maiores que o volume da mercadoria. De preferência, os itens devem ocupar mais da metade do espaço disponível;
- dê outros propósitos aos embrulhos: invista em embalagens internas reutilizáveis com fechamentos zip ou de cordões e de materiais resistentes, por exemplo;
- opte por fornecedores de embalagens feitas de matérias-primas biodegradáveis que podem ser recicladas e reutilizadas.
Saiba mais sobre “A importância da embalagem no e-commerce” e como embalar corretamente para a logística no nosso artigo.
Otimize a gestão das frotas de transporte e diminua a emissão de gases poluentes
Segundo artigo da McKinsey, atualmente as nações que representam mais de 95% do PIB global estão comprometidas com o movimento net zero, que prega a neutralidade de carbono nos processos das empresas. Para isso, é estimado um investimento anual de USD 3 a 5 trilhões até 2030, sendo considerada a maior injeção de capital da história.
Inclusive, quando se trata da emissão de gases do efeito estufa, o Brasil é um dos principais países contribuintes para isso, sendo o sétimo maior emissor com cerca de 2,2 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente (GtCO2eq) sendo jogados na atmosfera todos os anos. Um quinto desse valor é oriundo do setor de transportes e energia.
Portanto, é fundamental que as empresas de logística e transporte meçam a pegada de carbono dispensada no ambiente emitida por suas operações e adotar medidas que visam reduzir este impacto, como o uso de rotas inteligentes.
Utilizando de plataformas tecnológicas de gestão das entregas é possível mapear as entregas com raios próximos uma da outra e juntá-las em uma só rota, a fim de encontrar o melhor caminho para levar uma mercadoria de um ponto a outro, com isso, é possível:
- Melhorar o uso da frota;
- Encurtar distâncias e km desnecessários;
- Reduzir as emissões de gases poluentes;
- Realizar entregas mais expressas;
- Oferecer valores de fretes mais atrativos aos consumidores.
Saiba como a Uello pode te ajudar a tornar sua operação mais sustentável
A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de grandes players do e-commerce, e já fomos premiados no Prêmio BBM de Logística 2022, empresa destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão 2022 e vencedores duas vezes consecutivas do Prêmio 100 Startups to Watch.
Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com torre de controle e roteirizador inteligente, além de um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas.
Entre nossos serviços, oferecemos modalidades de fretes expressos e logística reversa para e-commerce com coleta e entrega no próprio endereço final, além de disponibilizar um time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes. Por último, temos como foco a experiência do consumidor, disponibilizando do sistema de tracking e mensageria que permite o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular:
Quer saber mais? Conheça todas as nossas soluções de entregas para o seu negócio na nossa página.