Mercado de eletrônicos e eletrodomésticos: um dos mais rentáveis do e-commerce

Neste artigo, a Uello apresenta um panorama de um dos setores mais rentáveis no e-commerce nacional: eletrônicos e eletrodomésticos. Confira!

O setor que vem crescendo desde a pandemia, foi um dos cinco segmentos que mais faturaram em 2021.

O mercado de eletrônicos fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 82 milhões, segundo levantamentos da NuvemShop. Para este ano, a expectativa é que a categoria cresça 21% e fature R$ 23,7 bi, já para o setor de eletrodomésticos, a previsão de faturamento é de R$ 18,6 bi. Além disso, a  Statista revelou  que a expectativa é que até 2025, a categoria de eletrônicos gerará uma receita de US$ 7,4 bilhões, enquanto a de eletrodomésticos terá uma alta anual de 2,91%.

Panorama do setor de eletrônicos e eletrodomésticos durantes os últimos anos

Assim como outros setores foram influenciados pela pandemia, o segmento de eletrônicos e eletrodomésticos obteve seu crescimento a partir da necessidade da casa se tornar um ambiente de estudo, trabalho e lazer. Entre os anos de 2020 e 2021, as vendas de laptops no e-commerce cresceram 666%, tablets 492%, seguido por videogames e televisores que registrou crescimento de 412% e 248%, respectivamente, de acordo com análises da Criteo. 

infográfico sobre o crescimento year over year da venda de dispositivos eletrônicos
Fonte: Criteo

Já sobre a categoria de eletrodomésticos, o estudo divulgado pela SEMRush revelou que em 2020, os equipamentos domésticos foram a 3º categoria com maior volume de visitas nos principais sites do comércio eletrônico nacional. Além disso, de acordo com a Abinee, a produção de produtos desse segmento cresceu 15,6% entre janeiro de 2020 e de 2021, gerando receita de R $4,3 bilhões, segundo a Neotrust|Compre&Confie.

O setor de eletrônicos e eletrodomésticos ganha destaque também nas datas comemorativas e Cyber Monday. De acordo com a Neotrust, no Dia das Mães de 2021, a venda de eletrodomésticos ficou em segundo lugar; entretenimento e informática, que comportam a categoria de eletrônicos, ficaram em terceiro e quarto, respectivamente, entre as categorias mais vendidas. No Natal do ano passado, segundo a Ebit|Nielsen, o segmento de eletrodomésticos foi um dos três setores que lideraram as compras, crescendo 46% em faturamento em comparação com a edição anterior. Já em relação ao número de pedidos, o segmento de eletrônicos registrou aumento de 61% comparado com a edição anterior. Outros eventos como a Cyber Monday (Ebit|Nielsen) – dedicada aos produtos eletrônicos – faturou R$650 milhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. 

Análise de mercado

Esses números justificam a quantidade de consumidores que acessam os e-commerces que vendem esses produtos. De acordo com o relatório mensal “Setores do E-commerce no Brasil” realizado pela Conversion, a Magazine Luiza, Casas Bahia e Samsung estavam entre as dez maiores lojas que detiveram 44% de toda a audiência do comércio eletrônico nacional no mês de Abril.

infográfico do market share sobre as empresas que vendem itens eletrônicos e eletrodomésticos
Fonte: Conversion

Agora, analisando somente a categoria de eletrônicos e eletrodomésticos, o Share of Search do mercado se concentra em cinco principais marcas: 

infográfico do share of search do mercado de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil
Fonte: Conversion

Como atender a demanda no e-commerce

Como observado, o e-commerce se consolidou no mercado e as vendas crescem a cada ano. Em 2021, 353 milhões de pedidos foram realizados no e-commerce brasileiro, representando um crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior, e para atender a demanda, é necessário uma logística eficiente que venha suprir a quantidade de pedidos, mas também atender às exigências do consumidor. Em média, 50% dos abandonos de compras no carrinho são em decorrência de algo relacionado a logística, seja valores de fretes altos ou períodos de entregas extensos. 

Conheça a Uello e surpreenda seus clientes

A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de grandes players do e-commerce, incluindo modalidades de frete expressos e time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes. 

Nosso sistema de tracking  visa maior visibilidade e controle para os nossos clientes, mas também pela experiência dos clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp:

tela da mensageria da Uello enviada para os clientes finais
Fonte: Uello

Quer saber mais? Conheça todas as nossas soluções de Transporte para o seu negócio.

Navegação rápida

Últimos artigos

Receba os melhores conteúdos em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos em nossa newsletter

A Uello precisa das informações de contato que você nos fornece para deixá-lo por dentro dos nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para saber mais informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

plugins premium WordPress