Como escolher o melhor serviço de entrega para sua loja virtual?

Uello preparou este artigo para te auxiliar na criação de um bom serviço de entrega para o seu e-commerce. Confira!
Entregador com caixa nas mãos

Segundo análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões só em 2023. Com isso, a escolha de um serviço de entrega que atenda a demanda do seu comércio é essencial para manter uma boa relação com o seu consumidor.

A transformação digital mudou completamente o comportamento do consumidor, e trouxe benefícios e facilidades para empreendedores abrirem seu próprio negócio. Uma grande preocupação em relação aos clientes é em como eles são atendidos, e com isso, investir em um sistema de frete eficaz é necessário. 

A nova geração do e-commerce gera um novo padrão de consumidores, sendo eles mais exigentes e informados. Segundo o Stackla Reports, 70% dos consumidores dizem ser fundamental que uma marca ofereça uma experiência de compra personalizada para que eles realizem uma compra.

Pensando nisso, a Uello preparou este artigo para te auxiliar na criação de um bom serviço de entrega para o seu e-commerce. Confira!

Como funciona a entrega de uma loja virtual?

O processo de entrega das mercadorias em um e-commerce, é composto por 4 etapas principais:

1. Notificação

Este é o momento onde a loja é notificada, sobre um novo pedido efetuado. Durante essa etapa é feita a separação do produto selecionado pelo cliente, em seguida o empacotamento do mesmo, ou seja:

  • Validação do endereço de envio;
  • Confirmação de que há o produto em estoque;
  • Emissão da nota fiscal;
  • Definição do melhor transportador (falaremos mais sobre isso na quarta etapa)
  • Classificação do pedido quanto à data, peso, localização de envio e outros dados relevantes para o carregamento. Organize seu local com prateleiras, lixeiras, bolsas, caixas empilhadas ou o que quer que seja para manter os produtos arrumados e prontos para separação rápida.

2. Coleta

Com o recebimento dos pedidos, agora é hora de fazer a coleta de todos, para chegar até o consumidor final.  É fundamental manter a organização nessa etapa, para que erros não sejam cometidos.

A comunicação aqui também é essencial, para os processos serem transparentes, tanto para os fornecedores, quanto para os entregadores.

3. Roteirização

Roteirizar significa classificar os pedidos segundo a localização que serão enviados para ser feita uma mesma rota ou envio para aqueles próximos, economizando, assim, dinheiro para a loja virtual.

O frete é um fator decisivo para o consumidor finalizar as compras em seu carrinho. Segundo a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, 85% dos consumidores desistem de concluir pedidos realizados em sua etapa final, sendo que 15% repetem a prática regularmente. 

Conforme a pesquisa, o valor do frete acima do esperado é um dos principais culpados pela desistência. Entre os entrevistados, 66% dizem que deixariam de concluir transações por esse motivo.

Gráfico da pesquisa da Opinion box sobre abandono de carrinho

Fonte: Opinion Box

4. Destino final

Finalmente chegamos na etapa de entrega ao consumidor final. O frete tem duas opções, enviar pelos correios ou por uma transportadora privada, mas o valor depende de três fatores: CEP de envio, peso/tamanho do objeto e opção de envio.

Essa etapa é um diferencial na atualidade, pois contamos com consumidores que acompanham diariamente onde estão suas encomendas. Por esse motivo, é imprescindível contar com um serviço de entregas eficaz.

Quais são os tipos de entrega?

Algumas transportadoras são especialistas em grandes volumes de entrega e, geralmente, atendem apenas B2B (business to business). Outras são especialistas em atender o cliente final B2C (business to consumer), e costumam ser as mais utilizadas para a logística de lojas virtuais e e-commerces.

A Uello, por exemplo, possui quatro tipos de soluções, com rede de entregadores e pontos de consolidação sincronizados por um sistema inteligente para buscar a melhor forma de fazer logística:

1. Entrega Expressa

Na entrega convencional, os produtos são coletados nos locais dos parceiros/clientes e armazenados no hub da Uello (ou conveniados). Em seguida, é feita a roteirização dos pedidos, prevendo todas as eventuais pausas durante a rota para então serem distribuídas aos motoristas parceiros que carregam seus veículos nos CDs da Uello e seguem para as entregas nos endereços dos clientes finais.

  • Atendemos médias e grandes empresas (clientes corporativos/enterprise), e possuímos um time de atendimento especializado para atender todas as solicitações;
  • Integração por API;
  • Seguro sobre a carga;
  • Aliamos o melhor das transportadoras tradicionais (seguro sobre a carga) e das transportadoras tecnológicas (aspecto tecnológico, informação e experiência).

2. Entrega Sameday

As rotas são criadas para os motoristas parceiros passarem pelo hub dos clientes e colete os pedidos que serão entregues durante o last mile (direto para o cliente final).

Para que os pedidos entrem na operação de same day, é preciso respeitar o horário de corte (até meio-dia) que as mercadorias chegam no hub da Uello.

  • Muito útil para operações que demandam agilidade (produtos perecíveis/de urgência);
  •  Atende com rapidez uma área bastante agitada da cidade de São Paulo;
  • Atendemos médias e grandes empresas (clientes corporativos/enterprise), e possuímos um time de atendimento especializado para atender todas as solicitações;
  • Além também do Seguro, Integração por API e alinhamento que encontramos também na modalidade citada anteriormente.

3. Entrega Reversa

A coleta reversa é inserida nas rotas dos motoristas de forma que exista um ponto de coleta e entrega durante o percurso, normalmente da casa de um consumidor para o hub Uello.

  • Conveniência – minimiza as dores de cabeça do cliente final, que acaba tendo uma experiência muito mais cômoda na devolução/entrega de um produto, já que o produto é coletado na sua residência, dispensando a ida a uma agência dos correios, por exemplo.
  • É um serviço que pode ser vendido com a operação de entrega convencional ou avulsa para o nosso cliente.

4. Shipping from Store

Na operação de SFS, os pedidos são retirados em lojas físicas, sejam as localizadas em centros comerciais quanto as localizadas em shoppings. As rotas permitem que os motoristas dirijam as lojas mais próximas ao raio em que estão concentrados os clientes finais. Na loja, os motoristas devem apresentar a nota fiscal do pedido para a coleta, e então, seguir ao destino.

  • Por as coletas serem efetuadas em centros comerciais ou shoppings, sempre próximos dos locais de entrega, a operação de SFS possui agilidade na entrega, sendo considerada uma operação expressa.
  • Somos uma logtech que atende médias e grandes empresas (clientes corporativos/enterprise), e possuímos um time de atendimento especializado para atender todas as solicitações;
  • Além também do Seguro, Integração por API e alinhamento que encontramos também na modalidade citada anteriormente.
Tipos de entrega que a Uello possui

Fonte: Uello

Como escolher a melhor transportadora?

A transportadora ideal será aquela que atende às necessidades do seu negócio da melhor forma. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado e escolher aquelas que se aproximam da sua visão de negócio, o que muitas vezes pode ser uma tarefa longa, é o que compartilhou Fernando Sartori, CEO e Founder da Uello, sobre sua trajetória empresarial:

“Eu tinha muita dificuldade em encontrar parceiros que atendessem às questões de metas de custos, abrangência, customizações, dentre outros quesitos para desempenhar operações de qualidade.”

Fernando Sartori, CEO e Founder da Uello

E agora que você já sabe exatamente o que você busca, chegou a hora de analisar as suas opções.

1. Priorize a segurança

A segurança é um diferencial para a escolha, pois dessa forma você evita perdas de mercadorias, o que pode acarretar danos financeiros severos futuramente. 

2. Entenda a estrutura de frota necessária

Outro ponto é a estrutura da frota escolhida, pois isso pode impactar diretamente no prazo de entrega. Pensando nisso, busque empresas que invistam em veículos de qualidade e em uma frota completa.

3. Priorize a implementação de novas tecnologias

Ter uma transportadora, com a tecnologia como ponto focal pode fazer uma grande diferença no seu negócio e nas entregas dos seus produtos. O investimento em transformação digital é essencial, para os processos serem facilitados com modernidade e inovação. 

Conheça a Uello e realize entregas do jeito certo!

A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços de transporte e tecnologia para a operação de grandes empresas do e-commerce, e já fomos premiados no Prêmio BBM de Logística 2022, empresa destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão 2022 e vencedores duas vezes consecutivas do Prêmio 100 Startups to Watch.

Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com  torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.

Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp. 

Por último, possuímos também a nossa solução SaaS, uma plataforma que possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. 

Entre os principais diferenciais da tecnologia Uello, estão:

Empresa Brasileira

Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.

Experiência excepcional e Pós-venda

A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.

Visibilidade e transparência das entregas

Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.

colagem da tela de mensageria da Uello

Eficiência Operacional

Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.

painel da torre de controle da Uello

Redução de custos

  • Automatização de processos.
  • Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
  • Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).

Unificação de processos e sistemas

  • Simplifica modelos de negócios.
  • Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
  • Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.

Implantação ágil e consultiva 

  • Solução adaptável às características de negócio do cliente.
  • Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
  • Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.

Saiba mais! Acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio!

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