A jornada de compra de um consumidor não se encerra somente quando o pagamento é finalizado, mas também segue para a etapa de distribuição dos pedidos, seja o consumidor uma empresa ou uma pessoa física. Sendo assim, a logística possui um papel fundamental na interação entre marca e cliente, e cada vez mais o fluxo da cadeia de suprimentos está se tornando mais personalizado para atender as necessidades de um mercado variado.
Segundo previsão realizada pela empresa americana de pesquisa de mercado, Forrester Research, a expectativa é que as vendas do varejo devem chegar ao faturamento de US$5,5 trilhões até 2027, sendo 30% do total oriundo das vendas no e-commerce.
Isso reforça a tendência pós-pandêmica da diluição das barreiras dos canais online e offline, que passam a se integrar para oferecer uma jornada de compra eficiente e com maiores chances de satisfação e retenção.
Este conceito, mais conhecido como omnichannel, deve ser adotado por todo o globo, inclusive, aqui no Brasil.
Inclusive, as taxas de retenção de clientes são 90% mais altas para lojas que oferecem opções de omnichannel do que as concentradas em um único canal, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma americana de marketing, a Omnisend.
Além disso, segundo o relatório feito pela Intelipost em parceria com o E-commerce Brasil, para 10,6% dos entrevistados, a diversidade de opções de entrega na hora da compra é um dos fatores que esperam de uma entrega perfeita.
Com isso em mente, é preciso pensar na logística como estratégia fundamental para as vendas, e neste artigo, a Uello irá apresentar os principais pontos que você precisa saber sobre logística de distribuição e quais opções adotar para o seu negócio:
O que é um canal de distribuição na logística?
Os canais de distribuição são as alternativas em que uma empresa pode implementar para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente, formando um rede de distribuição de mercadorias, que possui como pilares cinco canais principais:
- armazenamento;
- informação;
- produto;
- transporte;
- cliente final.
Qual a função da distribuição na logística?
Além do principal objetivo que é fazer com que os produtos cheguem até o destinatário final, é preciso considerar que esses itens cheguem em perfeito estado, portanto, conservar a integridade do produto, e garantir que eles sejam entregues no prazo e local estabelecidos.
Quais as 3 formas de distribuição?
Considerando a maneira e os agentes responsáveis que irão realizar esse processo, é possível dividir em três principais canais:
Canal Direto
No canal direto, a empresa é a única responsável pelo transporte dos produtos até o destino final, ou seja, não há intermediários no processo.
Esta opção permite que o lojista ou fornecedor tenha maior controle da operação, além de poder oferecer o serviço com preços mais em conta. Porém, a grande desvantagem é que com a gestão concentrada em um só agente, o tempo fica contido, dificultando um alcance maior no número de clientes, e a não dedicação a processos mais estratégicos e de planejamento, que visam impulsionar o negócio e evitar transtornos em períodos de alta demanda.
Canal Indireto
Como o próprio nome supõe, o processo do canal indireto se opõe ao anterior, em que permite a inclusão de um ou mais agentes para a distribuição do produto, como, por exemplo, atacadistas, varejistas, franqueados, distribuidores, etc.
Neste modelo, há maior divisão das tarefas entre os agentes, o que proporciona obter um maior número de vendas e também maior controle dos processos. O lado negativo se concentra na questão do custo, já que é preciso investir em comissões e contratações de intermediários.
Canal Híbrido
Por último, o canal híbrido é a mistura entre os dois primeiros modelos, ou seja, a empresa transfere a responsabilidade das entregas a um agente intermediário, mas ainda possui contato com o cliente final, concentrando as funções de atendimento e acompanhamento dos resultados.
Este conceito é conhecido também como outsourcing, ou melhor, terceirização, que significa delegar alguma etapa do seu negócio para um operador especializado. O canal híbrido vem sendo bastante utilizado no e-commerce e visa atender a demanda de pedidos e realizar entregas mais expressas, customizadas e que valorizem a jornada de compra do consumidor.
Observação: diferença entre canal de distribuição e ponto de distribuição
Como apresentado no tópico anterior, os canais de distribuição consistem em modelos para realizar entregas de mercadorias aos destinos finais, por outro lado, os pontos de distribuição são os locais em que parte do processo logístico ocorre.
O que são pontos de distribuição?
Também conhecidos como centros de distribuição, CDs ou hubs, são os locais onde ficam armazenadas as mercadorias quando chegam das fábricas, portanto, uma unidade física comumente localizada em grandes galpões, estruturada para separar, embalar e embarcar as mercadorias nos veículos.
Estes centros são tão importantes para o processo como todo que muitas empresas têm investido em CDs automatizados e localizados estrategicamente próximos ao raio de entregas, a fim de garantir um serviço ágil e otimizado. Além disso, devido a grande rotatividade de itens, os produtos não costumam ficar estocados por muito tempo, se tratando de processos dinâmicos que precisam estar sincronizados e bem mapeados para garantir que nenhum pedido se perca ou seja enviado incorretamente.
Saiba mais como funciona o processo de coleta e entrega na logística.
Como realizar uma boa operação de entregas?
Segundo pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, 56% dos consumidores entrevistados revelaram que a sua satisfação com uma loja é bastante influenciada pelo serviço de entrega.
Assim pensando, o processo logístico é composto por etapas cujo objetivo é encontrar a melhor solução para a distribuição de mercadorias. Para isso, é preciso planejar, testar e gerenciar cada etapa a fim de identificar eventuais problemas que possam prejudicar os resultados, como por exemplo um pedido extraviado ou entrega fora do prazo.
Uma boa análise do processo logístico pode permitir:
- Identificação de tarefas desnecessárias que não estejam acrescentando aos resultados, poupando assim que os profissionais se ocupam de tarefas ineficientes;
- Redução de atrasos e retrabalhos, com todos os pontos da operação funcionando de maneira coordenada;
- Com os processos alinhados, há também uma redução nas despesas e consequentemente uma melhora de qualidade no produto final.
O que levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para o seu negócio?
Atrasos, extravios, pedidos incorretos e valor de frete são apenas alguns dos problemas que podem acontecer durante esta etapa, por isso, é importante ter um processo de fulfillment bem traçado e terceirizar essa parte para um parceiro especializado irá fazer toda a diferença.
O serviço de transporte escolhido irá impactar na velocidade do prazo de entrega, em que estado o produto chegará na casa do cliente, no valor do frete e se o consumidor voltará a comprar da sua marca novamente e indicará a outros possíveis clientes.
Cada parceiro oferecerá um serviço diferente, vai de você escolher qual irá suprir as necessidades do seu negócio. O importante é ter em mente que vender um produto vai além da qualidade, um site funcional e preço. Para escolher a transportadora ideal para seu negócio, pense além do custo, faça um benchmarking das disponíveis que mais se adequam às suas necessidades.
Vantagens de terceirizar a sua logística
Entre as vantagens de investir em um parceiro de transporte, podemos elencar:
- obter maior alcance de vendas: ampliar sua rede de clientes e atender consumidores de outras regiões;
- oferecer diferentes modalidades de frete: com a parceria com uma ou mais transportadoras, é possível que você ofereça aos seus clientes diversas modalidades de entrega, dando a eles a opção de escolher quando e qual valor preferem receber seus pedidos.
- reduzir custos de envio e operacionais: devido os processos tecnológicos e a expertise logística, parceiros especializados na área conseguem oferecer taxas de envio mais baixas e otimizar as operações.
- aumento da qualidade das operações: com pessoas devidamente capacitadas para gerir as entregas e uma equipe concentrada somente nesta etapa, as operações se tornam mais eficientes e otimizadas, sendo possível oferecer prazos mais expressos e status em tempo real dos pedidos, aumentando as chances de fidelização e os feedbacks positivos para sua empresa.
Conheça a Uello e realize entregas do jeito certo!
A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de médias e grandes empresas.
Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.
Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp.
Quer saber mais? Conheça todas as nossas soluções de Transporte para o seu negócio.