Impulsionada pelo crescimento do e-commerce no ano passado, as logtechs vieram como a principal tendência do cenário logístico nacional.
Segundo os dados do índice MCC-ENET, desenvolvidos pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira, no mês de dezembro de 2020, o Brasil registrou no e-commerce crescimento de 55,74% em comparação ao ano anterior. Em contrapartida, a logística brasileira não acompanha esse crescimento econômico e há muito tempo possui mais problemas do que soluções, por exemplo, atrasos, extravios e grande número de reclamações por parte dos clientes. No cenário atual em que cada vez mais outros países vão investindo em logística e inovando seus processos, as logtechs vieram para suprir as necessidades do comércio, já que diferente de uma transportadora tradicional, elas não apenas entregam um produto, mas utilizam a tecnologia para a melhor gestão logística, não apenas agilizando os processos de entrega, mas também atuando como facilitadoras, visando a experiência dos compradores, velocidade nas entregas e customizando soluções para um mercado diverso.
Crescimento das logtechs
Atualmente, de acordo com o estudo Distrito Logtech Report 2020, realizado pela Distrito, empresa de inovação que atua junto a startups, o sudeste e o sul do Brasil sediam aproximadamente 90% das logtechs, tendo São Paulo como o principal estado-sede dessas startups. Mais de 50% delas foram fundadas entre 2015 e 2020, com uma média de 40 funcionários por empresa. No ano de 2018, os aportes em startups de logística representaram quase 50% dos investimentos na América Latina, número que continua a crescer, já que nos primeiros meses de 2020, o mercado atraiu US $187,6 milhões em aportes. Uma das logtechs de destaque, segundo a 100 Startups to Watch 2020 é a Uello, que oferece soluções tecnológicas para otimização da logística e last mile a clientes enterprise.
Por que as logtechs?
Com a popularidade das compras online no último ano, o consumidor se tornou mais exigente, modalidades de entregas cada vez mais expressas, como o same day, vem sendo adotado por grandes players do comércio eletrônico, como a Magazine Luiza e a Amazon. A grande disputa do e-commerce é quem consegue entregar o produto mais rápido e com o menor preço. A chave é apostar em uma logística qualificada.
Ainda segundo o estudo da Distrito do ano anterior, observa-se a tendência de grandes players, por exemplo, B2W e Via Varejo, em aquisições de logtechs, pois com o acirramento da concorrência do mercado varejista, aquisições e parcerias com esses operadores logísticos são vistas como estratégia para inovação, crescimento e oferecimento de serviços mais baratos através do conhecimento tecnológico dessas startups. Um exemplo conhecido de uma startup de logística, é o iFood, atualmente o principal player do segmento de food service. De acordo com Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina, “A satisfação e o engajamento do cliente são as principais medidas para o sucesso da estratégia geral de marketing de uma empresa. E foi nisso que o iFood investiu”.
Em contrapartida, o crescimento do e-commerce gerou um aumento no número de reclamações. De acordo com os dados levantados pelo Procon-SP, o número cresceu 285% em 2020 em relação a 2019. Atrasos, produto não entregue e cobrança indevida foram as principais queixas dos consumidores. Em entrevista ao 6 minutos, Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, disse que “o comércio estava preparado para vender, mas não para entregar”.
Essa nova visão das empresas de utilizar o conhecimento e a tecnologia das logtechs para alavancar as vendas, por exemplo, o foco na experiência do consumidor, é o que está fazendo-as apostar em parcerias com essas startups. As transportadoras tradicionais restringem seu processo logístico a entregar produtos de um ponto a outro, oferecendo prazos muitas vezes extensos e fretes caros, enquanto as startups da área oferecem maior variedade de serviços, integrando os processos. Assim, é a logtech responsável pelo recebimento da mercadoria, armazenamento, controle, separação, manuseio, embalagem e o transporte final até a casa do consumidor, portanto, valorizando a experiência do cliente e possuindo soluções que melhor se adequam aos diversos mercados, oferecendo modalidades mais rápidas e com melhor custo-benefício.
Utilizando estratégias tecnológicas como mapeamento dos produtos e dos veículos, é possível que o cliente final acompanhe em tempo real o status de sua mercadoria, além de maior controle. Outras funções, envolvendo o customer experience é o contato com o comprador através de e-mail, SMS ou Whats App, não só apenas para que ele acompanhe a compra, mas também para poder marcar o melhor dia e horário de entrega, assim, evitando reclamações e inconvenientes. A logística omnichannel, por exemplo, permite que o consumidor compre online e retire na própria loja, portanto, criando toda uma experiência customizada. Além disso, permite preços de frete mais em conta ou até frete grátis, dando variedade ao cliente final. O Grupo Unico. Co, das marcas Imaginarium, Puket, Mind e Love Brands, teve crescimento de 195% no e-commerce em 2020. Para isso, eles investiram no omnichannel, “Em 2019 entendemos que não era possível trabalhar separadamente o online e offline. Assim, fizemos a mudança em um bom momento, e quando a pandemia chegou estávamos prontos com a integração de canais”, diz Wellington Santos, presidente do grupo.
O mercado do e-commerce só tende a crescer no Brasil. Com consumidor ficando cada vez mais exigente, opções de compra com fretes mais baratos ou gratuitos, e entregas mais rápidas são essenciais para a finalização da compra. Para isso, investir em uma logística tecnológica e integrada é a solução. Um parceiro especializado na área como as logtechs, possui serviços personalizados para cada tipo de cliente, resolvendo os problemas que normalmente desagradam o cliente final.
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