Entregas terceirizadas: conheça as soluções e vantagens

Neste artigo, saiba sobre quais são as soluções presentes no mercado de transporte e as vantagens de terceirizar suas entregas.
profissional de logística em um centro de distribuição

Para 2022, a expectativa é que o e-commerce brasileiro fature R$ 169,5 bilhões, crescimento de 12% em relação ao ano anterior, segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Para suprir a demanda do varejo digital, é preciso pensar estrategicamente e investir nos processos logísticos.

Outsourcing, ou melhor, terceirização significa delegar alguma etapa do seu negócio para um operador especializado. Na logística, não é diferente, essa prática vem sendo bastante utilizada nos últimos anos com a popularidade do e-commerce para atender a demanda de pedidos, podendo terceirizar atividades como armazenamento, embalagem e expedição.

Atualmente, segundo a Agência Nacional de Transportes, no Brasil, existem mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, que vão desde autônomos à empresas e cooperativas. Isso significa que existe uma gama de opções que vão desde as transportadoras tradicionais, como os Correios, até as mais tecnológicas, como as logtechs.

Cada parceiro oferecerá um serviço diferente, vai de você escolher qual irá suprir as necessidades do seu negócio. O importante é ter em mente que vender um produto na internet vai além da qualidade, um site funcional e preço, a etapa da entrega é fundamental para que seu cliente tenha uma boa experiência de compra e volte a comprar em sua loja. De acordo com pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, 56% dos consumidores entrevistados revelaram que a sua satisfação com uma loja é bastante influenciada pelo serviço de entrega. 

Atrasos, extravios, pedidos incorretos e valor de frete são apenas alguns dos problemas que podem acontecer durante esta etapa, por isso, é importante ter um processo de fulfillment bem traçado e um terceirizar essa parte para um parceiro especializado irá fazer toda a diferença.

Neste artigo, a Uello compartilha as soluções presentes no mercado e as vantagens de terceirizar suas entregas:

Tipos de soluções de entregas terceirizadas

mercadorias sendo organizadas em galpão logístico
Fonte: Canva

Dentre os principais tipos de transportadoras atuantes no mercado temos:

Correios

Atualmente, cerca de 50% desde micro a grandes lojistas brasileiros e internacionais utilizam o serviço da companhia, de acordo com relatório NuvemCommerce, elaborado pela Nuvemshop. Um dos motivos é a abrangência em território nacional através de vias aéreas ou rodoviárias com a possibilidade de alcançar as regiões mais remotas do país.

Transportadoras Expressas

Como o próprio nome já diz, a transportadora expressa é aquela que realiza entregas mais urgentes, normalmente, é utilizada para produtos perecíveis, como flores, alimentos, bebidas, e medicamentos. Por este motivo, os custos de envio costumam ser mais elevados que em outros serviços desta lista.

As principais modalidades disponíveis no mercado são:

  • Same Day delivery – entregas feitas no mesmo dia;
  • Next Day delivery – entregas realizadas no dia seguinte ao pedido;
  • Super Express delivery – entregas realizadas a poucas horas após o pedido.

Transportes rodoviários

O serviço rodoviário é o mais utilizado no país, e ele permite o carregamento de grande volume de itens, além de tamanho e pesos variados.

Couriers

As transportadoras dessa modalidade costumam fazer entregas mais rápidas e com preços mais acessíveis, além de possuírem poucas restrições em relação ao peso e tamanho das mercadorias.

Transportadora Especializada

Esse tipo de transportadora é comumente direcionada para produtos frágeis ou específicos que exigem modelos de veículos adaptados, embalagens especiais e de uma equipe de transporte qualificada para garantir a integridade e segurança das encomendas. 

Social delivery

É um serviço de transporte feito por entregadores autônomos e que funciona de maneira colaborativa.

Transportadoras Internacionais

Esse tipo de transportadora realiza envios para localidades fora do território nacional. Como deve imaginar, o processo é um pouco mais burocrático do que as entregas feitas no Brasil. Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores na hora de contratar uma transportadora que ofereça serviços de entrega internacionais, como:

  • Legislação e impostos do país de destino;
  • Peso e dimensão dos produtos;
  • Demais proibições existentes em relação aos produtos.

Como escolher a transportadora ideal

profissionais logísticos organizando pedidos
Fonte: Canva

Para escolher a transportadora ideal para seu negócio, pense além do preço, faça um benchmarking das disponíveis que mais se adequa às suas necessidades. Confira nossas dicas:

  • verifique a expertise dos empreendimentos, a estrutura – como frotas, galpões e tecnologia;
  • veja a abrangência e nível de satisfação dos clientes, como o NPS –  Net Promoter Score, que mede a satisfação de clientes;
  • confira o SLA – Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, que mede a qualidade com qual o serviço do prestador é entregue ao beneficiário.

Saiba mais no nosso artigo sobre como escolher a transportadora ideal para o seu e-commerce.

Vantagens de terceirizar a sua logística

Como discutido anteriormente, a logística possui um papel fundamental na experiência de compra do cliente, e terceirizar esse processo permitirá inúmeros benefícios, dentre eles:

Ampliar seu alcance de entrega

Mesmo que sua empresa seja de determinada região, no e-commerce é comum que consumidores ao redor do Brasil conheçam sua loja e se interesse por seus produtos, com um parceiro logístico, você poderá escalar seu negócio e atender outros estados.

Para isso, analise seus consumidores e quais regiões possuem maior números de pedidos, e dentre as opções de transportadora, qual delas oferece maior abrangência e se atuam em determinado CEP. 

Vale lembrar que é sempre importante considerar mais de um parceiro logístico para sua empresa, já que esse é apenas um dos pontos para escolher a transportadora ou as transportadoras ideais para o seu negócio.

Acesso a diferentes modalidades de frete

De acordo com o relatório feito pela Intelipost em parceria com o E-commerce Brasil, para 10,6% dos entrevistados, a diversidade de opções de entrega na hora da compra é um dos fatores que esperam de uma entrega perfeita.

Com a parceria com uma ou mais transportadoras, é possível que você ofereça aos seus clientes diversas modalidades de entrega, dando a eles a opção de escolher quando e qual valor preferem receber seus pedidos. 

Para saber as modalidades de entrega presente no e-commerce atual, confira nosso artigo sobre as melhores soluções de transporte para o comércio eletrônico.

Reduza seus custos de envio e operacionais

Devido os processos tecnológicos e a expertise logística, parceiros especializados na área conseguem oferecer taxas de envio mais baixas e otimizar as operações, além de maior comodidade, já que toda ou parte da etapa de entrega ficará a cargo da transportadora, permitindo que você foque sua atenção na gestão da empresa.

Aumento da qualidade das operações

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, 93% dos consumidores declararam que a experiência do cliente no e-commerce é muito importante para fidelização, sendo relevante ao ponto de gastarem mais para 82% dos entrevistados. 

Com pessoas devidamente capacitadas para gerir as entregas e uma equipe concentrada somente nesta etapa, as operações se tornam mais eficientes e otimizadas. Além disso, muitas transportadoras vêm prezando pela experiência do cliente na entrega, oferecendo prazos mais expressos e status em tempo real dos pedidos, aumentando as chances de fidelização e os feedbacks positivos para sua empresa.

Melhore o seu atendimento ao cliente

No segundo semestre de 2021, foram contabilizadas 337.092 reclamações relacionadas a compras online no Procon-SP, número 653% maior do que o mesmo período analisado em 2019.

O suporte ao cliente é essencial para administração do negócio e evitar reclamações e comentários negativos em canais públicos, como o Reclame Aqui ou redes sociais, o que pode impactar na avaliação da empresa e afastar novos consumidores. Por isso, muitos parceiros de fulfillment oferecem atendimento por e-mail, telefone e outros canais.  

Essa é uma estratégia tão importante no e-commerce, que segundo a pesquisa da Opinion Box, “O perfil do consumo em 2022”, 34% dos consumidores entrevistados revelaram que um atendimento impecável após a compra é um dos fatores que o fazem se apaixonar por uma marca. Ainda de acordo com o relatório, 44% dos clientes não comprariam novamente em uma loja que não oferecesse um bom atendimento e 27% se nem atendimento tivesse.

Uso de tecnologia para agilizar o fulfillment do e-commerce

A tecnologia e automação dos processos é imprescindível para o mercado atual e a gestão eficiente de uma empresa. Ferramentas e plataformas permitem otimizar o tempo gasto em atividades e ter maior assertividade nas tarefas.

Na logística, é possível gerenciar as mercadorias em tempo real, criar rotas visando velocidade e economia no last mile, antecipar problemas, além de vários outros benefícios que irão levar suas entregas a outro patamar.

Conheça a Uello e otimize suas entregas 

A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de médias e grandes empresas.

Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com  torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.

Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp. 

Saiba mais! Conheça todas as nossas soluções de entregas para o seu negócio.

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