FAQ do Entregador
Tire aqui suas dúvidas e comece a entregar com a Uello.
Por onde faço o meu cadastro para ser parceiro(a) da Uello?
Para realizar o cadastro, você precisará baixar o APP da Uello na loja de aplicativos do seu celular.
Lembrando que você precisa ter em mãos seus documentos como: carteira de motorista, RG, documento do veículo e seu CNPJ MEI.
Quanto tempo demora para começar a entregar com a Uello? Como sei que fui habilitado(a) e posso fazer as rotas?
Ao finalizar seu cadastro com a Uello, ele passará por uma breve análise. Assim que for liberado, você será convidado a participar da nossa integração. Finalizando esse processo, você já estará pronto para fazer suas rotas.
O que eu preciso para fazer meu cadastro na Uello?
Para ser um entregador da Uello e escolher as melhores rotas da região, você vai precisar:
- CNPJ MEI no seu nome que esteja ativo na Receita Federal. Aceitamos apenas alguns CNAEs abaixo:
4930-2/01 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal.
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.
5229-0/99 Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente.
5320-2/01 Serviços de malote não realizados pelo correio nacional.
5320-2/02 Serviços de entrega rápida. - Ser maior de 18 anos;
- Ter uma carteira de motorista definitiva e que esteja na validade;
- Ter um veículo para poder fazer as entregas: carro, moto (se possível com baú), Fiorino ou Van.
Como saber se meu cadastro está em desacordo? O que preciso fazer?
A cada 3 meses, podemos fazer uma revalidação do seu cadastro. Quando isso acontecer, você precisará enviar as seguintes informações para liberar seu cadastro:
– Nome Titular da Conta;
– CPF;
– CNPJ;
– Placa do veículo;
Você receberá uma mensagem no seu aplicativo, antes dessa ação acontecer .
Após a análise dessas informações, seu cadastro será liberado e você poderá fazer as rotas com a gente novamente.
Como funciona o pagamento na Uello?
O fechamento por aqui é quinzenal!
Então, fique de olho no app Uello, pois enviaremos uma notificação todo primeiro dia útil de cada mês, informando o valor a ser recebido.
Já o pagamento acontece sempre no 5° dia útil, após o envio da notificação do Fechamento e mediante envio da Nota Fiscal. Esta deve ser enviada antes das 17h do dia útil anterior ao pagamento, e estar dentro das regras de envio.
Caso a Nota seja enviada após o período de Fechamento, o repasse será realizado no próximo Fechamento, quinzena sequente.
Descontos que podem ocorrer no fechamento
Para todos os Parceiros(as), existem valores referentes a Adicionais e Descontos que compõem os Fechamentos. Confira abaixo, alguns:
Desistência de Rotas – Depois de 30 min do aceite da rota, o motorista que desistir de executá-la, recebe um desconto de 50% do valor da rota.
Interrupção de Rota – Motoristas que solicitam interrupção da rota, é descontado 100% do custo por pedido interrompido.
Devolução fora do Prazo – O prazo para devolução é até o 12h do dia seguinte do início da rota, devoluções realizadas após esse período o motorista recebe um desconto de 50% do custo no valor do pedido.
Esses são alguns dos motivos que levam a descontos em seu Fechamento.
Como faço para atualizar meus dados bancários?
Os dados bancários poderão ser ajustados direto no Aplicativo.
Consideraremos os dados cadastrados lá
No aplicativo, vá em Meus Dados-> Alterar Dados Bancários.
É importante que todas as informações estejam corretas, principalmente o banco, para não correr o risco de estorno de repasses.
Qual a Razão Social da Uello e quais dados preciso para emitir a Nota Fiscal?
Os dados necessários para emissão da Nota Fiscal são:
– Razão Social: Uello Tecnologia SA.
– CNPJ: 26.015.485/0001-80
– IE: 141.177.750.119
– IM: 5.549.096-4
– Endereço: Rua Major Paladino, 128,EPVL – Empresarial Park, Vila – Leopoldina, São Paulo, CEP 05307-000.
Qual CNAE devo utilizar para emitir a Nota Fiscal?
O CNAE pode variar de acordo com a localidade e a prefeitura, porém é necessário utilizar CNAE referente a transporte de cargas.
Exemplos de CNAEs válidos:
2447 – Padrão – Transporte de bens ou valores, dentro do território do Município (inclusive transporte de veículos);
02461 – Coleta, remessa ou entrega de correspondências e congêneres, realizados por courrier e congêneres;
02489 – Prestação serviço não referenciado em outro código do grupo Transporte Municipal, prestador/profissional autônomo;
16.01 – 1602 – Outros Serviços de Transportes de Natureza Municipal;
2601 – Coleta, remessa, ou entrega de correspondências e congêneres, realizados por courrier e congêneres.
Caso não estejam disponíveis os códigos acima, verifique o código que mais se aproxima da descrição “transportes de bens ou valores”.
Após emitir a Nota Fiscal, por onde envio
O envio é feito através do próprio aplicativo e é necessário enviar a NF em formato PDF. Não aceitamos ‘print’ da tela.
Ao identificar o fechamento, é só clicar em “Upload de Nota Fiscal” e, em seguida, na opção “Subir nota fiscal”, selecionar sua NF e depois, clicar em “Próximo”. Por fim, insira o valor da nota fiscal, que deve ser o mesmo valor do seu fechamento, e clique em “Próximo”.
Após isso, será mostrada uma tela com a mensagem “NF enviada”. Agora clique em “Finalizar” e aguarde o pagamento.
Como faço para emitir Nota Fiscal?
Para isso, é preciso realizar um cadastro na prefeitura do seu município, o que vai gerar uma senha de acesso (a senha pode levar alguns dias para ser enviada).
Com a senha em mãos, você terá o acesso necessário para emitir a Nota Fiscal em seu nome.
Para mais informações, você pode procurar um Contador, o site do MEI: www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor ou ainda, o Portal Emissor de Notas Fiscais da sua localidade.
O que fazer se a minha Nota Fiscal for rejeitada?
Certifique-se que as seguintes informações estejam corretas:
– A Nota Fiscal deverá estar em seu nome, vinculado a um CNPJ MEI. Não serão aceitas NFs com o CPF;
– Dados do tomador de Serviços (Uello) devem estar corretos;
– Código de Serviço dentro da Atividade de Entrega Bens e Valores, padrão 02447, ou ainda 02489,02461,07927,26.01,16.01,16.02;
– Valor da da Nota Fiscal deve estar de acordo com o Fechamento;
Confira todas as informações da sua NF para seguirmos com o pagamento. Faça o download e anexe o arquivo direto no Aplicativo em formato PDF.
* Orientamos não “printar” a tela do celular, o que ocasionará uma visualização de baixa qualidade, impedindo que aceitemos a Nota Fiscal.
Tive despesa com Estacionamento e/ou Pedágio, para onde envio o comprovante?
O comprovante dessa despesa precisa ser enviado pelo app, seguindo esses passos: Para solicitar dentro do app: Menu > Ajuda > Novo ticket > Selecione o assunto “Reembolso e Custos Adicionais” > coloque o número da rota e anexe o comprovante.
Importante: O comprovante precisa ser enviado dentro da quinzena que realizou a rota.
Rota com valor errado, o que fazer?
Se você identificar a divergência no valor da rota, antes do fechamento,
você deverá acessar o app Uello e enviar sua solicitação, ao clicar no botão “Contestar”.
Emiti uma Nota Fiscal com informações erradas. O que devo fazer?
Caso tenha errado alguma informação da Nota Fiscal, será necessário entrar no site do respectivo município e realizar o cancelamento desta Nota Fiscal.
Após seu cancelamento, a NF precisará ser enviada para o e-mail: pagamentos@uello.com.br.
Como funcionam as promoções da Uello?
A Uello, sempre disponibiliza novas campanhas para seus parceiros. Sempre que tiver uma nova promoção, você receberá as informações pelos nossos canais de comunicação oficial e pelo App também.
Além disso, é muito importante que você sempre confira os regulamentos das promoções vigentes em nosso blog.
Por que posso ter alguma restrição/bloqueio?
É muito importante que você, parceiro(a), saiba o que pode gerar um bloqueio/restrição no App da Uello, confira abaixo quais são alguns desses motivos:
- Problemas em Rotas;
- Acareações;
- Extravios;
- Relacionamento;
- Parceria entre: Uello x Motorista x Cliente Final;
- Fraudes na documentação;
- Faturamento.
Quais são os tipos de rotas que posso fazer com a Uello?
Rota Flex
Também chamada de entrega porta a porta, essa opção é a mais comum.
Você vai ao nosso galpão ou ao endereço indicado no aplicativo, retira os pedidos e segue para a entrega. Nela, pode haver “coleta reversa”. Ou seja, ao invés de você entregar, deve retirar um pedido.
Rota Sameday
Seu funcionamento é igual à Flex, porém, está opção de rota fica disponível somente de terça a sexta, sempre na parte da tarde.
Se você escolher esta opção, basta ir ao galpão específico para fazer a coleta e seguir para a entrega.
Rota Fixa
Para escolher esta opção de rota, você precisa ter recebido um convite do nosso time.
Diferente das opções Flex e Sameday, a Rota Fixa oferece um valor fixo, e nós disponibilizamos o pedido pra você.
Basta acessar a aba Rotas Agendadas para mais detalhes.
Como faço para excluir/cancelar meu cadastro como parceiro Uello?
Dúvidas e suporte Uello, quem pode me ajudar?
É só chamar em um dos nossos canais de comunicação:
- Contestações financeiras são feitas diretamente pelo app;
- Problemas de rota: acione a “Central de Ajuda”, também no app;
- Problemas com cadastro e demais dúvidas (exceto sobre pagamento e reembolso): envie um e-mail para parceiros@uello.com.br detalhando como podemos ajudar.