Guia de frete para e-commerce: dicas para reduzir os custos

Neste guia, a Uello apresenta as melhores dicas para reduzir custos dos fretes e agradar os consumidores. Confira!
empresária de e-commerce separando os pedidos

Segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Trends, mais de 80% dos abandonos de carrinho são devido ao valor do frete. Portanto, o preço da taxa de entrega precisa ser pensado de maneira estratégica para conquistar consumidores e estar à frente da concorrência.

No relatório realizado pela Opinion Box em parceria com a All-in e Social Miner, “O perfil do consumo 2022”, que entrevistou 1123 consumidores brasileiros, 86% dos entrevistados responderam que compraram no e-commerce em 2021. Quando perguntados se deixaram de comprar em alguma loja devido ao valor do frete, 58% revelaram que sempre deixam de comprar em razão das taxas elevadas.

infográfico sobre o comportamento do consumidor perante os valores de frete no e-commerce
Fonte: relatório “O perfil do consumo 2022”

Pensando nisso, a Uello preparou um guia de frete com dicas para reduzir os custos e conquistar os consumidores. Confira com a gente e saiba como aplicar ao seu negócio:

Como funciona o cálculo de frete?

Há cinco fatores principais que impactam diretamente no cálculo do frete, independente de qual transportadora você escolher para o seu e-commerce. São eles:

  • Prazo de entrega
  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Dimensões da embalagem
  • Peso da embalagem

Na hora de calcular seu frete, é importante ter em mente que esses fatores podem ser separados em fatores externos ou internos, ou seja, fatores que você pode controlar ou não. Por exemplo, o endereço de entrega é um fator que independe de você, assim como se os produtos que você vende são muito pesados ou volumosos, mas isso não significa que os valores não podem ser atrativos aos seus clientes.

Como calcular frete para e-commerce?

Algumas vezes, o produto a ser entregue está em uma embalagem mais volumosa do que o necessário ou que alguns itens possuem diferentes formatos, fatores que podem encarecer o frete. Por isso, a embalagem possui um papel fundamental na hora de estabelecer o valor, além de garantir a integridade da mercadoria. 

Utilize o cálculo de cubagem

Otimizar o espaço de carga no veículo permitirá que mais entregas caibam, diminuindo a quantidade de viagens e consequentemente os custos com frete e o last mile. Isto é, diminuindo a quantidade de viagens ou slot ocupado, é possível diminuir os custos com a gasolina, horas de motoristas e manutenção do veículo, pontos que interferem diretamente no custo final do transporte.

Para ter uma noção do valor de frete que será cobrado, pensando no peso e dimensão do item, você pode utilizar o cálculo de cubagem, que consiste na fórmula:

Altura x largura x profundidade x fator de cubagem

Exemplo de aplicação:

Uma cadeira de escritório possui 50 x 60 x 80 cm de dimensão e pesa 10 Kg. Utilizando o fator de cubagem de 166 kg/m3 – padrão para o e-commerce -, o peso cubado da mercadoria é:

Altura x largura x profundidade x fator de cubagem

Peso cubado = 0,5 x 0,6 x 0,8 x 166

Peso cubado = 39,8 Kg/m³

Para fins de cobrança, é importante saber que na logística é considerado sempre o maior valor entre o peso cubado e o real (físico). No exemplo anterior, por exemplo, por o peso cubado (39,8 kg) ser maior do que o peso real (10 kg), utiliza-se a precificação referente ao peso cubado.

Portanto, utilizando do cálculo de cubagem e pensando em embalagens funcionais para as entregas, é possível evitar erros que venham encarecer o valor do frete.

Explore diversas soluções de entrega 

De maneira geral, é essencial valorizar a jornada de compra dos seus consumidores para que eles possam voltar mais vezes. Por isso, disponibilizar diversas opções de entrega, das mais expressas às mais tradicionais, permite que eles se sintam no controle da operação. 

O ponto é: dê aos seus clientes a escolha de quanto eles querem pagar pela entrega. Preços de fretes mais baratos costumam ter um prazo de entrega maior, enquanto prazos mais expressos costumam ter taxas mais elevadas, tudo irá depender da necessidade do seu cliente naquele momento.

De acordo com estudo realizado pela PwC, 64% dos consumidores aceitariam pagar um valor de frete um pouco mais caro para ter o produto mais rapidamente em casa. Isso significa que muitos compradores preferem a agilidade invés do preço, então não descarte as taxas mais elevadas pensando que seus clientes sempre irão preferir valores mais baixos, dê a eles opções.

Uma dica para oferecer frete grátis, é disponibilizar aos seus consumidores a possibilidade de retirarem seu pedido na loja física. De acordo com nota enviada à mídia pela Lojas Americanas, o serviço de “clique e retire” oferecido pela varejista obteve um aumento de 363% somente nos primeiros meses de 2021 quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Considere parceria com diversas transportadoras

Quando se trata da distância do endereço de origem para o de entrega, não há muito o que ser feito para economizar no valor do frete. Uma estratégia é considerar mais de uma transportadora como parceira.

Atualmente, há mais 700 mil transportadoras e frotas registradas no Brasil, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes. Elas vão desde as mais tradicionais, como o Correios, quanto as mais tecnológicas, como as logtechs. Por isso, escolher mais de um parceiro logístico permite que você consiga alcançar clientes em regiões mais distantes do que a de origem, diminuindo o valor do frete.

Leia nosso artigo para saber como escolher a transportadora ideal para o seu e-commerce.

Outras estratégias para oferecer frete mais barato ou grátis no e-commerce

De acordo com relatório Webshoppers 44 realizado pela Ebit|Nielsen, 78% dos consumidores possuem preferência pela modalidade de frete grátis. Essa opção, embora seja atrativa para os consumidores, é um custo com que o lojista tem que arcar, principalmente aqueles cujo produtos são de baixo ticket.

Para isso, criar kits ou estabelecer um valor mínimo de compra pode ser uma opção viável na hora de oferecer o poderoso “frete grátis” e aumentar o volume de vendas. 

Por exemplo, se sua loja vende produtos com um preço médio próximo ao valor do frete, uma opção interessante é oferecer ao consumidor um kit do mesmo produto ou produto complementar, o que compensaria a taxa de entrega.

Dica Extra!

Ainda está em dúvidas se o valor de frete que sua loja oferece está muito elevado? Faça uma pesquisa de mercado e compare seu preço com o dos concorrentes. 

Conheça a Uello e realize entregas do jeito certo!

A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de grandes players do e-commerce, e já fomos premiados no Prêmio BBM de Logística 2022, empresa destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão 2022 e vencedores duas vezes consecutivas do Prêmio 100 Startups to Watch.

Entre nossos serviços, oferecemos modalidades de fretes expressos e reversa com coleta e entrega no próprio endereço final, além de disponibilizar um time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes. Além disso, tem como foco a experiência do consumidor, disponibilizando do sistema de tracking e mensageria que permite o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular. 

Conheça mais e entre em contato com a gente!

Navegação rápida

Últimos artigos

Receba os melhores conteúdos em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos em nossa newsletter

A Uello precisa das informações de contato que você nos fornece para deixá-lo por dentro dos nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para saber mais informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

plugins premium WordPress