Segundo pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, 56% dos consumidores entrevistados revelaram que a sua satisfação com uma loja é bastante influenciada pelo serviço de entrega.
Mesmo com a abertura das lojas físicas, o e-commerce só tende a crescer nos próximos anos, reforçando a consolidação dessa modalidade de compra. A previsão para 2022 é que o comércio eletrônico fature R$ 170 bilhões em pedidos pela internet, apresentando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. A expectativa foi compartilhada pelo vice-presidente da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Rodrigo Bandeira, em entrevista para a Varejo S.A.
Com a alta aceitação das lojas online entre os consumidores, é importante estar a frente da concorrência, e uma estratégia é oferecer aos seus clientes diversas modalidades de entrega. Inclusive, de acordo com o relatório feito pela Intelipost em parceria com o E-commerce Brasil, para 10,6% dos entrevistados, a diversidade de opções de entrega na hora da compra é um dos fatores que esperam de uma entrega perfeita.
Pensando nisso, a Uello apresenta as melhores soluções de transporte para e-commerce:
Ship from store
A modalidade ship from store é quando a loja física se transforma em um micro fulfillment, que utiliza do estoque das lojas físicas e as torna em um ponto de distribuição para atender as demandas do e-commerce. A operação utiliza as lojas mais próximas do endereço do cliente para coletar os pedidos e entregá-los. Isso possibilita que o consumidor receba seu pedido mais rápido e por as rotas estarem próximas do local de entrega, diminua os custos com o last mile.
Same Day
Como o próprio nome já diz, essa modalidade permite que o cliente receba seu pedido no mesmo dia da compra.
Essa operação está crescendo em popularidade, com a consolidação do e-commerce, os consumidores desejam entregas cada vez mais rápidas. Segundo estudo publicado pela Capterra 25% dos entrevistados disseram que estão dispostos a deixar de comprar em uma loja que não oferece entrega no mesmo dia. Além disso, de acordo com artigo do E-commerce Brasil, até 2026, aproximadamente 25% das entregas serão realizadas no mesmo dia da compra
Next day
Já no next day, as entregas são realizadas no dia seguinte à confirmação do pagamento, mas também não deixa de ser uma operação expressa.
Neste caso, é possível ter uma melhor gestão dos pedidos e organizar melhor as frotas.
Clique e retire
Essa modalidade é uma das soluções omnichannel, que permite combinar os canais físicos e digitais, garantindo maior flexibilidade ao consumidor. O modelo permite que o produto comprado no e-commerce seja retirado na loja mais próxima do endereço do cliente, reduzindo o valor do frete, fator muito importante para os consumidores.
Segundo relatório realizado pela Opinion Box em parceria com outras agências que analisou o comportamento dos consumidores no e-commerce de 2022, revelou que 58% dos entrevistados sempre deixam de comprar em lojas que possuem altos preços de frete.
Armários inteligentes
Chamado também de smart lockers, os pedidos dos clientes são colocados em armários protegidos por senha localizados em locais estratégicos da cidade. Apesar de não ser muito popular no Brasil, essa modalidade é uma estratégia para entregar pedidos em áreas com maior dificuldade para a operação, evitando futuros insucessos.
Logística reversa
A operação de logística reversa voltada para o e-commerce consiste no serviço de troca ou devolução de um produto adquirido em uma loja online. Segundo o CEO e cofundador da Happy Returns, David Sobey, entre 15% e 40% das compras realizadas no e-commerce entram para a logística reversa, enquanto a taxa relacionada às lojas físicas é de 5% a 10%.
Em pesquisa realizada pela empresa de software Narvar, a experiência de troca e devolução é essencial para a retenção de clientes, já que 76% de consumidores de primeira viagem que revelaram uma experiência positiva com o processo de devolução, afirmaram que comprariam novamente na mesma loja. E no relatório “O que os consumidores esperam de uma entrega perfeita?”, realizado pela Intelipost e E-commerce Brasil, 6,4% dos entrevistados responderam que consideram essa modalidade de troca e devolução um dos fatores para uma boa experiência de entrega.
Para saber mais sobre essa modalidade, confira nosso artigo sobre a importância de investir na operação de logística reversa para o seu e-commerce.
Como aplicar essas soluções ao meu negócio?
Encontre um parceiro logístico que trabalhe com diferentes modalidades de transporte ou com a que mais se adequa ao seu e-commerce, tanto do ponto de vista de operação quanto de experiência do cliente final.
Omnichannel: a grande tendência para os próximos anos
Uma tendência forte é o omnichannel, que propõe a dissolução de barreiras entre o online e o offline, ou seja, a integração total dos canais de venda de uma marca. Segundo pesquisa realizada pela plataforma americana de marketing, a Omnisend, as taxas de retenção de clientes são 90% mais altas para lojas que oferecem opções de omnichannel do que as concentradas em um único canal.
As modalidades multicanais permitem que os consumidores possam fazer a compra pela internet e retirá-la no estabelecimento mais próximo ou, ao contrário, encomendar, receber em casa e solicitar uma troca na loja física, dentre outras possibilidades. As operações ship from store e clique e retire são um exemplo desse modelo.
Modelo tradicional versus omnichannel
É importante ter em mente que as modalidades multicanais exigem total alinhamento logístico, como integração de dados e de estoques, enquanto no centro de distribuição ou hub, o espaço e os funcionários estão preparados para entregar, portanto, o local terá um de espaço dedicado para armazenagem e movimentação de maquinário, e os funcionários saberão embalar as mercadorias corretamente para o manuseio, transporte e entrega, além de operar sistemas e softwares de TI que vão desde organização do estoque até otimização de rotas. Na operação tradicional, tudo precisa ser ágil e preciso para que não ocorra nenhum problema com a mercadoria, seja danificar o produto ou perdê-lo, por isso, é uma operação que deve seguir documentações, interfaces e maquinários.
Agora, no caso do ship from store, imagina transformar lojas que foram feitas para vender para desempenhar tal função? Além de operar sistemas, embalar e organizar estoques, o funcionário da loja será responsável por receber os motoristas, e para isso, as mercadorias têm que estar prontas para não atrasar as entregas e/ou ocasionar extravios, etiquetada com todas as informações corretas. Também é importante possuir um espaço para armazenagem que não só comporte o estoque da loja física, mas para suprir as vendas no comércio eletrônico. Portanto, uma operação dessa complexidade demanda tempo e recursos para treinamentos e estrutura.
É claro, existem outras estratégias do omnichannel que são menos complexas de aplicar em sua loja online. Por isso, para escolher a melhor operação para o seu negócio, coloque em mente que o importante para o consumidor é que seu pedido chegue, independente de como tenha sido realizada a entrega.
Para ajudar, aqui no Blog da Uello, compartilhamos 4 dicas de entrega para valorizar a experiência do consumidor no e-commerce. Confira!
Conheça a Uello e surpreenda seus clientes
A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de grandes players do e-commerce, incluindo modalidades de frete expressos e time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes.
Nosso sistema de tracking visa maior visibilidade e controle para os nossos clientes, mas também pela experiência dos clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp:
Quer saber mais? Conheça todas as nossas soluções de Transporte para o seu negócio.