Entre as tendências de consumo no mercado digital para 2023, estão jornadas de compras mais curtas/simplificadas e entregas mais rápidas. Para atender essa demanda, o mercado da logística – que já vem se modernizando nos últimos anos – irá procurar por mais automação nas operações a fim de obter resultados mais qualificados e processos mais eficientes.
Tecnologia e gestão são tópicos que vêm caminhando juntos, ultimamente, em todos os setores e mercados, e na logística, ainda mais com a consolidação do e-commerce e a alta demanda de pedidos a serem entregues, não é diferente. O objetivo dessas ferramentas é aumentar a precisão dos dados, e por este motivo, as plataformas tecnológicas vêm se tornando cada vez mais presentes na gestão das empresas de transporte.
Seja supervisionado por um time programador que insira os dados no sistema, ou de maneira interativa, em que os algoritmos são adaptados pela própria máquina, as plataformas tecnológicas de entregas permitem organizar as informações em um só sistema, desde o armazenamento, criação de rotas até a expedição para o endereço do consumidor final, a fim de potencializar a produtividade e eficiência da operação, antecipando eventuais problemas e gerenciando melhor o tempo do seu time, que pode focar sua atenção para etapas mais analíticas, além de evitar trabalhar com múltiplos sistemas e telas, concentrando as informações em um só lugar. Assim, é possível evitar tarefas manuais e trazer maior comodidade e agilidade para o time responsável.
Segundo pesquisa realizada pela empresa líder em mídia sobre tecnologia, a Analytics Insight, a projeção é de que 80% das empresas ao redor do mundo adotem plataformas de automação até o ano de 2025.
Entre os benefícios das plataformas inteligentes de entrega na logística, podemos citar:
- Dimensionamento da capacidade e produtividade da frota;
- Criação de rotas inteligentes que reduzem o custo e otimizam a operação de last mile;
- Melhor gestão dos veículos disponíveis e controle dos pedidos;
- Monitoramento das entregas em tempo real;
- Provimento de informações para todos os participantes do processo.
Além disso, com uma operação eficiente e qualitativa das entregas, sua empresa possui melhor vantagem competitiva frente aos concorrentes, fidelizando e retendo mais clientes.
Neste artigo, a Uello discute quais são as funcionalidades das plataformas de entregas presentes no mercado atualmente e quais são os pontos positivos de adotar um sistema tecnológico na logística da sua empresa. Confira com a gente!
Previsibilidade e melhor desempenho nas entregas
Com as redes sociais e os canais de reclamação, uma avaliação negativa de um cliente pode prejudicar a reputação da sua empresa e evitar que algum potencial consumidor finalize a compra. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em que 80% dos consumidores entrevistados revelaram que entre os fatores que impactam na hora de finalizar uma compra, estão os depoimentos ruins de outros clientes.
Levando isso em consideração, na última análise realizada pelo Procon-SP, o número de reclamações relacionadas ao e-commerce registrado na plataforma cresceu 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021, totalizando 337.092 queixas versus 44.791 dois anos antes. O atraso nas entregas ou a não entrega do produto estão no tópico das principais reclamações entre os consumidores.
Com a previsibilidade de entrega gerada pelos sistemas de automação logística, que permite prever o dia em o produto será entregue no endereço do cliente final, é possível:
- Acompanhar a métrica de entregas realizadas no prazo previsto;
- Reduzir a chance de reentregas;
- Manter o motorista informado sobre as rotas do dia e previsões de entrega;
- Informar o cliente sobre qualquer alteração no prazo de entrega da sua encomenda;
- Acompanhar a performance dos motoristas;
- Identificar eventuais problemas e ações para resolvê-los o quanto antes;
- Extrair relatórios com informações importantes e histórico de entregas.
Segurança e experiência diferenciada para seu cliente
Através do sistema de rastreamento dos pedidos, é possível compartilhar com o cliente final o status da entrega em tempo real, assim, é possível prever o horário que o motorista irá chegar, saber seu nome e eventualmente até solicitar alterações para a transportadora responsável, minimizam-se os riscos de golpes e também de insucessos, trazendo mais segurança ao consumidor e melhor gestão da logística.
Pensando na importância da mensageria para o cliente final, a empresa norte-americana, 4over, realizou uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores em relação ao rastreamento de pedidos e 43% dos entrevistados revelaram que costumam conferir o status da entrega diariamente e 29% afirmaram que não compram em lojas online que não oferecem o serviço.
Além disso, de acordo com artigo da Aftersale, cerca de 75% dos chamados de SAC voltados para o comércio eletrônico possuem relação com a falta ou inconsistência do rastreio de pedidos, ou seja, essa é uma ferramenta estratégica para não ocupar o seu time de atendimento.
Inseguranças e má experiências na entrega, como discutido anteriormente, impactam diretamente na reputação das lojas e na opinião dos compradores, podendo gerar perdas financeiras significativas para as empresas.
Segundo artigo sobre o tema publicado pelo blog da PagSeguro, a estimativa é que cada consumidor insatisfeito conte para, em média, 8 a 16 conhecidos sobre o problema que teve em uma loja. Mas, tendo uma plataforma tecnológica atrelada ao time de atendimento ao consumidor, 56% a 70% dos clientes insatisfeitos comprariam de novo em uma loja online que os atendessem e resolvesse o problema, de acordo com pesquisas realizadas pelo Escritório de Assuntos do Consumidor da Casa Branca. A pesquisa também revela que consumidores satisfeitos que têm suas reclamações atendidas são prováveis de contar para 4 a 6 pessoas sobre a experiência positiva.
Por isso, utilizando da tecnologia para rastrear as encomendas em tempo real, é possível que a empresa responsável pelo produto a ser entregue possa rastreá-lo, se antecipando caso algum problema aconteça e entrando em contato com o consumidor. Além disso, o cliente final possui acesso a data e horário previsto para entrega, nome do motorista, modelo e placa do veículo, melhorando sua experiência de compra.
Para saber mais dicas sobre como otimizar a experiência do cliente final no e-commerce, confira nosso artigo: “Entregas para e-commerce: 4 dicas para otimizar a experiência do cliente”.
Agilidade, eficiência e redução de custos
Com uma operação bem traçada e utilizando de plataformas tecnológicas, é possível monitorar os pedidos, definir rotas mais assertivas e antecipar imprevistos. Além disso, o acompanhamento em tempo real das cargas, permite compartilhar status dos prazos de entrega para os clientes finais, qualificando a jornada de compra.
A roteirização é a operação que irá definir a rota que o veículo fará entre a coleta do produto até o endereço de entrega, portanto, uma etapa essencial no processo logístico.
Entre os benefícios da roteirização, podemos elencar:
- Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
- Encurtar distâncias e km desnecessários;
- Diminuir o tempo ocioso da operação;
- Maior assertividade na rota traçada;
- Acompanhamento de motorista;
- Redução de custos com o last mile.
Para isso, as rotas precisam partir de pontos de coleta próximos ao destino final, sejam de centros de distribuição ou lojas físicas. Uma estratégia para otimizar a operação é a roteirização inteligente que opta por mais pontos de coleta ou entrega no mesmo percurso, como por exemplo, a operação de milk run, em que um único entregador faz entregas em diferentes pontos, com um itinerário planejado para ser o mais eficiente possível.
Como visto, investir e adotar uma plataforma tecnológica de entregas tem entre suas funcionalidades e benefícios uma melhor gestão logística, antecipando problemas e otimizando rotas, visando maior agilidade e menores custos, além de poder oferecer uma melhor experiência de compra para seu cliente final, proporcionando transparência, informação e segurança. É o que reforça Fernando Sartori, CEO e Founder da Uello, startup de logística especializada em last mile:
“Uma logística de entregas eficiente é determinante para a performance dos players do varejo. Cada empresa deve buscar uma plataforma que traga eficiência, agilidade, qualidade de entrega e uma boa experiência de compra, se quiser se manter competitiva no mercado”
Conheça a solução tecnológica da Uello e modernize sua operação
A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega como um todo, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
A plataforma possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. Confira os principais diferenciais da Uello:
Empresa Brasileira
Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.
Experiência excepcional e Pós-venda
A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.
Visibilidade e transparência das entregas
Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.
Eficiência Operacional
Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.
Redução de custos
- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
- Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).
Unificação de processos e sistemas
- Simplifica modelos de negócios.
- Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
- Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.
Implantação ágil e consultiva
- Solução adaptável às características de negócio do cliente.
- Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
- Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.
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