Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), os portos brasileiros movimentaram cerca de 799,7 milhões de toneladas de mercadorias, e, de acordo com a Neotrust, somente no primeiro trimestre de 2022, foram contabilizados 89,7 milhões de pedidos no e-commerce. Isso significa um grande volume de itens sendo transportados durante o ano, portanto, é necessário procurar por estratégias e adotar ferramentas que permitam a melhor gestão dos processos logísticos.
O sistema de transporte e entregas de cargas no Brasil sempre apresentou desafios, e nos últimos anos, com a consolidação do comércio eletrônico, surgiram outras demandas relacionadas ao prazo das entregas e às expectativas dos consumidores, que passaram a exigir melhores experiências de compra e tempo cada vez mais expressos para receberem seus pedidos.
E é indo de acordo com essas constantes e rápidas mudanças, que o setor vem se modernizando e investindo em tecnologias que visam gerenciar e otimizar as operações, a fim de obter maior eficiência, organização e controle.
Pensando nisso, a Uello apresenta um conteúdo dedicado a explicar e discorrer sobre as funcionalidades e vantagens em adotar um sistema de TMS para o seu negócio:
O que é um sistema de TMS?
O Transportation Management System, ou em tradução para o português, Sistema de Gestão de Transporte, conhecido também como solução de gerenciamento de transporte ou software de gerenciamento de transporte, é um programa ou plataforma de logística que utiliza da tecnologia e princípios, como o IoT (Internet das Coisas), computação em nuvem e machine learning para auxiliar empresas do setor a executar, planejar, otimizar e gerir diversas etapas da cadeia de suprimentos, como a movimentação e organização das mercadorias, documentação e monitoramento. Tudo isso, concentrado em um sistema que garante uma visibilidade ampla e detalhada de toda a operação.
Principais funcionalidades do TMS
Entre as principais funcionalidades dos software de gerenciamento de transporte, destaca-se a possibilidade de agrupar diferentes e diversas atividades, que normalmente são realizadas em ambientes separados, seja em planilhas ou até em outros sistemas, em um só lugar, como, por exemplo: informações do financeiro (custos de operação e manutenção), número de pedidos, motoristas cadastrados, endereços, parceiros (outras transportadoras), clientes, dentre outras.
Com isso, é possível obter:
Integração com todos os participantes da cadeia
Se seu modelo de negócio é colaborativo, ou seja, se você terceiriza alguma parte da sua operação com outra empresa do setor de transporte, seja com o propósito de ganhar maior abrangência de entrega, armazenamento ou até mesmo para distribuir a demanda de pedidos, o uso do TMS permite integrar informações de todos os participantes da cadeia em uma mesma plataforma, evitando que algum dado se perca e contribuindo para maior visibilidade e transparência entre os envolvidos.
Planejamento e organização
De maneira automatizada, você possui acesso às informações e dados, como número de pedidos em determinado período, prazo médio das entregas, tabela de valores de gastos e frete, regiões com maior volume de entregas, performance de rua, etc, que podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, fica mais fácil identificar pontos da sua operação que estão indo bem e aqueles que necessitam serem melhorados, além de se programar e antecipar nos períodos de maior demanda e evitar insucessos.
Otimização e performance das operações
Com o monitoramento do fullfilment, é possível rastrear as entregas e os veículos via wireless, com uma torre de controle que funciona como um GPS, permitindo maior gerenciamento e antecipação dos problemas. Além disso, o software possibilita separar as mercadorias em rotas que visam maior desempenho, redução de custos e modalidade de fretes mais expressos.
Outro lado positivo, é que registros de notas fiscais, cadastro de clientes e parceiros, fatura de cobrança, manifesto de carga, dentre outros documentos, ficam armazenados na nuvem, dispensando o uso de papelada e de múltiplos sistemas.
Resumindo, o controle da sua operação fica concentrado em um só lugar e as informações no decorrer do processo armazenadas e disponíveis para análise e monitoramento de todos que tiverem acesso ao sistema, mesmo que não sejam parte de uma mesma empresa.
Quais são os tipos de TMS existentes no mercado?
Há vários modelos e opções que diversos fornecedores disponibilizam para compra, alguns softwares podem ser instalados no computador, outros já funcionam sem a necessidade de baixar um sistema, ou seja, de maneira online (SaaS), e nem todos irão disponibilizar todas as funcionalidades que citamos acima.
Por isso, é necessário analisar o que seu negócio precisa e procurar empresas que disponibilizam soluções de gerenciamento de transporte com ferramentas e funcionalidades para as dores da sua operação, lembre-se que muitas disponibilizam uma gestão completa em um único sistema, assim, você evita de ir ao contrário da ideia do investimento que é não necessitar de múltiplos softwares.
Aqui vai algumas dicas do que levar em consideração ao escolher o TMS ideal para a sua empresa:
- Analise se o sistema é compatível com o perfil e tamanho da sua empresa;
- E se o sistema atende a demanda de entregas e se suportará períodos de maiores volumes, como a Black Friday;
- Verifique se os computadores disponíveis suportam um sistema TMS e o que é necessário para ser instalado sem prejudicar a funcionalidade;
- E se a plataforma possui integração com os sistemas em que você utiliza na sua operação;
- Por último, é necessário possuir uma equipe capacitada para utilizar o software e suporte da empresa contratante para atender qualquer problema que venha a ocorrer.
Benefícios em adotar o TMS
De maneira geral, entre os benefícios dos sistemas de gestão de transporte, podemos citar:
- Dimensionamento da capacidade e produtividade da frota;
- Criação de rotas inteligentes que reduzem o custo e otimizam a operação de last mile;
- Melhor gestão dos veículos disponíveis e controle dos pedidos;
- Monitoramento das entregas em tempo real;
- Provimento de informações para todos os participantes do processo.
A fim de aprofundar alguns dos tópicos, destacamos as principais vantagens:
Previsibilidade
Com a previsibilidade de entrega gerada pelos sistemas de automação logística, que permite prever o dia em o produto será entregue no endereço do cliente final, é possível:
- Acompanhar a métrica de entregas realizadas no prazo previsto;
- Reduzir a chance de reentregas;
- Manter o motorista informado sobre as rotas do dia e previsões de entrega;
- Informar o cliente sobre qualquer alteração no prazo de entrega da sua encomenda;
- Acompanhar a performance dos motoristas;
- Identificar eventuais problemas e ações para resolvê-los o quanto antes;
- E extrair relatórios com informações importantes e histórico de entregas.
Experiência premium de entregas para seu cliente
Com a funcionalidade de rastreamento dos pedidos que o TMS oferece, é possível compartilhar com o cliente final o status da entrega em tempo real, assim, é possível prever o horário que o motorista irá chegar, saber seu nome e eventualmente até solicitar alterações para a transportadora responsável, minimizam-se os riscos de golpes e também de insucessos, trazendo mais segurança ao consumidor e melhor gestão da logística.
Pensando no tópico de experiência do cliente, a jornada de compra se concretiza com o recebimento dos pedidos, já que consolida o relacionamento entre marca e comprador, ou seja, a entrega é fundamental para transformar consumidor em cliente e promotores da sua empresa, por isso, utilizando desses sistemas você consegue disponibilizar o status dos pedidos em tempo real através de mensagens no WhatsApp, SMS ou e-mail do cliente final.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa americana, 4over, 43% dos entrevistados revelaram que costumam conferir o status da entrega diariamente e 29% afirmaram que não compram em lojas online que não oferecem o serviço de mensageria.
Além disso, de acordo com artigo da Aftersale, cerca de 75% dos chamados de SAC voltados para o comércio eletrônico possuem relação com a falta ou inconsistência do rastreio de pedidos, ou seja, essa é uma ferramenta estratégica para não ocupar o seu time de atendimento e dedicá-lo a chamados mais complexos.
Eficiência e otimização das tarefas
Com a automação dos processos e a visibilidade da operação, o TMS permite melhor gestão do tempo do seu time, que pode focar a atenção para etapas mais analíticas, além de evitar trabalhar com múltiplos sistemas e telas, assim, concentrando as informações em um só lugar, trazendo melhor desempenho e agilidade no dia-a-dia.
Qual a diferença entre TMS e WMS?
No mercado, existem vários sistemas para a gestão dos processos logísticos, como é o caso do WMS (Warehouse Management System) e do próprio TMS (Transportation Management System), mas cada um desempenha uma função diferente no setor de logística.
Como dito anteriormente, o TMS é voltado para funções da movimentação e entregas de mercadorias durante a cadeia de suprimentos, enquanto o WMS é responsável por gerenciar as operações relacionadas ao armazenamento dos pedidos.
Portanto, o sistema de gerenciamento de armazém possui como funcionalidades agendar o recebimento de produtos, registro dos itens, e em geral, o controle total do espaço e de suas atividades diárias.
Quem usa TMS?
Esses sistemas podem ser utilizados por diferentes modalidades de transportadoras, sejam elas aéreas, marítimas ou urbanas, ou seja, distribuidores, fabricantes, logtechs, transportadoras tradicionais, prestadores de serviço logísticos e até empresas do varejo e e-commerce.
Portanto, o TMS é um sistema customizável que atende diversos nichos do setor de logística e transporte, em que a empresa escolhe os módulos e ferramentas que mais se adequam às atividades e demandas do cotidiano da operação.
Conheça o sistema de gestão de Transporte da Uello e otimize sua operação
A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile e nossa solução SaaS foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A plataforma possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final.
Entre os principais diferenciais da tecnologia Uello, estão:
Empresa Brasileira
Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.
Experiência excepcional e Pós-venda
A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.
Visibilidade e transparência das entregas
Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.
Eficiência Operacional
Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.
Redução de custos
- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
- Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).
Unificação de processos e sistemas
- Simplifica modelos de negócios.
- Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
- Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.
Implantação ágil e consultiva
- Solução adaptável às características de negócio do cliente.
- Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
- Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.
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