Segundo o Índice Global de Inovação de 2022, o Brasil se encontra na 54º no ranking do IGI, se destacando pelo importante avanço em produtos de inovação. Além disso, comparando essa colocação com os dados da Confederação Nacional da Indústria do nível de produtividade do trabalho na Indústria, que apresentava um crescimento de apenas 8,8% entre 2000 e 2016, é notável como a implementação de novas tecnologias nas organizações aumentou a produtividade dos setores.
A transformação digital é um termo comumente confundido com o uso da tecnologia nas empresas, mas, na verdade, é relacionado às mudanças estruturais vividas pela sociedade em decorrência das inovações tecnológicas. Essa alteração cresce exponencialmente e impacta diretamente os negócios e sua relação com os clientes.
A Uello preparou este artigo especial reunindo as principais informações sobre transformação digital na Logística e dicas de como otimizar a gestão da sua operação com a nossa plataforma SaaS. Acompanhe!
Afinal, como funciona a transformação digital nas empresas hoje?
As rápidas mudanças no mundo da tecnologia fizeram com que as empresas tivessem que adaptar os seus negócios a essa nova realidade. Muitas companhias que nasceram de ideias atreladas ao mundo físico precisaram rever alguns modelos, trazendo soluções modernas para otimizar seus resultados.
Essa mudança de mentalidade em uma corporação, deve ser acompanhada de uma abertura para transformações bruscas. Com esse rompimento de paradigmas a inovação tomará conta e alavancará um crescimento do negócio, assim também garantindo um lugar no futuro.
Segundo a Dell, 15% das organizações globais estão atrasadas e 34% estão avaliando a transformação digital. A pesquisa também revela que 19% das organizações estão concentradas em explorar essa via de mão dupla, interagindo digitalmente com os usuários com o intuito de expandir seus resultados, destacando-se em canais, vendas, novos serviços e experiências de clientes. O trajeto ocorre desde a atração até o pós-venda, quando é trabalhada a fidelização e condução para que os usuários se tornem embaixadores da marca.
Quais são os 4 pilares da transformação digital?
Foco em pessoas
A tecnologia é comumente vista como uma facilitadora das atividades humanas e ferramenta de enriquecimento da nossa maneira de experimentar o mundo. Com isso, no universo do mercado do varejo e negócios, a tecnologia impulsiona a relação de consumidor e marca, transformando o ato de comprar um produto em uma experiência que envolve desde a compra até o pós, colocando o consumidor no centro da operação e oferecendo serviços cada vez mais personalizados e auxiliares.
Otimização de processos
Agilidade, interatividade, visibilidade e inovação são pilares trabalhados na transformação digital. Através das ferramentas tecnológicas que proporcionam armazenamento de dados, atendimento e suporte rápido, concentração de informações e integração entre sistemas em um único software ou plataforma, é possível otimizar os processos e torná-los muito mais eficientes.
Tecnologia no centro das atividades
Sendo o principal pilar na implementação digital, a incorporação da tecnologia também reduz custos, aumenta o ROI e eleva as empresas para outro patamar, pois permite alcançar mais clientes, otimizar e automatizar processos, simplificar e digitalizar as atividades.
Por exemplo, a plataforma tecnológica da Uello utiliza da tecnologia para automatizar processos da operação de entregas, como a criação de rotas inteligentes, flexibilização e gerenciamento da frota, integração de sistemas e atividades – evitando o uso de múltiplas telas e softwares -, transparência e comunicação entre os integrantes da operação e visibilidade e controle sobre todo o processo logístico de entregas.
Ambiente de trabalho
O local de trabalho será altamente impactado por mudanças, e se o colaborador não concordar, isso será um empecilho para a implementação Digital. É imprescindível uma boa comunicação uniforme para o processo ser mais tranquilo.
Sem dúvida, um dos ganhos da incorporação das tecnologias no dia a dia da empresa é a melhora na comunicação. As reuniões passam a não depender do deslocamento físico, podendo colaboradores de lugares distantes se falarem em tempo real. Esse é um dos exemplos de melhorias, mas é possível alavancar também a comunicação interna e capacitação de colaboradores.
O que é transformação digital na logística?
Como vimos anteriormente, a tecnologia está se fazendo presente em diversos setores da economia, e na logística, não está sendo diferente. O setor vem buscando por maior eficiência, transparência e controle dos processos. Portanto, a implementação de uma solução tecnológica consegue aperfeiçoar todo o ecossistema de transporte, qualificando as operações e tornando-as muito mais eficientes, permitindo atender às expectativas dos clientes (empresas de e-commerce, por exemplo) e clientes finais.
Um levantamento da Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce, revelou que a quantidade de pedidos no canal online aumentou 16,9% em 2021. No mesmo ano também foram realizadas pelo menos 353 milhões de entregas, logo, esses números revelam a necessidade do mercado de transporte e entregas em oferecer operações que atendam esta demanda.
Qual a importância da transformação digital na logística?
O perfil de consumo foi modificado com o tempo, e com isso, o mercado vive uma constante atualização, e para seguir a mesma linha de evolução, as empresas precisam acompanhar essas mudanças. Nos últimos anos e com a popularização no e-commerce durante a pandemia, as exigências não estão somente atreladas à qualidade e preço do produto, agora o consumidor exige um atendimento eficiente e agilidade e visibilidade nas entregas.
Segundo dados do recente levantamento “E-commerce Trends 2023”, elaborada pela empresa de software Octadesk e Opinion Box, que entrevistou 2.064 consumidores online,
61% dos entrevistados dizem comprar mais pela internet do que em lojas físicas. Como evidência o gráfico a seguir:
Outro tema que encanta este público é o valor de frete. De acordo com relatório Webshoppers 44 realizado pela Ebit|Nielsen, 78% dos consumidores possuem preferência pela modalidade de frete grátis. Essa opção, embora seja atrativa para os consumidores, é um custo com que o lojista tem que arcar, principalmente aqueles cujos produtos são de baixo ticket.
Por esse motivo, se torna imprescindível uma gestão impecável, amparada por sistemas integrados, inteligentes e eficientes, capazes de otimizar os processos e garantir uma operação sem erros.
Transformação digital nas entregas
O Consumidor 4.0 é altamente conectado e nativo digital, realiza compras em aplicativos e até nas redes sociais. Então, a sua empresa precisa acompanhar esse movimento e fornecer a eles melhores e maiores experiências de compra.
Com as redes sociais e os canais de reclamação, as avaliações negativas se destacam e podem prejudicar a reputação da sua empresa e evitar que algum potencial consumidor finalize a compra. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em que 80% dos consumidores entrevistados revelaram que entre os fatores que impactam na hora de finalizar uma compra, estão os depoimentos ruins de outros clientes.
Na última análise realizada pelo Procon-SP, o número de reclamações relacionadas ao e-commerce registrado na plataforma cresceu, 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021, totalizando 337.092 queixas versus 44.791 dois anos antes. O atraso nas entregas ou a não entrega do produto estão no tópico das principais reclamações entre os consumidores.
Com isso em mente, é necessário pensar na logística como um ponto fundamental na jornada de compra dos consumidores e na fidelização de clientes.
A Uello é uma empresa de logística de entregas urbanas, construída para fornecer aos seus clientes operações eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega na totalidade, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, por configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
Dentre os nossos serviços, é possível obter uma transformação tecnológica que possibilita uma melhor visibilidade e transparência das entregas, pois conta com rastreamento e notificações em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final. Além disso, conta com um sistema operacional que possui alerta e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa. Toda essa conversão unificada em uma única plataforma, que permite planejamento e gestão operacional.
Somos uma empresa brasileira com expertise de mercado e com atuação consultiva e ágil, que preza pela experiência do seu cliente em toda a sua jornada.
Vantagens de implementar uma plataforma tecnológica de entregas
A grande vantagem da nossa plataforma é facilitar o ecossistema logístico, permitindo a visibilidade do processo de entrega em sua totalidade. Dessa forma, tornamos as operações mais rápidas e eficientes e melhoramos a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega.
Todo esse processo pode ser feito por configurações e parametrizações que permitem a adaptação/adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios, resolvendo problemas e necessidades de mercado de forma única.
Conheça a solução tecnológica da Uello e modernize sua operação
A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A plataforma possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. Confira os principais diferenciais da Uello:
Empresa Brasileira
Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.
Experiência excepcional e Pós-venda
A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações, que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.
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