Coleta e entrega para e-Commerce: como definir a solução ideal

Neste story, a Uello compartilha tudo o que você precisa saber sobre os processos de coleta e entrega para e-commerce. Saiba mais!

De acordo com artigo da Aftersale, 40% do faturamento das lojas online americanas resultam de clientes recorrentes. Isso significa que a jornada de compra não se encerra quando o consumidor finaliza o pagamento, mas contempla todas as etapas até o recebimento do pedido.

Organize a sua operação logística

Assim como todos os processos precisam estar bem organizados e analisados para o melhor funcionamento da operação, na logística não é diferente. O processo logístico é composto por etapas cujo objetivo é encontrar a melhor solução para a distribuição de mercadorias. Para isso, é preciso planejar, testar e gerenciar cada etapa a fim de identificar eventuais problemas que possam prejudicar os resultados.

Uma boa análise do processo logístico pode permitir:

– Identificação de tarefas desnecessárias que não estejam acrescentando aos resultados, poupando assim que os profissionais se ocupam de tarefas ineficientes; – Redução de atrasos e retrabalhos, com todos os pontos da operação funcionando de maneira coordenada; – Com os processos alinhados, há também uma redução nas despesas e consequentemente uma melhora de qualidade no produto final.

Como funciona um processo de coleta

Um processo de coleta funciona com o recolhimento do produto e o transporte para a entrega dentro do prazo estabelecido. Empresas de logística atuam nesse processo com a roteirização e distribuição.

Etapas do processo de coleta

Roteirização: definição da rota que o veículo fará entre a coleta do produto até o endereço de entrega; Transporte: deslocamento do produto, desde o estoque, até o centro de distribuição responsável pela entrega; Distribuição: os produtos são levados ao centro de distribuição mais próximo ao endereço de destino; Entrega: entrega do produto ao destino final.

Diferença de postagem para coleta

Na postagem, a sua empresa é a responsável por levar as mercadorias até a transportadora. Já na coleta, quem é responsável por buscar os itens é a própria transportadora contratada.

Etapa do meio: centro de distribuição

Antes dos produtos serem destinados aos endereços dos clientes, normalmente, passam pelo centro de distribuição, que é o local destinado para o armazenamento e gerenciamento das mercadorias. É um espaço à parte da fábrica das empresas e pode pertencer também aos transportadores, em tese, é o local para facilitar o processo logístico, separando bem a etapa da primeira milha da última milha.

Portanto, assim que os pedidos chegam da coleta ao hub, as atividades em ordem até a expedição são:

– Chegada das mercadorias vindas da fábrica ou de fornecedores; – Conferência dos itens; – Organização das mercadorias para armazenamento; – Separação dos itens de pedidos feitos pelos clientes; – Emissão das notas fiscais dos pedidos; – Colocação dos produtos nas embalagens para envio; – Embarque das embalagens nos veículos, que podem ser da própria empresa ou de transportadoras.

Qual a diferença de um centro de distribuição para um armazém?

Um armazém geralmente é destinado para o armazenamento de matérias-primas e produtos, podendo permanecer por longos períodos, já um centro de distribuição é voltado para processos relacionados ao transporte e despacho de mercadorias, que permanecem pouco tempo armazenadas.

Como funciona um processo de entrega

Roteirização dos pedidos A primeira etapa feita antes da entrega é a roteirização, que é um processo para otimizar os envios de forma a realizar a operação de maneira ágil, econômica e assertiva.

Separação manual por CEP ou rota Neste processo é o próprio motorista que sequência as rotas.

Separação semi-automática O sistema faz uma primeira separação dos pedidos baseados nos CEP e nas rotas cadastradas e o operador responsável faz os ajustes adicionais necessários.

Separação e roteirização semi-automática O operador que seleciona quais mercadorias vão para cada motorista e o sistema gera uma rota levando em conta a melhor ordem de entrega possível.

Roteirização automática Neste último caso, é o próprio sistema que separa e roteiriza todos os pedidos a serem entregues, utilizando da geolocalização que permite traçar uma rota mais assertiva, modernizando a operação.

Destino final Bem, agora que os pedidos estão embarcados e direcionados aos endereços corretos, é hora de entregá-los. Utilizando de um processo bem organizado, o pedido será entregue na casa do cliente final sem nenhuma avaria ou atraso.

Qual a diferença entre os processos de coleta e entrega?

Os processos de coleta e entrega na logística pertencem a etapas distintas da operação: a coleta é voltada para a primeira milha, em que os pedidos serão coletados na empresa de origem dos itens e destinados a um centro de distribuição, enquanto na entrega, as mercadorias serão enviadas ao endereço dos clientes finais.

Como escolher a solução ideal para e-commerce

Os processos de coleta e entrega na logística pertencem a etapas distintas da operação: a coleta é voltada para a primeira milha, em que os pedidos serão coletados na empresa de origem dos itens e destinados a um centro de distribuição, enquanto na entrega, as mercadorias serão enviadas ao endereço dos clientes finais.