Saiba quais principais pontos que você precisa saber sobre logística de distribuição e quais opções adotar para o seu negócio, além de dicas e insights sobre o setor.
Os canais de distribuição são as alternativas em que uma empresa pode implementar para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente, formando um rede de distribuição de mercadorias.
– armazenamento; – informação; – produto; – transporte; – cliente final.
Além do principal objetivo que é fazer com que os produtos cheguem até o destinatário final, é preciso considerar que esses itens cheguem em perfeito estado, portanto, conservar a integridade do produto, e garantir que eles sejam entregues no prazo e local estabelecidos.
Esses sistemas podem ser utilizados por diferentes modalidades de transportadoras, sejam elas aéreas, marítimas ou urbanas, ou seja, distribuidores, fabricantes, logtechs, transportadoras tradicionais, prestadores de serviço logísticos e até empresas do varejo e e-commerce.
O processo do canal indireto se opõe ao anterior, em que permite a inclusão de um ou mais agentes para a distribuição do produto, como, por exemplo, atacadistas, varejistas, franqueados, distribuidores, etc.
Mistura entre os dois primeiros modelos, ou seja, a empresa transfere a responsabilidade das entregas a um agente intermediário, mas ainda possui contato com o cliente final, concentrando as funções de atendimento e acompanhamento dos resultados.