Neste guia, saiba mais sobre como realizar uma operação de logística eficiente e otimizada para e-commerce. Confira!
Assim como qualquer operação ou projeto, tudo se inicia no planejamento, a fim de traçar um conjunto de ações que precisam estar bem alinhadas para se obter um resultado satisfatório.
Esta última etapa consiste em sub etapas de uma operação propriamente dita, sendo dividida em: first mile, middle mile e last mile.
O Fist Mile ou a primeira milha, é a primeira etapa de um processo de entrega de mercadorias. É a fase em que é feita a transferência da mercadoria do fabricante para os centros de distribuição. Normalmente, essas transferências costumam ocorrer por vias marítimas, porque são mercadorias vindas de outros continentes.
O Middle-mile, por sua vez, refere-se aos transportes intercontinentais, ou seja, aqueles que, na maioria dos casos, tende a ser realizado por vias rodoviárias ou aéreas, nas quais os distribuidores, os atacadistas ou as redes de varejo transportam mercadorias dos CDs aos chamados “Centros de Transbordo”.
Por fim, o Last-mile engloba a última fase dos transportes: quando os itens são direcionados para as entregas, a fim de que cheguem aos destinatários finais, isto é, aos clientes (que podem ser pessoas jurídicas ou pessoas físicas).
Assim que o cliente final recebe seu pedido, é a primeira vez que ele entrará em contato com o item, portanto, muitas situações podem acontecer, como mercadoria danificada ou errada, um item de vestuário ou calçado que não cabe, o produto não atingiu as expectativas do clientes, enfim, dentre outras problemáticas que levarão o consumidor a querer devolver e trocar uma compra.
Algumas vezes, o produto a ser entregue está em uma embalagem mais volumosa do que o necessário ou que alguns itens possuam diferentes formatos, fatores que podem encarecer o frete, comprometer a integridade da mercadoria e ocupar espaço desnecessário, que como consequência gerará maior números de viagens e maiores custos com o last mile.
O valor do frete é um dos principais fatores para escolher qual loja comprar no comércio eletrônico para 72% dos consumidores entrevistados pela Opinion Box no estudo “Frete no E-commerce”. Além disso, 12% revelaram ser o motivo principal para tomar a decisão.
Para concluir, pensando em tudo que discutimos neste artigo e na importância de uma boa operação de entregas, escolher um parceiro logístico para a sua loja online é essencial para fidelização de clientes e reconhecimento da marca.