Neste story, saiba quais são as funcionalidades das plataformas de entregas e os pontos positivos em adotar esse sistema para a sua empresa.
Entre as tendências de consumo no mercado digital para 2023, estão jornadas de compras mais curtas/simplificadas e entregas mais rápidas. Para atender essa demanda, o mercado da logística – que já vem se modernizando nos últimos anos – irá procurar por mais automação nas operações a fim de obter resultados mais qualificados e processos mais eficientes.
Segundo pesquisa realizada pela empresa líder em mídia sobre tecnologia, a Analytics Insight, a projeção é de que 80% das empresas ao redor do mundo adotem plataformas de automação até o ano de 2025.
– Dimensionamento da capacidade e produtividade da frota; – Criação de rotas inteligentes que reduzem o custo e otimizam a operação de last mile; – Melhor gestão dos veículos disponíveis e controle dos pedidos; – Monitoramento das entregas em tempo real; – Provimento de informações para todos os participantes do processo.
Com as redes sociais e os canais de reclamação, uma avaliação negativa de um cliente pode prejudicar a reputação da sua empresa e evitar que algum potencial consumidor finalize a compra. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em que 80% dos consumidores entrevistados revelaram que entre os fatores que impactam na hora de finalizar uma compra, estão os depoimentos ruins de outros clientes.
Levando isso em consideração, na última análise realizada pelo Procon-SP, o número de reclamações relacionadas ao e-commerce registrado na plataforma cresceu 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021, totalizando 337.092 queixas versus 44.791 dois anos antes.
Com a previsibilidade de entrega gerada pelos sistemas de automação logística, que permite prever o dia em o produto será entregue no endereço do cliente final, é possível:
– Acompanhar a métrica de entregas realizadas no prazo previsto; – Reduzir a chance de reentregas; – Manter o motorista informado sobre as rotas do dia e previsões de entrega; – Informar o cliente sobre qualquer alteração no prazo de entrega da sua encomenda;
Através do sistema de rastreamento dos pedidos, é possível compartilhar com o cliente final o status da entrega em tempo real, assim, é possível prever o horário que o motorista irá chegar, saber seu nome e eventualmente até solicitar alterações para a transportadora responsável, minimizam-se os riscos de golpes e também de insucessos.
Pensando na importância da mensageria para o cliente final, a empresa norte-americana, 4over, realizou uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores em relação ao rastreamento de pedidos e 43% dos entrevistados revelaram que costumam conferir o status da entrega diariamente e 29% afirmaram que não compram em lojas online que não oferecem o serviço.
Inseguranças e má experiências na entrega, como discutido anteriormente, impactam diretamente na reputação das lojas e na opinião dos compradores, podendo gerar perdas financeiras significativas para as empresas.
Segundo artigo sobre o tema publicado pelo blog da PagSeguro, a estimativa é que cada consumidor insatisfeito conte para, em média, 8 a 16 conhecidos sobre o problema que teve em uma loja. Mas, tendo uma plataforma tecnológica atrelada ao time de atendimento ao consumidor, 56% a 70% dos clientes insatisfeitos comprariam de novo em uma loja online que os atendessem e resolvesse o problema
Por isso, utilizando da tecnologia para rastrear as encomendas em tempo real, é possível que a empresa responsável pelo produto a ser entregue possa rastreá-lo, se antecipando caso algum problema aconteça e entrando em contato com o consumidor.
Com uma operação bem traçada e utilizando de plataformas tecnológicas, é possível monitorar os pedidos, definir rotas mais assertivas e antecipar imprevistos. Além disso, o acompanhamento em tempo real das cargas, permite compartilhar status dos prazos de entrega para os clientes finais, qualificando a jornada de compra.
A roteirização é a operação que irá definir a rota que o veículo fará entre a coleta do produto até o endereço de entrega, portanto, uma etapa essencial no processo logístico. Entre os benefícios da roteirização, podemos elencar:
1. Melhoria no uso da frota e na separação das cargas; 2. Encurtar distâncias e km desnecessários; 3. Diminuir o tempo ocioso da operação; 4. Maior assertividade na rota traçada; 5. Acompanhamento de motorista; 6. Redução de custos com o last mile.
Como visto, investir e adotar uma plataforma tecnológica de entregas tem entre suas funcionalidades e benefícios uma melhor gestão logística, antecipando problemas e otimizando rotas, visando maior agilidade e menores custos, além de poder oferecer uma melhor experiência de compra para seu cliente final, proporcionando transparência, informação e segurança.