Neste story, apresentamos como você pode promover a transformação digital na sua operação logística através de uma plataforma tecnológica
A transformação digital é um termo comumente confundido com o uso da tecnologia nas empresas, mas, na verdade, é relacionado às mudanças estruturais vividas pela sociedade em decorrência das inovações tecnológicas. Essa alteração cresce exponencialmente e impacta diretamente os negócios e sua relação com os clientes.
As rápidas mudanças no mundo da tecnologia fizeram com que as empresas tivessem que adaptar os seus negócios a essa nova realidade. Muitas companhias que nasceram de ideias atreladas ao mundo físico precisaram rever alguns modelos, trazendo soluções modernas para otimizar seus resultados.
Essa mudança de mentalidade em uma corporação, deve ser acompanhada de uma abertura para transformações bruscas. Com esse rompimento de paradigmas a inovação tomará conta e alavancará um crescimento do negócio, assim também garantindo um lugar no futuro.
A tecnologia é comumente vista como uma facilitadora das atividades humanas e ferramenta de enriquecimento da nossa maneira de experimentar o mundo. Com isso, no universo do mercado do varejo e negócios, a tecnologia impulsiona a relação de consumidor e marca, transformando o ato de comprar um produto em uma experiência.
Agilidade, interatividade, visibilidade e inovação são pilares trabalhados na transformação digital. Através das ferramentas tecnológicas que proporcionam armazenamento de dados, atendimento e suporte rápido, concentração de informações e integração entre sistemas em um único software ou plataforma, é possível otimizar os processos e torná-los muito mais eficientes.
Sendo o principal pilar na implementação digital, a incorporação da tecnologia também reduz custos, aumenta o ROI e eleva as empresas para outro patamar, pois permite alcançar mais clientes, otimizar e automatizar processos, simplificar e digitalizar as atividades.
O local de trabalho será altamente impactado por mudanças, e se o colaborador não concordar, isso será um empecilho para a implementação Digital. É imprescindível uma boa comunicação uniforme para o processo ser mais tranquilo.
Como vimos anteriormente, a tecnologia está se fazendo presente em diversos setores da economia, e na logística, não está sendo diferente. O setor vem buscando por maior eficiência, transparência e controle dos processos. Portanto, a implementação de uma solução tecnológica consegue aperfeiçoar todo o ecossistema de transporte, qualificando as operações e tornando-as muito mais eficientes, permitindo atender às expectativas dos clientes (empresas de e-commerce, por exemplo) e clientes finais.
O perfil de consumo foi modificado com o tempo, e com isso, o mercado vive uma constante atualização, e para seguir a mesma linha de evolução, as empresas precisam acompanhar essas mudanças. Nos últimos anos e com a popularização no e-commerce durante a pandemia, as exigências não estão somente atreladas à qualidade e preço do produto, agora o consumidor exige um atendimento eficiente e agilidade e visibilidade nas entregas.
Outro tema que encanta este público é o valor de frete. De acordo com relatório Webshoppers 44 realizado pela Ebit|Nielsen, 78% dos consumidores possuem preferência pela modalidade de frete grátis. Essa opção, embora seja atrativa para os consumidores, é um custo com que o lojista tem que arcar, principalmente aqueles cujos produtos são de baixo ticket.
O Consumidor 4.0 é altamente conectado e nativo digital, realiza compras em aplicativos e até nas redes sociais. Então, a sua empresa precisa acompanhar esse movimento e fornecer a eles melhores e maiores experiências de compra.
Com as redes sociais e os canais de reclamação, as avaliações negativas se destacam e podem prejudicar a reputação da sua empresa e evitar que algum potencial consumidor finalize a compra. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em que 80% dos consumidores entrevistados revelaram que entre os fatores que impactam na hora de finalizar uma compra, estão os depoimentos ruins de outros clientes.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega na totalidade, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega,.
A grande vantagem da nossa plataforma é facilitar o ecossistema logístico, permitindo a visibilidade do processo de entrega em sua totalidade. Dessa forma, tornamos as operações mais rápidas e eficientes e melhoramos a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega.
Todo esse processo pode ser feito por configurações e parametrizações que permitem a adaptação/adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios, resolvendo problemas e necessidades de mercado de forma única.