O que esperar do comércio eletrônico em 2024?

Neste artigo, a Uello apresenta seis tendências do e-commerce para 2024. Saiba mais!
Mulher fazendo compras online com cartão na mão

O e-commerce está expandindo rapidamente à medida que o mundo adota cada vez mais uma cultura digital, impulsionada pela crescente necessidade de conveniência dos consumidores. De acordo com o IPEA, a previsão do PIB do Brasil, cresceu de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa preliminar é que exista um crescimento de 2%. Já para o setor de Logística, é esperado um crescimento maior, tendo em vista a automatização de processos e o uso cada vez mais constante da tecnologia para eficiência e integração dos elos da cadeia

Atualmente, o e-commerce possui uma potência enorme no mercado, movimentando fortemente a economia ao redor do mundo. O comportamento do consumidor mudou e com isso as vendas online são mais frequentes.  Segundo a pesquisa realizada pela Opinion Box juntamente com a Octadesk, a frequência de compra é relativamente alta, movimentando fortemente a economia mundial. Cerca de 40% dos entrevistados compram online mais de uma vez por mês. 

O principal motivo do cliente preferir o comércio eletrônico são os preços mais baixos do que nas lojas físicas, com 73% e outro fator que influencia e que alcançou cerca de 72% é a questão da praticidade de comprar sem sair de casa.

Pensando nisso, a Uello separou as tendências do comércio eletrônico que podemos esperar em 2024. Confira:

1. Mais opções na hora do pagamento

Opções de pagamento novas e emergentes ganharam força em 2023, com soluções digitais tomando o espaço dos métodos mais tradicionais. O pix, um sistema de pagamento e transferências lançado pelo Banco Central em 2020, ganha mais força na atualidade, devido às suas transações serem realizadas em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana. 

Essa abrangência de tempo de pagamento abre portas para pessoas que costumam fazer compras fora do horário comercial, por consequência acaba impulsionando as vendas online. Com uma taxa de conversão maior, esse meio de pagamento é uma ótima estratégia para os vendedores adotarem.

Outras opções que estão se tornando mais comuns são as carteiras digitais, por não ter a necessidade de possuir um cartão e principalmente por oferecerem cashback, item que chama atenção de muitos clientes na hora de finalizar uma compra.

2. Voice Commerce

Voice commerce é um modelo onde a compra vai ser efetuada por voz, ou seja, utilizando assistentes virtuais para obter a mercadoria, sem a precisão de digitar nada. Essa funcionalidade é integrada com um sistema de IA que o próprio consumidor utiliza.

O assistente de voz pode estar presente em sua loja virtual, mas alguns pontos devem ser adaptados, como a otimização do conteúdo para uma linguagem natural e dar mais atenção na descrição dos produtos.

Mas quais são as vantagens do Voice Commerce?

  • Mais agilidade no processo de compra;
  • Inclusão de novos públicos;
  • Flexibilidade e personalização nas buscas.
Mulher ao telefone usando assistente de voz
Fonte: Canva

3. Inteligência artificial

Como foi dito no tópico anterior, a utilização da Inteligência artificial está cada vez mais presente no âmbito do e-commerce. Com a I.A  a análise de dados e o comportamento do consumidor será mais facilitado e com isso a personalização pode entrar em ação. 

Ao entrar em sites de compra, o comprador espera ver itens que ele já pretende comprar, igual como ocorre com as redes sociais que o algoritmo nos mostra que já temos um interesse prévio. 

4. Entrega expressa

O imediatismo é uma forte característica no novo modelo de compra dos consumidores. Com prazos menores, os consumidores preferem pagar mais pelo frete, para ter seu produto em mãos o mais rápido possível. O investimento em uma entrega rápida e segura é essencial para o crescimento de seu e-commerce. 

A modalidade Same day oferece essa prioridade nas entregas, o que conquista cada vez mais clientes com algumas exclusividades, como: 

  • Vantagem Competitiva
  • Encantamento do cliente
  • Redução dos custos.

Abordamos sobre entrega expressa em nosso artigo: “Futuro da Logística: quais as tendências e os desafios do mercado nacional em 2024”. Entenda como a Entrega Expressa pode influenciar em seu negócio. 

5-Serviço de assinatura

Além de poder assinar serviços de streaming e canais de TV, você pode assinar compras que são geralmente feitas com recorrência. Assim, o processo de compra é facilitado e também personalizado.

Em suma, o comprador paga um valor mensal à empresa para receber algum produto de maneira recorrente em sua casa em determinado período. Sendo a compra de produtos comprados mensalmente, comum em compras de alimentos e remédios, ou até mesmo em box de produtos variados de determinado tema que o consumidor tenha interesse, como ramo de cosméticos. 

6-Metaverso 

O termo “metaverso” foi criado em 1992 por Neil Stephenson no livro de ficção-científica chamado “Snow Crash”. No entanto, desde então este mundo virtual esteve apenas no mundo da ficção.

Hoje o espaço virtual 3D ganha cada vez mais adeptos ao modelo, e muitas lojas já estão migrando para esse ambiente digital. A realidade aumentada e imersiva conquista muito os consumidores.

O e-commerce também investe nessa experiência, como exemplo a Renner fez seu primeiro lançamento de roupas digitais, em setembro de 2022, em um evento realizado em parceria com a Housi, startup de moradia por assinatura que possui prédio em Decentraland.

O evento foi chamado de digital, termo que ganhou força nos últimos anos e significa a união dos termos “físico” e “digital”.

Os quatro looks da Renner no metaverso Decentraland (Decentraland/Renner/Housi/Divulgação)

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