Conforme a pesquisa Transparency Market Research as previsões para o ano de 2023 são de que o mercado global de logística valerá R$ 15,5 trilhões com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.
Com as previsões de crescimento do mercado logístico, um planejamento é fundamental para que sua logística não seja impactada. Com isso, a flexibilidade da frota deve ser um dos pontos a serem vistos.
A maleabilidade pode ser encontrada nos tipos de frotas existentes. Os tipos mais comuns de frota são a própria e a terceirizada. Há também um tipo de frota específica onde o funcionário utiliza o próprio veículo para trabalhar, mas quem custeia o combustível e/ou a manutenção para as ações comerciais é a empresa.
Pensando nisso, a Uello preparou este artigo sobre as vantagens de flexibilizar as entregas e quais tipos de frota são mais comumente utilizadas. Confira!
Quais são os modelos de gestão?
1. Frota terceirizada
Nesse modelo, o transporte advém de uma empresa terceirizada de frota de veículos, podendo ter nas mãos toda parte de transporte ou apenas aspectos pontuais. A redução de custos e o ganho de produtividade estão entre os principais fatores de adoção de uma frota terceirizada. Confira mais algumas vantagens:
- Dispensa alto investimento em aquisição de veículos e manutenção dos mesmos (custos, IPVA, seguros, pneus, combustível, etc.);
- Redução da estrutura administrativa;
- Não é necessário espaço físico ou garagens para abrigar os caminhões;
- Previsão de custos mais precisas.
2. Frota Própria
Veículos que a própria empresa adquiriu, ou também a opção que o funcionário utiliza o próprio veículo para efetuar as entregas. As desvantagens nesse modelo é que a parte burocrática fica toda por conta da empresa, trazendo mais gastos, mas em compensação a agilidade é uma aliada nessa modalidade.
Pelo contrário da terceirização, nesse modelo é possível a publicidade gratuita na personalização dos meios de transporte. A frota própria possui mais algumas vantagens, como:
- Entregas sob demanda: Com horários mais flexíveis e liberdade;
- Controle completo da frota e padronização da qualidade;
- Melhoria no contato com o cliente;
- Gerenciamento completo: Centralização do controle sob sua responsabilidade.
Quais são os 4 tipos de frota mais comuns na logística?
Há uma variedade entre as frotas, porém todas possuem o mesmo objetivo: fazer com que a entrega seja feita ao consumidor final no prazo estipulado. Confira a seguir as modalidades de frota:
1. Frota Comercial
Visa atender todos os setores de uma empresa. Tanto a parte da entrega de produtos, como o deslocamento de colaboradores, pode ser composta por tipos de veículos distintos.
2. Frota de Caminhões
Essa frota é voltada para transporte de produtos, geralmente que possuem grande volume. Veículo que deve ter atenção redobrada quando o assunto é segurança, devido seu tamanho. Também certifica a segurança do motorista, que por muitas vezes dirige por muito tempo e percorre longas distâncias.
3. Frota de Entrega
Frotas de entrega consistem em veículos que levam mercadorias dos centros urbanos para entregá-las localmente. Como restaurantes, entre outros. Ela utiliza diferentes tipos de veículos, mas naturalmente de menor porte, para a locomoção nas cidades serem mais rápidas e eficazes.
4. Frota de Transporte
Consiste em veículos como carros alugados, táxis ou caminhões de mudança alugados. Tipo de frota que acreditamos que vão ser apenas usadas por pessoas físicas em viagens, mas é comumente usada no setor de entregas, principalmente em situações emergenciais.
Além dessas 4 modalidades, também possui o Carsharing, que consiste no compartilhamento de veículos de pessoas que não estão recorrendo ao próprio. Também a frota de Serviços Públicos, mais comumente usada por prefeituras.
Quais as vantagens de flexibilizar a entrega entre os diferentes tipos de frota?
Com o aumento de compras online, o setor logístico se deparou com uma alta demanda de entregas, com isso gerou um ambiente competitivo visando a diversificação de frota de entrega. A diversidade aqui significa adotar diferentes tipos de modais, para as entregas serem todas efetuadas com sucesso.
A flexibilidade é essencial no ambiente logístico, por conta disso a divisão entre os modelos de frotas pode ser uma boa saída. Com isso, você não terá sua logística concentrada em um só modelo, o que pode ser estratégico em situações emergenciais.
Cada meio apresenta suas vantagens e desvantagens, o ideal é cada empresa analisar o perfil do público-alvo, planejar onde cogita chegar a médio e longo prazo para definir o que melhor corresponde para o momento em que se encontra.
Com a adoção das diferentes modalidades, a redução de custos será evidente, mas será necessário direcionar a atenção para qualidade do serviço prestado.
A preocupação com o impacto ambiental se estende para diferentes setores e diferentes localidades ao redor do globo, e no mercado da cadeia de suprimentos, isso não é diferente. A grande proposta do nicho de logística e transporte é reduzir as emissões de carbono geradas pelo uso de veículos e o uso e descarte correto de embalagens e resíduos.
Atualmente nos deparamos com um novo cenário, a logística verde. A adoção de veículos elétricos e que não emitem gases poluentes já é cada vez mais presente. A junção com a tecnologia nesse momento é essencial para que mudanças sejam efetuadas e o meio ambiente preservado, e também questão da sustentabilidade e ESG se tornaram peças-chave para a intenção e comportamento de compra dos consumidores.
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- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
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