Crowdshipping: o que é e como funciona

Neste artigo, A Uello explica o conceito e principais funcionalidades em adotar a modalidade de crowdshipping no setor de transporte. Confira!
motorista de aplicativo utilizando o GPS

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa americana de serviços tecnológicos, Zebra Technologies, 90% dos negócios de varejo e transporte pretendem utilizar a modalidade de crowdshipping para entregas de produtos até 2028.

Com a pandemia da COVID-19 e as restrições de isolamento social, o e-commerce no Brasil movimentou cerca de R$ 450 bilhões entre os anos de 2019 e 2022, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

E para atender a demanda de entregas, as empresas passaram a adotar a modalidade de crowdshipping, que cresceu 515% somente nos primeiros três meses após o confinamento social, segundo estudos realizados pela SuperVarejo.

Neste artigo, a Uello explica o conceito, principais funcionalidades e apresenta os benefícios e dicas estratégicas em adotar a modalidade de crowdshipping no setor de transporte. Saiba mais:

O que é crowdshipping?

O conceito de crowdshipping, conhecido também como crowdsourced delivery, foi originado do estudo Using the “Crowd” to Deliver Packages realizado pelo Serviço Postal dos Estados Unidos (United States Postal Service), e tem como propósito nomear o sistema urbano de entrega de produtos terceirizado, ou seja, pessoas comuns em veículos utilitários, como bicicleta, moto, carros de passeio e van podem entregar mercadorias de um centro de distribuição até uma residência ou loja.

Este modelo preza a ideia de economia compartilhada, em que as empresas terceirizam certos tipos de serviços para atender uma certa demanda do mercado.

Como funciona?

Mais utilizado na última milha, o modelo de crowdshipping, de maneira geral, consiste no cadastramento de motoristas pelo aplicativo/plataforma da empresa contratante, sendo designado a rotas em que estão mais próximos dos pontos coletas e de entrega.

Este modelo tem como principal objetivo atender demandas que a empresa não consegue suportar com frota própria, podendo ser adotado a depender da estratégia do negócio, seja para realizar entregas como todo ou somente modalidades mais expressas, por exemplo.

Diferença entre crowdshipping e crowdsourcing?

É importante ter em mente que o conceito de crowdshipping se difere de outra nomenclatura muito utilizada, a crowdsourcing.

Por ambos os conceitos estarem ligados ao trabalho realizado por múltiplas pessoas, eles podem ser confundidos por aqueles que ainda não conhecem a fundo a funcionalidade de cada um, mas a priori se tratam de áreas distintas que utilizam do modelo coletivo de prestação de serviço.

Como já explanado, o crowdshipping está ligada ao setor de logística e transporte, e tem como objetivo flexibilizar a frota contratando terceiros para suprir demandas de entrega. Enquanto o crowdsourcing, está na prática de levantar bens, conhecimentos, capital ou serviço para realização de um projeto, sendo aberto ao público geral e com colaboração remunerada ou voluntária.

OBS.: se a prática for destinada a somente o envio de recursos financeiros, o nome dado é crowdfunding.

infográfico informativo sobre a diferença entre os conceitos de crowdshipping e crowdsourcing

Principais vantagens em adotar o modelo de crowdshipping nas suas operações

O principal objetivo do crowdshipping é ter maior flexibilização da frota, podendo atender maior picos de demanda de entregas, como a Black Friday, Dia das Mães, Natal, etc. Além disso, este modelo possibilita a diminuição dos custos com a etapa de última milha, que segundo dados da Mordor Intelligence corresponde a 53% dos custos logísticos de uma empresa. 

De acordo com estudos divulgados pelo Fórum Econômico Mundial, a previsão é que a demanda em last mile delivery deverá crescer 78% até 2030.

Segundo artigo sobre o tema elaborado pela Intelipost, as principais vantagens do crowdshipping são:

  • diminuição de ocorrência de atrasos nas entregas;
  • maior agilidade na entrega dos pedidos aos clientes;
  • suprir a demanda de períodos de maior movimentação no varejo;
  • maior variedade de veículos para atender centros urbanos;
  • escalabilidade, pois permite que a empresa atenda a um número maior de clientes, sem aumentar os custos na mesma proporção;
  • diminuição de custos com combustível e reparos de veículos;
  • através da roteirização que prioriza raios menores de cobertura de entrega, é possível ter a redução de quilômetros percorridos e consequentemente emissões de gases poluentes na atmosfera.

Um artigo publicado no portal americano Sage Journals sobre o impacto do crowdshipping em Singapura, revelou que a modalidade pode reduzir os custos de entrega das empresas em até 29%, além de reduzir os quilômetros percorridos em até 17%.

Isso demonstra que em grandes centros urbanos e com a tendência de múltiplos canais de compra ofertados aos consumidores, o crowdshipping se torna uma estratégia indispensável para o setor de logística e transporte.

Saiba mais sobre o tema de última milha com o artigo Last Mile Urbano: desafios e principais tendências no Brasil

Como implementar o crowdshipping na sua empresa: principais dicas

motorista terceirizado de crowdshipping realizando entrega de um pedido para uma mulher

Oferecer opções flexíveis de entrega é uma funcionalidade importante no cenário de logística atual e para se destacar da concorrência. 

Isso inclui permitir que os clientes escolham entre diferentes horários de entrega, locais alternativos de coleta (como armários de retirada) ou até mesmo redirecionamento da entrega para um endereço diferente. Essa flexibilidade atende às necessidades e preferências dos clientes, aumentando a conveniência e a satisfação.

Por outro lado, com o advento da tecnologia e das vendas multicanais, o mercado constantemente procura inovações para resolver problemas complexos. As empresas que adotarem estratégias pautadas na diversificação dos modelos de transporte e em inteligência para otimizar e melhorar a eficiência das operações, estarão mais preparadas para se adaptar a cenários dinâmicos, como os vivenciados atualmente.

A seguir, a Uello separou duas principais dicas de operações para implementar ao seu negócio de entregas last mile:

Roteirização e otimização de rotas

O uso de software especializado permite a roteirização eficiente, otimizando as rotas de entrega com base em fatores como localização dos clientes, tráfego, capacidade do veículo e restrições de tempo. Isso ajuda a minimizar o tempo de viagem, reduzir os custos operacionais e melhorar a eficiência geral da última milha.

Acompanhamento em tempo real

A capacidade de rastrear e monitorar as entregas em tempo real é essencial para o melhor desempenho das operações. Isso pode ser feito por meio de sistemas de rastreamento e geolocalização, permitindo que os gestores de logística acompanhem a localização dos veículos, monitorem o status das entregas e realizem ajustes conforme necessário.

A Uello hoje atua com o modelo crowdshipping na sua solução de Transporte. Contamos com uma rede de entregadores e pontos de consolidação sincronizados por nosso sistema tecnológico.  Saiba mais em nossa página Uello Transportes.

Saiba como a plataforma Uello 360 pode ser a solução ideal para modernizar o seu transporte

A solução SaaS da Uello, a plataforma Uello 360, foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.

Como a vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega como um todo, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega por configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.

Conheça algumas das principais funcionalidades:

Torre de Controle: visibilidade em tempo real das entregas do início ao fim

imagem ilustrativa da torre de controle da plataforma Uello 360

Alertas e monitorias que facilitam a tomada de decisão na hora certa, além de maior controle na gestão de frotas terceirizadas e próprias a partir de uma ferramenta única.

Maior eficiência e controle para gestão dos pedidos e operações

Com a nossa plataforma, é possível automatizar seu planejamento de rota e maximizar a qualidade das suas operações last mile com um mecanismo de roteamento flexível acoplado a algoritmos que geram melhores resultados.

Flexibilização da frota via crowdshipping

Ao utilizar a solução tecnológica da Uello, torna-se possível estabelecer a conexão entre a empresa, o entregador e o cliente. Dessa forma, a rede de motoristas e armazéns pode ser sincronizada com os sistemas da sua empresa nas maiores regiões metropolitanas do país.

Aplicativo do Entregador

imagem ilustrativa do aplicativo do entregador da Uello

Centralize todas as ações dos motoristas em uma única plataforma para maior precisão e pontualidade nas entregas:

  • localização em tempo real, baixas e eventos instantâneos
  • ePOD (Comprovante de Entrega) via foto, assinatura ou outras integrações digitais
  • NPS da entrega e do motorista

Para saber mais, acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções tecnológicas para o seu negócio!

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