A pandemia de Covid-19 afetou os negócios, indústrias e economias que funcionavam sem problemas. Depois de quase três anos suportando oscilações e extremos, o sistema está lentamente ganhando velocidade e funcionando melhor. Segundo um estudo realizado pela EY, cerca de 53% dos entrevistados consideram o nearshoring uma boa opção.
O mundo é constantemente surpreendido por imprevistos, o que podem gerar riscos de abastecimento para a cadeia de suprimentos. Um exemplo recente é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que ainda causa grande instabilidade em diversas cadeias de suprimentos relevantes em todo mundo.
A busca por alternativas como reshoring e onshoring se tornaram mais comuns no cenário atual, mas também os termos friendshoring e nearshoring são mais buscados no setor logístico. E com esses relacionamentos a economia e o posicionamento político influenciam muito no setor logístico do país.
Sabendo da importância desses termos, a Uello decidiu abordar mais sobre o que é Friendshoring e Nearshoring no setor de transporte. Confira a seguir!
O que é Friendshoring?
É uma estratégia de logística em que uma empresa ou organização alavanca relacionamentos próximos, parcerias ou colaborações com outras entidades, muitas vezes referidas como “amigos”, para otimizar as operações de logística. Isso pode envolver o compartilhamento de recursos, planejamento conjunto ou esforços colaborativos para aumentar a eficiência e a eficácia na cadeia de suprimentos.
Estabelecer novas rotas de comércio para países de “baixo risco” economicamente e politicamente falando, é essencial para o abastecimento da cadeia de suprimentos. Termo criado recentemente, em meados de 2015, mas se popularizou por conta da pandemia de Covid-19 e guerra entre Rússia e Ucrânia em 2022, devido aos riscos de ruptura de comércio eminente.
O Brasil pode ser considerado um Friendshoring, pois o país possui poucos riscos de guerras e boa relação com outras terras. Com isso, grandes oportunidades podem ser geradas para a cadeia de suprimentos.
O que é Nearshoring?
O nearshoring é uma estratégia de terceirização de serviços ou produção que envolve a transferência de atividades de uma empresa para fornecedores ou parceiros localizados em países geograficamente próximos, em oposição à offshoring, que envolve a transferência de atividades para países distantes. O objetivo principal do nearshoring é aproveitar os benefícios da terceirização, como redução de custos e acesso a talentos especializados, ao mesmo tempo, em que mantém uma proximidade geográfica que pode trazer vantagens adicionais.
O nearshoring no Brasil é uma estratégia de terceirização que tem ganhado destaque nos últimos anos. Nessa abordagem, empresas estrangeiras optam por terceirizar serviços e produção para empresas brasileiras, aproveitando a proximidade geográfica do país com mercados-chave, como os Estados Unidos e a Europa. Essa proximidade geográfica facilita a comunicação em tempo real e a coordenação eficiente de projetos.
Uma das principais vantagens do nearshoring no Brasil é a disponibilidade de uma força de trabalho diversificada e qualificada. O país possui uma população talentosa e uma variedade de habilidades técnicas, tornando-o atraente para empresas que buscam acesso a talentos especializados.
Como funcionam no mercado logístico?
Algumas avaliações são essenciais para que essas estratégias ocorram bem, como:
1.Localização
Analisar as características geográficas, como anda a política e a economia do local e também conhecer os costumes culturais dos países vizinhos. Com esse conhecimento é possível obter mais informações sobre estabilidade política, ambiente regulatório e disponibilidade de recursos.
2.Análise de custos
Fazer a pesquisa de campo, comparando os custos operacionais e outros, como: mão de obra, logística e impostos, entre os países envolvidos.
3.Avaliação de riscos
Ficar ciente de que o mundo está suscetível a riscos, como instabilidade política e econômica, barreiras comerciais. Considerar medidas de mitigação de riscos e a criação de planos de contingência.
4.Gerenciamento da cadeia de suprimentos
Adaptar os processos e sistemas de gestão para lidar com as diferenças de uma operação de compras em outro lugar. Isso pode incluir ajustes na logística, comunicação efetiva, coordenação de atividades e monitoramento do desempenho.
Conheça a Uello, reduza seus custos e otimize suas entregas!
Agora que você já sabe mais sobre como funcionam as estratégias de Friendshoring e Nearshoring, conheça a Uello!
Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços de transporte e tecnologia para a operação de indústrias e grandes empresas do e-commerce.
Já fomos premiados no Prêmio BBM de Logística 2022, empresa destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão 2022 e vencedores duas vezes consecutivas do Prêmio 100 Startups to Watch.
Nossa expertise é realizar entregas expressas por um sistema tecnológico com torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.
Conheça um pouco mais da nossa operação de entregas no vídeo abaixo:
Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp.
Saiba mais! Conheça todas as nossas soluções de entregas para o seu negócio.