De acordo com projeção realizada pela ABComm Forecast sobre o desempenho do e-commerce em 2023, a expectativa é que este canal some 395,1 milhões de pedidos e 87,8 milhões de compradores. Pensando nisso, para se manter competitivo no mercado, é necessário não somente investir em estratégias para atrair consumidores, mas também na retenção através de uma experiência de entrega qualificada.
Somente no primeiro trimestre do ano, foram contabilizados 89,7 milhões de pedidos no e-commerce, número 14% maior que em comparação ao mesmo período de 2021, segundo levantamentos da Neotrust. Isso demonstra a necessidade de ter uma operação logística eficiente e otimizada.
Para isso, pense na tecnologia como sua aliada e adote sistemas e plataformas que irão auxiliar sua equipe a tornar os processos logísticos muito mais assertivos, como os softwares TMS (Transportation Management System), que permitem concentrar as informações e obter maior visibilidade em todas as etapas, facilitando a gestão.
De acordo com um levantamento realizado pelo site americano MarketWatch, estes softwares de gestão logística pretendem movimentar no mercado até US$ 4,8 bilhões em 2025.
Além disso, entre suas utilidades, estes sistemas possibilitam a criação de rotas otimizadas que visam maior economia, controle e agilidade nas entregas, a fim de buscar o melhor caminho para levar os pedidos até o cliente final.
Levando isso em consideração, a Uello preparou um artigo sobre a importância e funcionalidade da roteirização na logística. Confira:
O que é a roteirização?
A roteirização é a operação que irá definir a rota que o veículo fará para entrega de um pedido, em que é possível mapear as entregas com raios próximos uma da outra e juntá-las em uma só rota, a fim de encontrar o melhor caminho para levar uma mercadoria de um ponto a outro.
Como funciona?
Para isso, as rotas precisam partir de pontos de coleta próximos ao destino final, sejam de centros de distribuição ou lojas físicas com o objetivo de obter mais pontos de coleta ou entrega no mesmo percurso, e assim, economizar nos custos com a operação e ter maior agilidade.
Estas rotas podem ser criadas de diversas maneiras, tudo irá depender de como funciona a operação da sua empresa e qual seu objetivo, mas de maneira geral, o processo inicia na inscrição dos pedidos no sistema para que eles possam ser analisados e separados.
Entre os tipos de roteirização temos:
Roteirização estática
Assim como o próprio nome sugere, neste tipo de operação, as rotas seguem um planejamento imutável, ou seja, assim que são aprovadas, elas devem ser seguidas pelos motoristas sem mudanças no trajeto.
Roteirização dinâmica
Já na roteirização dinâmica – embora as rotas tenham sido traçadas e planejadas antes dos motoristas seguirem o curso -, através do uso da tecnologia que permite rastrear os veículos em tempo real, é possível levar em consideração imprevistos, antecipá-los e contorná-los mesmo com a operação de entrega em atividade.
Principais funcionalidades da roteirização
Entre as principais funcionalidades e propósitos da operação de roteirização está tornar o processo logístico mais otimizado, eficiente e econômico. Além disso, com acesso a visibilidade em tempo real dos pedidos, há uma melhor gestão e controle das entregas, ferramenta essa que pode ser disponibilizada para os clientes finais, a fim de que eles também possam acompanhar suas compras, adicionando melhor experiência em sua jornada do consumidor.
De maneira mais completa, podemos elencar que sistemas que criam rotas inteligentes permitem:
- Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
- Encurtar distâncias e km desnecessários;
- Diminuir o tempo ocioso da operação;
- Maior assertividade na rota traçada;
- Acompanhamento de motorista;
- Redução de custos com o last mile.
Principais estratégias que a roteirização permite para você aplicar na sua empresa
Já discutimos aqui as funcionalidades e benefícios dessa operação, e para encerrar este artigo, vamos compartilhar algumas estratégias que podem ser utilizadas no seu e-commerce para se destacar em frente a concorrência e conquistar os consumidores.
Entregas mais expressas
Com a otimização das rotas, é possível diminuir o tempo em que cada motorista realiza uma entrega, possibilitando maior eficiência para cumprir os prazos de fretes mais expressos.
Segundo pesquisa realizada pela a plataforma Outbain, mais de 50% dos consumidores que fizeram compras online revelaram que a velocidade de entrega é um dos fatores decisivos na hora de finalizar a compra de um produto. Inclusive, 40% dos consumidores afirmaram que estão dispostos a pagar a mais para receber suas encomendas rapidamente, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC.
Valores de fretes mais competitivos
Uma boa operação logística também propõe valores de fretes mais atrativos aos consumidores, já que através de uma operação otimizada, é possível obter valores menores que não prejudicarão o lucro da sua empresa.
O valor do frete é um dos principais fatores para escolher qual loja comprar no comércio eletrônico para 72% dos consumidores entrevistados pela Opinion Box no estudo “Frete no E-commerce”. Além disso, 12% revelaram ser o motivo principal para tomar a decisão.
Visibilidade dos status dos pedidos em tempo real
Utilizando de uma plataforma tecnológica de entregas e do serviço da roteirização, é possível monitorar os pedidos em tempo real. Ferramenta essa que pode ser disponibilizada aos clientes finais, a fim de melhorar a experiência de compra.
Levando em consideração a importância dessa ferramenta, a empresa norte-americana, 4over, realizou uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores em relação ao rastreamento de pedidos e 43% dos entrevistados revelaram que costumam conferir o status da entrega diariamente e 29% afirmaram que não compram em lojas online que não oferecem o serviço.
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A plataforma possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final.
Entre os principais diferenciais da tecnologia Uello, estão:
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Experiência excepcional e Pós-venda
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Visibilidade e transparência das entregas
Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.
Eficiência Operacional
Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.
Redução de custos
- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
- Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).
Unificação de processos e sistemas
- Simplifica modelos de negócios.
- Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
- Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.
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