O serviço de entrega é a etapa em que o cliente terá o contato direto com a marca, portanto, a logística deve ser utilizada como estratégia para alavancar as vendas e fidelizar clientes.
Para 2022, a expectativa é que o e-commerce brasileiro fature R$169,5 bilhões, crescimento de 12% em relação ao ano anterior, segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Para suprir a demanda do varejo digital, é preciso pensar estrategicamente e investir nos processos logísticos.
Neste artigo, a Uello apresenta insights e dicas relacionadas ao serviço de courier no e-commerce:
O que é o serviço de Courier
O termo “courier” é a denominação dada ao serviço de logística voltado a entregas rápidas de porta em porta, ou seja, em que é realizado a coleta do produto na loja física ou no centro de distribuição, e em seguida, destinado aos endereços dos clientes finais. De maneira geral, é a operação de logística comumente utilizada no e-commerce.
Como funciona
Neste serviço, as entregas podem ser feitas por carro, moto, vans e fiorinos, já que se trata de uma modalidade urbana. A escolha do veículo irá depender do tipo de transportadora contratada, tamanho do(s) produto(s), a distância percorrida e o tempo hábil para a entrega.
Modalidades de serviço de courier voltadas para e-commerce
As principais soluções disponíveis no mercado são:
Same Day
Como o próprio nome já diz, essa modalidade permite que o cliente receba seu pedido no mesmo dia da compra.
Essa operação está crescendo em popularidade, segundo estudo publicado pela Capterra 25% dos entrevistados disseram que estão dispostos a deixar de comprar em uma loja que não oferece entrega no mesmo dia. Além disso, de acordo com artigo do E-commerce Brasil, até 2026, aproximadamente 25% das entregas serão realizadas no mesmo dia da compra.
Next Day
Já no next day, as entregas são realizadas no dia seguinte à confirmação do pagamento, mas também não deixa de ser uma operação expressa.
Neste caso, é possível ter uma melhor gestão dos pedidos e organizar melhor as frotas. Um ponto importante para evitar avarias e atrasos.
Super Express ou Same Hour
As entregas em same hour são realizadas a poucas horas após o pedido. Essa modalidade já é comum na categoria de alimentos e medicamentos, mas agora também está presente nos setores de vestuário, livraria, etc.
Por que investir em operações de courier no e-commerce?
Com a consolidação e crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, devido à pandemia e o isolamento social, os consumidores passaram a ser mais exigentes no que diz respeito à agilidade e ao tempo de entrega de seus pedidos.
De acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box em 2022, “Estudo de Frete no E-commerce”, 53% dos consumidores entrevistados disseram que um dos motivos que os levam a escolher uma loja online para comprar é o prazo de entrega, e sobre o modo ou modalidade de entrega, 22% responderam que consideram o tempo, optando por grades mais expressas.
Como fazer courier no e-commerce
Entregas mais rápidas, embora agradem os consumidores, normalmente costumam custar um pouco mais do que as tradicionais justamente pelo grau de complexidade, já que é necessário ter uma operação bastante otimizada para entregar os produtos em menos tempo.
Para isso, as rotas precisam partir de pontos de coleta próximos ao destino final, sejam de centros de distribuição ou lojas físicas. Uma estratégia para otimizar a operação é a roteirização inteligente que opta por mais pontos de coleta ou entrega no mesmo percurso.
Além disso, um ponto a se pensar é considerar uma parceria com empresas especializadas em logística.
Por conta da expertise tecnológica, as logtechs permitem uma melhor roteirização das frotas e oferecem as operações mais modernas para o e-commerce, como o serviço de courier. Ademais, também permite melhores experiências aos seus consumidores com o serviço de rastreamento dos pedidos.
Para saber mais, acesse nosso artigo de “entregas rápidas: como oferecer um serviço de entregas eficiente”.
Como contratar uma empresa terceirizada para serviço de courier
Segundo pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, 56% dos consumidores entrevistados revelaram que a sua satisfação com uma loja é bastante influenciada pelo serviço de entrega. Quanto mais diversas e competitivas forem suas opções de fretes, maior a chance da sua loja se destacar entre os consumidores e garantir uma boa experiência, que os farão voltar a comprar no seu site, e divulgá-los para outros possíveis compradores.
Para isso, escolha o parceiro que ofereça um serviço diferente, que valorize a experiência do cliente final e otimize sua operação logística. Tenha em mente o tipo de produto vendido em sua loja virtual, em que localidade a maior parte do seu público-alvo se encontra, a quantidade do número de pedidos, dentre outros fatores para decidir qual ou quais transportadoras se adequam melhor a sua necessidade e negócio.
Atualmente, há uma variedade de transportadoras modernas que oferecem serviços de courier e tecnologia que permite o rastreio dos pedidos em tempo real, antecipando possíveis problemas que possam vir a acontecer, além de oferecer maior segurança aos seus clientes, já que a ferramenta também pode ser enviada aos celulares de seus consumidores.
Segundo pesquisa da empresa americana 4over, 96% dos entrevistados afirmaram que optam por rastrear as suas compras online, e 29% que se o serviço não estiver disponível, se recusam a efetuar a compra.
Além disso, um parceiro logístico consegue oferecer outras modalidades como logística reversa, que realiza o processo de troca e devolução de produtos sem precisar que o consumidor vá até uma agência do Correios, ou seja, é a própria transportadora que faz a coleta do item a ser devolvido ou trocado na própria casa do cliente.
Por último, entre os benefícios de contratar uma transportadora terceirizada estão:
- Redução dos prazos de entrega;
- Redução de custos operacionais;
- Amplo alcance de distribuição;
- Confiabilidade nas entregas;
- Possibilidade de rastrear as encomendas;
- Localização da mercadoria e status da entrega;
- Maior tempo para empreender.
Para saber mais, confira nosso artigo de “entregas terceirizadas: conheça as soluções e vantagens”.
Conheça a Uello e otimize suas entregas
A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio. Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de médias e grandes empresas.
Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas, e seguro sobre a carga.
Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp.
Conheça mais e entre em contato com a gente!