De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a idade média da frota brasileira é de 21 anos, com a circulação de mais de 3,5 milhões de caminhões no Brasil. Além disso, o estudo realizado pela Trimble Transportation com 350 executivos de embarcadores revelou que 61% planejavam investir em renovação e aumento de frota em 2023. Sendo assim, para poder gerenciar a grande quantidade desses veículos é necessário uma gestão de frotas eficiente para o melhor desempenho das operações.
A terceirização da frota vêm crescendo nos últimos anos como consequência das vendas multicanais para suprir a demanda física e digital da distribuição e entrega de produtos. Somente em 2021, o setor de locadoras de automóveis registrou o recorde de faturamento bruto anual na faixa dos R$23,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA).
Ao adotar esse sistema, é possível flexibilizar a frota entre diferentes tipos de automóveis, e reduzir custos. É seguindo essa tendência, que neste artigo, a Uello apresenta como funciona a gestão de frotas terceiras e como implementar de maneira correta para alavancar a qualidade das suas operações:
Quais são os 4 tipos de frota mais comuns na logística?
Antes de adentrarmos no assunto de gestão, é importante saber que há uma variedade de frotas no setor de transporte e logística, podendo ser divididas em:
1. Frota Comercial
Este modelo de frota visa atender todos os setores de uma empresa, tanto a parte da coleta e entrega de produtos do cotidiano da empresa quanto o deslocamento de colaboradores. Deste modo, a frota comercial atua mais em operações urbanas, e por este motivo, são concentradas, em sua maioria, em veículos menores e utilitários.
2. Frota de Caminhões
Já este modelo é voltado para transporte de mercadorias em grande volume, apresentando em sua composição caminhões e carretas, e operações para longas distâncias em rodovias.
3. Frota de Entrega
A frota de entrega consiste em veículos de menor porte, podendo variar desde motocicletas até utilitários, com o objetivo de coletar e entregar pedidos nos centros urbanos, como restaurantes ou casas.
4. Frota de Transporte
Por último, este modelo de frota é comumente utilizado por pessoas físicas, e se trata de táxis, ônibus, caminhões de mudança, dentre outros.
Para este tema, iremos concentrar mais em frotas dedicadas a coleta e distribuição de bens e produtos, portanto em frotas de entrega e de caminhões. Se sua empresa faz parte desse escopo, continue lendo para saber quais são as principais vantagens em terceirizar a sua frota e como realizar uma gestão eficiente delas:
Quais as principais vantagens de terceirizar sua frota?
Os dados do setor apontam que os custos com a frota podem ser reduzidos de 20% a 30% com a terceirização do serviço em comparação com o investimento na frota própria.
Isso deve-se à diminuição de obrigações e gastos que uma empresa normalmente possui com os veículos próprios, pois não é necessário mobilizar capital para a compra de novos automóveis, seguros e reparos.
Vale lembrar que a desvalorização é um fator real, ou seja, veículos muito antigos decaem no valor de revenda. Sobre isso, o estudo da Trimble Transportation também revela que 57,1% dos executivos entrevistados possuem frota própria com até dez anos de uso e 38,7% de automóveis de até cinco anos.
Outro dado muito importante é a quantidade de mão-de-obra disponível. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que o Brasil atingiu a marca de 39,286 milhões de trabalhadores informais no segundo trimestre de 2022, representando 32,6% de crescimento em apenas um trimestre.
Embora tenha que investir em treinamentos e capacitações desses profissionais, a terceirização da frota permite alocar recursos conforme a demanda e sazonalidade, diminuindo a ociosidade.
Uma última vantagem importante de mencionar é na escolha de veículos mais modernos que consomem menos combustíveis e agridem menos o ambiente. Esta prática afeta diretamente as diretrizes de ESG que vêm sendo difundidas e adotadas por diversas empresas em diferentes segmentos da economia:

Descubra mais Vantagens de flexibilizar a entrega entre diferentes tipos de frota no nosso artigo.
Como funciona a gestão de frotas terceiras na logística?
Como tema central deste conteúdo, a gestão de frota, de maneira geral, resume-se ao gerenciamento de veículos de uma empresa utilizado para coleta, distribuição ou transporte de algum produto ou serviço.
Como parte disso, o gestor de frota é o responsável por administrar os condutores e meios de transporte a fim de que as operações ocorram sem problemas. Entre as atividades principais de um gestor de frota, podemos incluir:
- Supervisionar a aquisição, manutenção e reparos de veículos;
- Otimizar o consumo e o controle de combustível;
- Supervisionar os motoristas e garantir a conformidade regulatória;
- Gerenciar aspectos financeiros, incluindo orçamento e controle de custos;
- Análise de dados da frota e apresentação de relatórios;
- Incorporar tecnologias avançadas para aprimoramento das operações.
Outras atividades englobam o relacionamento com colaboradores, garantir que as entregas estão sendo desempenhadas corretamente e pensar e planejar estratégias para aumentar a eficiência da frota e resolver problemas.
Portanto, o gerenciamento de frotas engloba tudo isso, sendo fundamental saber os passos necessários para um processo eficiente e assertivo.
Como implementar um gerenciamento eficiente de frotas terceiras na sua operação
Conforme abordado anteriormente, a gestão de frotas engloba aspectos como consumo de combustível, manutenções e multas. A terceirização, normalmente, terceiriza esses custos para a locadora de veículos ou para o próprio motorista autônomo. Sendo assim, a gestão da sua frota terceirizada consiste muito mais no planejamento e acompanhamento para reduzir custos e garantir o sucesso das operações.
Os principais passos para assegurar isso consistem em:
Realizar um diagnóstico da frota terceirizada
O primeiro passo de qualquer estratégia de negócio é obter um panorama geral do estado atual da área. Portanto, é preciso:
- Listar a quantidade e porcentagem dos veículos da frota terceirizada, segmentando-os em carros, motocicletas, caminhões e/ou utilitários;
- Procurar saber o estado desses veículos, se estão bem conservados ou se necessitam de algum reparo;
- Monitorar o comportamento dos motoristas através de pesquisas de satisfação da entrega.
Desenvolver uma política de frota e código de conduta
Cada empresa possui sua política de frota. Deste modo, com uma frota própria é muito mais fácil direcionar os motoristas a seguirem as diretrizes que mais se adequam ao seu negócio, podendo incluir o uso adequado dos veículos e período para as manutenções, por exemplo.
Já no serviço terceirizado, a política de frota irá se concentrar em como funciona algum sistema ou ferramenta utilizado na operação e na condução de boas práticas.
Uma estratégia é criar um canal dedicado para atendimento aos motoristas, com dúvidas frequentes e contato para auxílio caso aconteça algo mais grave. Além disso, desenvolva programas de capacitação, treinamento e encontros que promovam um bom comportamento nas ruas e estradas, cuidados com o transporte de mercadorias, uso de software e dicas de segurança.
Embora para muitos pareça um gasto invés de um investimento, manter práticas sólidas de governança tendem a ser mais bem-sucedidas em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo.
Utilizar softwares de gerenciamento de frotas
Por se tratar de um setor ainda muito tradicional, as atividades do segmento de transporte e logística eram realizadas por planilhas e cadernos, e nos últimos anos, vêm sendo automatizadas por sistemas e ferramentas de otimização e gerenciamento.
Na gestão de frotas isso não é diferente, estes softwares tornam o trabalho do gestor mais simplificado, dinâmico e assertivo.
O estudo da Trimble Transportation também aponta que 57,6% dos embarcadores investem na automatização para administrar eficientemente os seus processos de transporte. Entre as principais tecnologias e plataformas utilizadas, estão:


Além disso, os softwares de transporte e logística auxiliam a aumentar a produtividade administrativa e operacional. Por exemplo, com a roteirização é possível criar automaticamente trajetos que prezam pelo menor tempo e distância, e direcioná-los ao melhor motorista. Já a torre de controle permite monitorar, caso o motorista saia da rota planejada ou aconteça algum sinistro.
Somente entre os meses de janeiro e junho de 2023, a Polícia Rodoviária Federal registrou 180 acidentes diários nas rodovias federais do Brasil, sendo o semestre mais violento dos últimos cinco anos, com mais de 32.000 acidentes e 848 vítimas fatais no trânsito.
Por fim, a tecnologia possibilita a consolidação de dados, facilitando as tomadas de decisões que visam melhorar a gestão.
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