O setor de logística no Brasil emprega, em média, mais de 12 milhões de profissionais anualmente, segundo dados levantados pelo Instituto de Logística Supply Chain (ILOS).
Dentre as principais atividades relacionadas à área de logística estão o planejamento, execução e controle do fluxo de produtos, o que demanda uma equipe altamente eficiente e motivada. Para isso, realizar uma boa gestão de pessoas na logística é um fator crucial para o sucesso operacional.
Neste artigo, a Uello irá explorar as principais estratégias para otimizar o desempenho do seu time e realizar operações de sucesso. Confira:
Qual a definição de otimização na logística?
Antes de discutirmos como otimizar o desempenho do seu time, é importante definirmos o termo “otimização”, que nada mais é do que a utilização de métodos para definir o melhor processo para aprimoramento de atividades ou resolução de problemas.
A logística é uma área que requer precisão, eficiência e rapidez. Qualquer falha pode resultar em atrasos, custos adicionais e insatisfação do cliente. Portanto, ter uma equipe bem gerida é fundamental.
Pensando na gestão de pessoas, atividades como:
- Desenvolvimento e capacitação de equipes;
- Planejamento e organização de funções de maneira a criar um fluxo de trabalho eficiente e bem estruturado;
- Resolução de conflitos internos e conexão maior entre os times;
- Aplicação de novas tecnologias para redução de erros e maior produtividade em menor tempo;
- Análise de indicadores de desempenho e PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).
Estão presentes no processo de otimização para uma equipe eficiente.
Uma pesquisa realizada globalmente pela EY (Ernst & Young) revelou que 97% das empresas acreditam que a governança corporativa é importante para seu desempenho geral. Sendo assim, organizações com práticas sólidas de governança tendem a ser mais bem-sucedidas em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo.
Saiba mais práticas relacionadas à governança corporativa, seus principais elementos e como pode ser aplicada na logística no nosso artigo sobre o tema.
Desta forma, a gestão de pessoas na logística não se resume apenas a contratar e demitir, mas envolve o desenvolvimento de competências, motivação, liderança e comunicação.
Principais estratégias para otimizar o desempenho do seu time na logística
Conhecer o modelo e propósito de negócio que está inserido
Independente da área atuante do seu time, seja ela mais operacional ou administrativa, como gestor, o primeiro passo é dominar como a empresa está inserida no mercado e qual a proposta de negócio.
Entendendo e acompanhando a fundo cada etapa do processo, o profissional pode identificar pontos fortes e fracos que podem diminuir a produtividade do seu time e comprometer a qualidade do serviço oferecido.
Definição clara de papéis e responsabilidades
Agora que você já sabe qual a proposta de negócio da sua empresa, o passo seguinte é mapear e delimitar as atividades da sua área, para que cada membro da sua equipe saiba exatamente qual é o seu papel e suas responsabilidades. Isso evita confusões e sobreposições de tarefas.
Elaborar um fluxograma é uma estratégia eficaz, pois proporciona uma visão ampla das funções de cada um do time, além de auxiliar em outro processo fundamental para uma gestão de processos na logística: a comunicação.
Comunicação fluida e eficaz
Uma comunicação clara e eficiente entre os times é um dos pilares da gestão de pessoas na logística para poder integrar os diferentes processos em encontro a um único propósito: o desenvolvimento sustentável do negócio.
Como gestor, é seu papel estabelecer rituais e canais entre o seu time para alinhar expectativas, resolver pendências e monitorar as atividades e entregas diárias. Além disso, tenha um canal aberto com outras equipes da empresa para que possam trocar informações rapidamente e resolver pendências em conjunto.
Capacitação e treinamento
O setor de logística e transporte está em constante desenvolvimento para se adequar às complexidades do mercado pós-pandemia, que possui características como: omnicanalidade, experiência para o cliente final, controle das operações em tempo real, automação, entre outras.
Pensando nisso, ofereça treinamentos regulares para seu time, abordando desde técnicas operacionais até o uso de novas tecnologias. Isso não só melhora as habilidades dos colaboradores, mas também aumenta a motivação e o desempenho dos resultados, pois a equipe estará melhor preparada para enfrentar desafios de maneira inteligente.
Feedback e reconhecimento
O monitoramento contínuo do desempenho e o fornecimento de feedback construtivo são práticas fundamentais para a gestão de pessoas em qualquer contexto empresarial.
Um feedback regular ajuda os colaboradores a entenderem seus pontos fortes e fracos em encontro a proposta da equipe. Além disso, reconhecer e recompensar um bom desempenho é uma maneira de manter a equipe motivada, principalmente em momentos de maior incerteza ou dificuldade.
Para isso, utilize indicadores de performance para avaliar a eficiência da equipe e identificar áreas de melhoria. Como mencionado anteriormente, o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que é uma ferramenta utilizada na gestão de pessoas e tem como objetivo aprimorar e construir habilidades e comportamentos, além de trabalhar o crescimento individual no âmbito profissional e pessoal.
Como reconhecimento, os programas de incentivo, por exemplo, bonificações por metas atingidas e reconhecimento público são ótimas escolhas para valorizar os esforços dos colaboradores e estimular a produtividade.
Mas, lembre-se! Para que esta estratégia seja bem implementada, permita que os seus liderados também possam oferecer suas opiniões a respeito da sua gestão. Este é um momento de troca em que ambas as partes possam aprender juntos e construir um ambiente colaborativo.
Se manter atualizado sobre o setor
Um bom profissional de logística deve estar atento ao que ocorre dentro da empresa, mas não pode se esquecer das demandas de um mercado que está em constante evolução.
Para não ficar para trás e se manter atualizado, crie um hábito de leitura e procure as últimas notícias do setor de logística, tendências do mercado externo, hábitos de consumo dos clientes, dentre outros conteúdos mais especializados.
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Utilização de softwares para gestão
A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de pessoas na logística. A previsão para o mercado global de software de logística é de crescimento de 4,52% de 2024 a 2028, atingindo um volume de US$ 24,19 bilhões durante o período, de acordo com a empresa americana, SmartTek Solutions.
Softwares de gerenciamento logístico, sistemas de rastreamento e automação de processos ajudam a reduzir erros e aumentar a eficiência do time.
Entre as principais plataformas tecnológicas, podemos citar:
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Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP – Enterprise Resource Planning)
ERP ou Enterprise Resource Planning é um conjunto integrado de aplicativos para gerenciamento de dados, melhorando a visibilidade e garantindo um fluxo consistente de informações.
Este software auxilia os processos de diferentes frentes de uma empresa, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
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Sistemas de Gerenciamento de Pátio (YMS – Yard Management System)
Este software foi projetado para supervisionar a movimentação de veículos nos pátios de transporte, fornecendo visibilidade a todo momento e permitindo que as empresas coordenem o carregamento, descarregamento e preparação de reboques em tempo hábil.
Para empresas que possuem múltiplas remessas de entrada e saída, o YMS se torna indispensável, possuindo recursos como programação de portas da doca, rastreamento de ativos e gerenciamento dos portões.
Desta maneira, ele garante um fluxo de tráfego eficiente, reduz o congestionamento do pátio e minimiza os tempos de espera, contribuindo para tempos de entrega mais rápidos, taxas de sobreestadia reduzidas e maior precisão do estoque.
É um tipo de software amplamente utilizado nas indústrias de manufatura e varejo, responsável por rastrear todos os materiais e mercadorias à medida que entram e saem do armazém. Deste modo, ele auxilia na otimização de todos os processos do seu estoque.
Além disso, o WMS pode trabalhar conjugado com inúmeras tecnologias: código de barras, QR Code, RFID, RTLS, esteiras, transelevadores, dentre outras tecnologias de rastreamento.
É um programa ou plataforma de logística que utiliza da tecnologia e princípios, como o IoT (Internet das Coisas), computação em nuvem e machine learning para auxiliar empresas do setor a executar, planejar, otimizar e gerir diversas etapas da cadeia de suprimentos, como a movimentação e organização das mercadorias, documentação e monitoramento. Tudo isso, concentrado em um sistema que garante uma visibilidade ampla e detalhada de toda a operação.
Como podemos observar ao decorrer do artigo, a gestão de pessoas na logística é um desafio que pode ser superado com a adoção de estratégias eficazes.
Investir em capacitação, utilizar tecnologia, definir claramente papéis e responsabilidades, manter uma comunicação eficaz, monitorar desempenho e reconhecer esforços são passos fundamentais para otimizar o desempenho da equipe.
Saiba como otimizar o desempenho do seu time com a plataforma Uello 360
A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
Veja resultados positivos refletidos na operação da sua empresa com uma tecnologia que visa facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
Nossa plataforma tecnológica Uello 360, é composta por módulos que melhor se ajustam a sua operação:
Conjunto de ferramentas para auxiliar armazéns no cross docking e no fluxo físico de pedidos
- Check-in e check-out
- Pesagem e cubagem
- Romaneio
- Embarque
- Expedição
Ferramenta amigável
Integração com ERP, CRM, TMS, WMS, e-commerce e outros.
Torre de Controle: visibilidade em tempo real das entregas do início ao fim
Experiência intuitiva, dinâmica e simplificada dos principais potenciais obstáculos que possam comprometer as entregas nas operações de última milha:
Visão holística
Visualize todas rotas e seus status em um único lugar.
Inteligência em tempo real
Tomada de decisões instantâneas, priorizando a visão de rotas com maior tempo sem atualização.
Customização de tags e alertas que melhor se adequa a sua operação
Além de eventos predefinidos, nossa interface possui a capacidade de adicionar eventos que melhor se ajustam à operação da sua empresa.
Análise de dados importantes da rota selecionada em formato de gráfico
Utilizando da geolocalização precisa de cada parada, é possível acompanhar se o trajeto da entrega está conforme o planejado pelo roteirizador.
Integração com as principais soluções de comunicação do mercado para o contato direto com os motoristas
CRM, WhatsApp, SMS e outros sistemas.
Maior eficiência e controle para gestão dos pedidos e operações
Com a nossa plataforma, é possível automatizar seu planejamento de rota e maximizar a qualidade das suas operações last-mile com um mecanismo de roteamento flexível acoplado a algoritmos que geram melhores resultados.
Experiência premium para o cliente final
A uma notificação de distância, através de E-mail, SMS ou WhatsApp, o cliente pode acompanhar o status das suas compras em tempo real.
Comunicação 360° com os principais agentes da cadeia
Aplicativo do Entregador
Centralize todas as ações dos motoristas em uma única plataforma para maior precisão e pontualidade nas entregas:
- localização em tempo real, baixas e eventos instantâneos
- ePOD (Comprovante de Entrega) via foto, assinatura ou outras integrações digitais
- NPS da entrega e do motorista
Uello Express | Aplicativo do Transportador
Fornecimento de ferramenta autônoma, tecnológica e simplificada para transportadores parceiros, a fim de oferecer melhor gerenciamento dos seus usuários de armazém e motoristas.
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