Segundo previsões apresentadas na pesquisa Transparency Market Research, a expectativa é que o mercado global de logística valerá 15,5 trilhões de reais em 2023. Esse número reflete a movimentação de pedidos e mercadorias que, ainda de acordo com o levantamento, será de 92 bilhões de toneladas. Para isso, o setor tem investido em tecnologia com o propósito de tornar os processos e operações mais eficientes.
Com a pandemia da COVID-19, o mercado do varejo online, que já vinha numa crescente devido aos apps e as redes sociais, se tornou uma saída para as empresas que ainda não investem neste canal ou que não estavam presentes, além de mais opção de compra para os consumidores, que possibilitou terem a sua disposição um shopping ou centro comercial sem precisarem sair de suas casas.
No ano passado, o e-commerce movimentou R$169.59 bilhões, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e apresentado na pesquisa ABComm Forecast, número que representa um crescimento de mais de 18 bilhões em relação ao faturamento do ano anterior. Para 2023, a expectativa é que o canal fature de R$ 185,7 bilhões até R$ 232.51 bilhões em vendas.
É pensando neste cenário que a logística assume um papel fundamental na movimentação e entrega de mercadorias, seja nas operações voltadas ao mercado do B2C, entrega de pedidos para os clientes finais (consumidores), quanto ao B2B, no estoque e abastecimento de empresas.
Além disso, para suprir esta demanda, muito vem se falando na nova era do setor de transporte e supply chain, ou seja, na logística 4.0, pautada em processos que utilizam da tecnologia para tornar as operações muito mais eficientes, otimizadas e assertivas.
Neste guia, a Uello apresenta um panorama sobre a logística 4.0 com as principais funcionalidades e características, e os benefícios de adotar esta tendência para o seu negócio. Confira:
O que é logística 4.0?
Logística 4.0 é um termo referente à evolução do setor nos últimos anos, pautada na automação e digitalização de alguns processos e etapas das operações.
Como funcionam os processos da logística 4.0?
Utilizando de sistemas e plataformas de automação e gestão, como por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management), Business Intelligence (BI), WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), é possível ter maior visibilidade, controle e gestão do seu negócio.
De acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “Diagnósticos da automação no Brasil”, revela que os sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas estudadas pela associação. Isso é resultado da busca constante por melhorias no mercado, que por muito tempo se pautou no processo tradicional, como o dos Correios, mas que hoje com o crescimento do e-commerce e com as tecnologias disponíveis, possibilita ter mais velocidade, eficiência e visibilidade em diversas etapas do processo, permitindo unificar e passar informações entre todos os participantes da cadeia logística, seja clientes, fornecedores e transportadores.
Quais suas principais características?
Para que isso aconteça, a logística 4.0 é pautada em alguns conceitos:
IoT (Internet das Coisas)
Como o próprio nome já revela, este é o princípio básico da logística 4.0, ou seja, a utilização da internet para conectar veículos, fazer integrações entre sistemas, receber e armazenar dados, realizar rotas, dentre outras funcionalidades.
Resumidamente, esta característica é a conexão e o que possibilita que todas as funções possam ser desempenhadas em uma operação logística moderna.
Big Data
Em um setor com a movimentação e armazenamento de um grande volume de dados, seja de pedidos, estoque, rotas, base de motoristas e veículos, se faz necessário uma funcionalidade capaz de gerenciar todas essas informações, assim, é possível ter uma visão e acompanhamento de toda a operação, evitando a perda de dados e o preenchimento e uso de inúmeras planilhas, ação que aumenta as chances de retrabalho e diminui a eficiência.
Cloud Computing (Computação em Nuvem)
Por último, para manter todas essas informações em segurança e sem a necessidade de um espaço físico, os documentos e arquivos podem ser armazenados no próprio sistema, o que permite não somente assegurar os dados e evitar que eles se percam, mas também que eles possam ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.
Quais são as principais funcionalidades?
Com o uso da tecnologia, é possível realizar tarefas como:
- emissão de notas fiscais;
- comprovantes de entregas;
- etiquetas de envio;
- separação das mercadorias em rotas;
- dentre outras atividades de maneira assertiva e ágil, evitando interferência na produtividade e possibilitando maior controle sobre as informações.
Tudo isso possibilita que o seu time possa concentrar esforços em demandas mais estratégicas e analíticas, contribuindo também para maior eficiência da operação, diminuindo as ocorrências de extravios e atrasos, e proporcionando maior visibilidade sobre o seu negócio, através da análise do número de pedidos em determinado período, prazo médio das entregas, valor sobre o frete, performance de rua, etc.
Em geral, o uso de plataformas e sistemas para gestão e automação dos processos logísticos permite que você possa simplificar e agilizar atividades mais dispendiosas, e identificar pontos que está fazendo certo e a serem melhorados, assim, otimizando sua operação e promovendo aos seus clientes e aos clientes finais maior satisfação e experiência.
Quais são os principais benefícios?
Otimização do Fulfillment
Quando olhamos em uma lente macro, há diversas atividades e ações a serem realizadas ao longo da operação, indo desde a entrada do pedido até a entrega no endereço final. Com um maior controle, automação e transparência dos processos, é possível realizar diferentes etapas de maneira ágil, reduzindo custos e tempo, e evitar futuros problemas.
Rastreamento em tempo real
Estes sistemas disponibilizam da ferramenta de monitoramento de frotas, permitindo que as entregas sejam visualizadas em tempo real.
Esta funcionalidade ainda possibilita maior comunicação entre os participantes da cadeia, ou seja, para os clientes/parceiros que podem obter maior visibilidade dos pedidos, e para os clientes finais, que podem receber mensagens sobre o status da entrega por canais como e-mail, SMS, WhatsApp, etc. Tudo isso, eleva a experiência e impulsiona sua empresa à frente da concorrência.
Para saber mais sobre as vantagens e funcionamento dessa ferramenta, confira nosso artigo sobre rotas inteligentes.
Redução de custos
Quando nos referimos a logística voltada para e-commerce, a última milha ou last mile, que consiste na entrega dos pedidos aos clientes finais, é a etapa responsável por 35% a 50% do custo total de entrega em todos os meios de transporte, segundo artigo da Deloitte.
E é levando esse fator em consideração que a tecnologia pode ser uma grande aliada para sua operação. Utilizando esses sistemas e plataformas de gestão, diminui o número de insucessos e gastos com combustível (considerando o uso das rotas inteligentes), por exemplo.
Resumindo, adotando o conceito da logística 4.0 no seu negócio, é possível:
- oferecer prazos e valores de fretes mais atrativos
- dedicar o time para atividades mais análiticas e estatégicas
- maior controle e visibilidade sob os pedidos e entregas
- monitoramento da frota
- integração e comunicação simplificada entre os parceiros
- redução dos custos na operação
- redução de perdas e insucessos nas entregas
- oferecer uma experiência premium aos clientes finais
- maior gestão de todos os pontos da operação
Quais são os desafios da logística 4.0?
Por fim, a adoção da tecnologia na gestão dos processos é uma prática que vem ocupando aos poucos o mercado de maneira geral, independente do setor, e que demanda o investimento robusto de capital e de tempo para alterar uma cultura e organização pré-estabelecidas.
E na logística não é diferente, é válido lembrar que o mercado de transportes e entregas no Brasil ainda atua de maneira mais tradicional. De acordo com relatório NuvemCommerce, elaborado pela Nuvemshop, atualmente, cerca de 50% desde micro a grandes lojistas brasileiros e internacionais ainda utilizam o serviço dos Correios. Como consequência há uma falta de funcionários qualificados que trabalham na área e possuam conhecimentos em tecnologia, e também a falta de uma infraestrutura que comporte uma internet rápida e aparelhos com excelentes processadores para rodar os sistemas e plataformas de automação.
Para isso, uma solução é considerar parceria com empresas de logística mais modernas, que possuem em sua expertise o uso da tecnologia para impulsionar as operações.
Conheça a Uello e conte com mais tecnologia nas suas operações logística
A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma empresa especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços de transporte e tecnologia para a operação de grandes empresas do e-commerce, e já fomos premiados no Prêmio BBM de Logística 2022, empresa destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão 2022 e vencedores duas vezes consecutivas do Prêmio 100 Startups to Watch.
Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.
Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp.
Por último, possuímos também a nossa solução SaaS, uma plataforma que possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final.
Entre os principais diferenciais da nossa tecnologia, estão:
Empresa Brasileira
Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil
Experiência excepcional e Pós-venda
A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia.
Visibilidade e transparência das entregas
Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.
Eficiência Operacional
Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.
Redução de custos
- Automatização de processos.
- Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
- Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).
Unificação de processos e sistemas
- Simplifica modelos de negócios.
- Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
- Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.
Implantação ágil e consultiva
- Solução adaptável às características de negócio do cliente.
- Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
- Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.
Saiba mais! Acesse nossa página e conheça nossa solução tecnológica para a gestão completa da sua operação logística.