Mercado pet: a grande tendência do e-commerce

Neste artigo, a Uello discute e traz insights sobre um setor que não para de crescer: o mercado de pet.

De acordo com dados apontados pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves no mundo e é o segundo principal mercado de produtos do setor.

Segundo a projeção do Instituto Pet Brasil, baseado nos dados até o terceiro semestre de 2020, o Brasil apresentou R$40,1 bilhões de faturamento na área, 13,5% a mais do que em 2019. A pandemia apenas deu maior abertura para um mercado que já vinha crescendo.

Atualmente, o setor de pets oferece produtos de alimentação, itens de higiene, além de serviços veterinários, banho e tosa e acessórios como brinquedos e vestuário. É possível encontrar hipermercados, inclusive com funcionamento de 24 horas, hotéis e serviços de sitter (babá) e dog walker (pessoas contratadas para levar os animais para passear).

Rodrigo Albuquerque, diretor-executivo do Grupo Pet Brasil – holding que abriga marcas/franquias, clínicas veterinárias, soluções de pagamento e gestão – discute em matéria para a Folha de São Paulo a nova visão do cliente que contribuiu para esse “boom” do mercado:

 “O animal, que ficava do lado de fora da casa e se alimentava com restos de comida, virou um filho. A humanização ganhou força do ponto de vista do consumidor, e, do ponto de vista do lojista, veio a necessidade de profissionalização”.

mulher contente com seu pet
Fonte: Canva

Isso significa que, nos últimos anos, os donos de pets passaram a investir mais em seus animais. Hoje, eles são considerados um membro da família. O mercado enxergou essa mudança: grandes players do setor como Cobasi, Petlove e Petz investiram na digitalização dos negócios, além de aquisições de outros nichos da área, como serviços de cuidados veterinários, de passeio, hospedagem e até de mídia. A Cobasi anunciou a compra da plataforma de cuidados animais, a Pet Anjo, enquanto, a Petlove comprou a VetSmart e a Vetus, além de uma fusão com a DogHero, plataforma que conta com serviços de passeio, hospedagem e tutores de animais. A Petz, uma das principais lojas com maior representatividade de marca, de acordo com relatório da Conversion lançado em março deste ano, adquiriu a Cansei de Ser Gato, plataforma de conteúdos que possui um dos podcasts mais ouvidos no Brasil em 2020, o “PodCat”, além de oferecer acessórios para gatos no e-commerce. Recentemente, a Petz também comprou a plataforma Zee.Dog e suas subsidiárias.

Segundo o mesmo relatório da Conversion sobre o mercado de comércio eletrônico em 2020 – em que quinze setores foram analisados -, o de Pet estava entre os dez que obtiveram aumento de mais 30% no YoY (Year over Year*) com crescimento de 88,4%, ficando apenas atrás do setor de importados. Já em relação à métrica Share of Search, que se refere à parcela de busca de uma marca dentro da categoria em que atua, no setor de Pet, as buscas são reflexo dos três players do mercado de animais de estimação: Petz (47,5%), Cobasi (35,5%) e Petlove (10,4%). Já as análises deste ano apontada pela recente pesquisa da 44ª edição do Webshoppers, relatório sobre e-commerce no Brasil elaborado pela Ebit | Nielsen, sobre as análises do primeiro semestre de 2021 revelam alta de 56% no faturamento e 48% nos pedidos do segmento de Pet Shop.

Outro fator que contribui para este crescimento no mercado foi o isolamento provocado pela pandemia e a sensação de solidão decorrente, que fez com que muitas pessoas adotassem animais domésticos para fazer companhia. O Nubank, banco digital, contabilizou um aumento de 73,1% no número de clientes que tiveram gastos com o segmento pet em 2020, comparado ao ano anterior, o que demonstra o aumento de novos donos de pet de primeira viagem. 

Também, em matéria para Folha de São Paulo, Nelo Marranccini Neto, presidente do Instituto Pet Brasil, aponta algumas tendências do segmento pós-pandemia:

  • E-commerce continuará em evidência, mas isso não significa o declínio das lojas físicas. Marranchini destaca que após o avanço da vacinação, os consumidores voltarão a frequentar as lojas, já que muitos possuem o hábito de passear com seus pets e utilizar os serviços dos hipermercados.
  • Maior consumo de rações especiais com ingredientes naturais e produtos ecológicos, como areias sanitárias feitas de materiais biodegradáveis e outros recipientes para coleta de excrementos fabricados com materiais que se dissolvem no ambiente. Vale lembrar que esses produtos de categoria premium são, em sua maioria, importados. Portanto, a alta do dólar contribui para o crescimento do faturamento.

* Year over Year é um método de avaliação de dois ou mais eventos medidos para comparar os resultados de um período e outro em uma base anualizada, sendo ​​uma forma popular e eficaz de avaliar o desempenho financeiro de uma empresa.

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