Micro-fulfillment centers: o que são e como funcionam

A Uello preparou este artigo especial reunindo o conceito de micro-fulfillment centers (MFCs) e as principais transformações que a solução traz para o setor de logística.

Atualmente, com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as instituições precisam mostrar seus diferenciais para se destacarem em meio aos desafios. Além disso, a demanda de produtos aumentou devido à consolidação do canal digital de vendas, portanto, é necessário espaço de armazenagem tanto para o varejo físico quanto o online.

O setor de logística, principalmente o varejo, passou e ainda passa por uma enorme transformação digital, devido à mudança de hábito de compra do consumidor que se estabeleceu durante a pandemia da COVID-19. Segundo análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce deverá atingir R$ 185,7 bilhões só em 2023.

Com esse crescimento do comércio eletrônico, a área de logística precisa se preparar e se adaptar às novas demandas e tecnologias do mercado. Uma solução para o novo cenário comercial são os micro-fulfillment centers (MFCs), os quais têm se mostrado extremamente eficazes quando falamos na logística de same day e last mile.

A Uello preparou este artigo especial reunindo o conceito de micro-fulfillment centers (MFCs) e as principais transformações que a solução traz para o setor de logística.

O que é um micro-fulfillment center?

O micro-fulfillment centers (MFCs) é uma estratégia que coloca armazéns de pequena escala em locais urbanos densamente povoados, mais próximos do consumidor, para melhorar os prazos de entrega. Essas estruturas são acompanhadas da tecnologia, como a automação robótica, que permite diminuir custos com a mão de obra e passa a ter mais eficiência.

Muitas das unidades MFC atuam no modelo de estoque vertical, possibilitando um maior espaço para estocagem em um local de menor dimensão. Com essa estrutura diferenciada a localização é mais fácil de ser alocada, já que não precisa de um grande espaço, podendo até ser dentro do próprio estabelecimento.

Quais as etapas do fulfillment?

O sistema de estocagem engloba cinco etapas, sendo elas: estoque, separação, embalagem, transporte e pós-embalagem. Confira abaixo na imagem como funciona:

Infográfico das 5 etapas de micro-fulfillment centers
Imagem: 5 etapas de micro-fulfillment centers

Quais as vantagens do micro-fulfillment para o varejo?

Velocidade nas entregas

Como o estoque de mercadoria está estrategicamente mais próximo do consumidor final,  a agilidade vai ser maior, beneficiando ambos os lados, cliente e vendedor, tendo uma experiência mais consolidada com o comprador.

Redução de custos

Com a eliminação da necessidade de um armazém próprio, o serviço fulfillment diminui custos fixos de manutenção da estrutura física, segurança e pessoal envolvidos. E também para o lado do consumidor tem uma queda nos preços do frete, já que o produto está armazenado mais próximo do destino.

Segundo a pesquisa da Opinion Box em parceria com a Octadesk, em uma entrevista com 2 mil consumidores o principal fator que influencia na compra final é se o produto possui frete grátis, quesito citado por 79% dos questionados.

Armazenagem Diferenciada

Com um armazém com menor espaço de estocagem, a otimização de espaço deve ser bem trabalhada, normalmente no modelo vertical para o local ser bem aproveitado. Através disso, os produtos são organizados de maneira coerente e inteligente, levando aos lojistas um maior controle e visualização. 

Satisfação dos clientes

Sendo um dos principais pilares para alavancar esse tipo de logística, é de suma importância ter como foco principal o relacionamento com o consumidor final. Com a proximidade do cliente com o centro de distribuição, o cumprimento no prazo de entregas é mais fácil de ser batido, além disso, os produtos chegam bem embalados e com mais proteção. 

Mas qual é o diferencial do fulfillment para os outros centros?

O sistema fulfillment conta com todas as etapas logísticas que foram citadas anteriormente, enquanto um centro de distribuição é composto por apenas uma parte, que seria a armazenagem do produto, as outras etapas como a embalagem não são produzidas no local, já que a mercadoria já chega empacotada e ficam armazenadas até serem transportadas ao ponto final. 

Outro ponto de diferença é que em um armazém comum a mercadoria permanece no local por pouco tempo, não passando de 24 horas. Já no modelo fulfillment, as mercadorias se adaptam a demanda de compra da região, então permanecem um tempo maior no galpão.

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A Uello pode ser a parceira ideal para o seu negócio! Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços de transporte e tecnologia para a operação de grandes empresas. 

Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com  torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.

Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp. 

Por último, possuímos também a nossa solução SaaS, uma plataforma que possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. 

Entre os principais diferenciais da tecnologia Uello, estão:

Empresa Brasileira

Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.

Experiência excepcional e Pós-venda

A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.

Visibilidade e transparência das entregas

Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.

colagem da tela de mensageria da Uello

Eficiência Operacional

Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.

Mapa do roteirizador da plataforma Uello

Redução de custos

  • Automatização de processos.
  • Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
  • Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).

Unificação de processos e sistemas

  • Simplifica modelos de negócios.
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Implantação ágil e consultiva 

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