Pickup Store: o que é e como funciona na prática   

Neste artigo apresentamos a você o significado do termo Pickup Store e suas funcionalidades no setor logístico.
Vendedora de braços cruzados sorrindo

   Segundo a pesquisa feita pela Opinion Box, 7 em cada 10 consumidores disseram que a frequência de compras online aumentou no último ano. Com isso, é preciso se reinventar para atrair o cliente de volta ao modelo presencial.

Uma ótima abordagem para as empresas aumentarem o tráfego de clientes na loja, ao mesmo tempo, em que conectam suas experiências offline e online.  O Pickup Store se popularizou após a pandemia da COVID-19, ainda mantendo o comodismo da realização das compras online, porém, disponibilizando a retirada nas lojas físicas.

Esse modelo é comum hoje em dia no setor de varejo, onde o consumidor se depara com essa etapa na finalização da compra, e com a entrega mais facilitada e gratuita, a probabilidade de acabar acatando em retirar o produto presencialmente aumenta.

A Uello preparou este artigo pensando nessa temática de Pickup Store, trazendo o significado e como isso pode auxiliar no seu negócio. Confira!

O que é o Pickup Store?

O termo significa comprar online e retirar na loja. Como os compradores ficam muito ocupados para explorar as coisas na loja e preferem comprar online, essa prática se expandiu em popularidade, revelando um novo hábito de consumo da população.

A retirada na loja pode assumir várias formas:

  • Retirada na calçada quando os clientes não precisam sair de seus veículos (ou seja, carro) para receber o pacote adquirido;
  • Compra online com devolução na loja;
  • Reserva online com levantamento na loja (o cliente espera até ao momento do levantamento na loja para efetuar a compra).

Seja como for, a retirada na loja ainda desempenha um papel importante. Qual é a única coisa que todos esses modelos têm em comum? Eles oferecem uma abordagem clara para conectar as experiências de varejo online e offline. Isso permite que os clientes passem facilmente de um para o outro.

Com isso surge uma nova modalidade de vendas omnichannel. Trata-se do Ship From Store (SFS), estratégia que utiliza o estoque da loja como centro de distribuição. Dessa forma, os consumidores que efetuam a compra online buscam suas compras no local, ou as transportadoras retiram as mercadorias nesse local, para entregas.

Quais são os benefícios que o Pickup Store oferece?

De fato, a retirada na loja pode trazer muitos benefícios. A vantagem mais visível é a conveniência, os clientes podem escolher livremente o que é mais conveniente para eles. Além disso, os consumidores também podem economizar nos custos de entrega, ao irem diretamente à loja por conta própria. 

Os métodos de retirada na loja também podem diminuir a taxa de devolução. Isso ocorre porque os clientes podem verificar os itens na realidade antes de concluir o processo de compra.

Com o deslocamento até o comércio, o consumidor ao retirar a sua mercadoria pode acabar se interessando por outros produtos expostos no local, e acabar comprando mais itens. Colocar itens na visão do cliente, por todo o seu caminho percorrido até o centro de retirada de sua entrega, é essencial para que a visualização de novidades da loja seja possível.

Etapas do Pickup Store

No geral, os clientes desejam uma variedade de opções e flexibilidade na forma como seus pedidos são atendidos, bem como a capacidade de realizar compras e devoluções de maneira rápida e fácil. Para atender a essa necessidade, na visão mais geral, geralmente funciona a retirada na loja:

1.Pedido na Plataforma

A primeira etapa é quando os clientes fazem um pedido por plataformas online. Quando se trata de retirada presencial, é importante que os varejistas ofereçam conveniência, permitindo que os clientes finalizem as compras on-line ou no aplicativo, ao mesmo tempo, em que escolhem o horário de retirada e o local da loja. O consumidor pode escolher quando e onde retirar seus itens.

2.Recebimento do pedido pela empresa

A seguir, a empresa atende o pedido e se o item estiver em estoque na loja local preferida do cliente, um funcionário da loja pode encontrar, escolher e embalar rapidamente o pedido a ser retido para o cliente. 

3.Notificação

Quando estiver pronto, o funcionário pode notificar o cliente por e-mail ou mensagem de texto que está disponível para retirada. Isso economiza muito tempo dos consumidores nos corredores.

Vendedora embalando as compras da consumidora – Fonte: Canva

Caso a loja não tenha o artigo, o associado terá de o encomendar numa loja ou armazém próximo. O cliente será avisado quando chegar e estará pronto para retirada no local escolhido.

4.Entrega do produto

O cliente finaliza indo até o local e retirando o produto. Acima de tudo, os consumidores devem ser orientados sobre os procedimentos para retirar seus itens comprados em ambos os casos. Isso inclui receber uma mensagem de texto, notificação push ou e-mail com um recibo, ou código QR para o pedido. Também deve haver instruções rápidas e fáceis sobre onde o item estará na loja.

Qual a diferença entre Pickup Store e Ship From Store?

O Pickup Store, como vimos anteriormente, trata-se de uma ação de busca do produto a ser realizada pelo consumidor. Onde o mesmo realiza a compra de um produto na loja virtual, e pode optar pela retirada do mesmo na loja física mais próxima da sua localidade.

Já o termo Ship From Store, está ligado à logística de entrega adotada por uma empresa, sendo o método de envio dos pedidos realizados pelos consumidores de maneira online, que serão entregues a partir de uma loja física, e mercadorias presentes no local. 

A Uello conta com essa modalidade de entrega. Na nossa operação de SFS, os pedidos são retirados em lojas físicas, sejam as localizadas em centros comerciais quanto às localizadas em shoppings. As rotas permitem que os motoristas dirijam-se às lojas mais próximas ao raio onde estão concentrados os clientes finais. Na loja, os motoristas devem apresentar a nota fiscal do pedido para a coleta, e então, seguir ao destino final.

Conheça a Uello e nossas modalidades de entrega!

Sabia que a Uello conta com o modelo Ship From Store? Conheça mais sobre as nossas modalidades de entrega!

Somos uma logtech especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços de transporte e tecnologia para a operação de grandes empresas do e-commerce, e já fomos premiados no Prêmio BBM de Logística 2022, empresa destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão 2022 e vencedores duas vezes consecutivas do Prêmio 100 Startups to Watch.

Nossa expertise é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com  torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas. Além disso, a partir de uma integração simplificada, oferecemos maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas.

Conheça um pouco mais da nossa operação de entregas no vídeo abaixo:

Nosso sistema de tracking também visa maior experiência para os clientes finais, disponibilizando o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular, seja por SMS, e-mail e WhatsApp. 

Por último, possuímos também a nossa solução SaaS, uma plataforma que possui diversos módulos que apoiam sua operação logística de entregas do início ao fim, através de um ecossistema integrado que permite gerenciar, acompanhar, controlar e customizar sua operação, além de encantar o cliente final. 

Entre os principais diferenciais da tecnologia Uello, estão:

Empresa Brasileira

Expertise de mercado com atuação consultiva e ágil.

Experiência excepcional e Pós-venda

A Uello possui uma equipe especializada no suporte das operações e que busca soluções ágeis para dificuldades que possam ocorrer no dia a dia, tudo controlado na nossa plataforma.

Visibilidade e transparência das entregas

Rastreamento e notificação em tempo real dos pedidos para a operação, motoristas e cliente final.

Eficiência Operacional

Alertas e monitorias através da torre de controle que facilitam a tomada de decisão na hora certa.

Redução de custos

  • Automatização de processos.
  • Flexibilidade entre frotas próprias e terceiras.
  • Digitalização de documentos (comprovantes de entrega).

Unificação de processos e sistemas

  • Simplifica modelos de negócios.
  • Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
  • Ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional.

Implantação ágil e consultiva 

  • Solução adaptável às características de negócio do cliente.
  • Solução em constante expansão, acompanhando tendências de mercado
  • Fluxo contínuo de lançamentos de features para segmento logístico.

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