Com a pandemia, o canal de compra online se popularizou e impulsionou novos hábitos e comportamentos de consumo. Agora, o e-commerce se destaca entre os consumidores e é mais uma porta de faturamento para os vendedores. Com isso, novos desafios surgiram na logística.
É visível que o varejo e o consumo passaram e vêm enfrentando o processo da transformação digital, ampliando os canais de compra e dissolvendo as barreiras entre o online e o físico. Esse novo modelo vem exigindo prazos mais curtos, mais variedade de produtos e melhor experiência e comodidade por parte dos consumidores, que vem moldando um consumidor atualizado, sendo mais exigente e consciente. Isso ocorre juntamente com o avanço do e-commerce e omnichannel, que possuem prazos mais curtos, mais variedade de produtos e comodidade por parte dos consumidores.
A logística 4.0 vem modernizando toda a operação, desde o modelo de estoque até todo o planejamento de uma entrega, com mais otimização e velocidade. O futuro da logística será cada vez mais próximo de novas tecnologias.
Pensando nisso, a Uello preparou este artigo sobre as tendências de logística previstas para 2024 e os novos desafios nas entregas no Brasil.
O que esperar da logística em 2024?
De acordo com dados coletados no portal E-commerce Brasil, em 2022, o comércio digital brasileiro obteve o maior crescimento de toda a América Latina: foram US$ 8,1 bilhões em vendas a mais em comparação ao montante de 2021.
Já, em relação às projeções para o e-commerce no Brasil, a expectativa é de que até 2024 haja um crescimento de 56% nas vendas, segundo a Worldpay from FIS.
Com esse canal se tornando cada vez mais popular, as exigências do mercado para processos mais sustentáveis e a transformação digital impulsionando operações da cadeia de suprimentos, algumas tendências já estão se tornando mais presentes no cotidiano do setor logístico. Confira a seguir 7 tendências de logística para 2024:
Logística Verde
Logística verde ou eco-logística ou até Green Supply Chain Management, é um conjunto de políticas sustentáveis com o propósito de reduzir o impacto ambiental que uma empresa causa, encontrando um equilíbrio entre o lado ecológico e econômico.
A sustentabilidade é algo cada vez mais discutido no âmbito empresarial, pois os números são preocupantes. De acordo com pesquisa feita pela IBM (Institute for Business Value), nos últimos anos, aproximadamente 80% dos consumidores se preocupam com o meio ambiente, sendo influenciados por marcas que ofereçam produtos e tenham processos sustentáveis.
Um estudo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2021, mostrou que o transporte é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil.
A Logística reversa é um dos pilares desse movimento, pois tem o foco no retorno das embalagens e qualquer resíduo que for gerado ao fabricante do produto comprado. Também é possível implantar uma política sustentável no setor logístico com algumas outras ações:
- Uso de roteirização inteligente para otimizar as rotas de entregas, reduzindo a emissão de gases poluentes;
- Gestão de frotas visando veículos mais ecológicos e melhor distribuição do transporte;
- Uso de embalagens feitas de materiais recicláveis e sustentáveis, e melhor controle dos resíduos.
Abordamos mais profundamente esse tema em nosso artigo “Guia da Logística Verde: como funciona e exemplos”, entenda sobre consciência ecológica do ESG e como implementar esse movimento em seu negócio.
Melhor desempenho nas entregas
Investir em personalização de compra não é mais uma novidade, e sim uma exigência do mercado e principalmente, do consumidor. Experiências personalizadas e com foco total nos clientes devem ser prioridade de qualquer empresa. Essa é a única forma de corresponder às expectativas dos usuários.
Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em que 80% dos consumidores entrevistados revelaram que entre os fatores que impactam na hora de finalizar uma compra, estão os depoimentos ruins de outros clientes.
As reclamações relacionadas ao e-commerce também aumentaram. Segundo o Procon-SP cresceu, 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021. No ano de 2019 o total de reclamações foram 78 mil, já no primeiro trimestre de 2022 esse número subiu para 128 mil queixas, como mostra o gráfico a seguir:
Tecnologia em Ação
As rápidas mudanças no mundo da tecnologia fizeram com que as empresas tivessem que adaptar os seus negócios a essa nova realidade. Muitas companhias que nasceram de ideias atreladas ao mundo físico precisaram rever alguns modelos, trazendo soluções modernas para otimizar seus resultados.
Essa mudança de mentalidade em uma corporação, deve ser acompanhada de uma abertura para transformações bruscas. Com esse rompimento de paradigmas a inovação tomará conta e alavancará um crescimento do negócio, assim também garantindo um lugar no futuro.
A tecnologia também auxilia na gestão, como os sistemas WMS que administra os estoques, com otimização e integração e o TMS que atua no rastreamento dos veículos em tempo real, tendo um maior controle de informação.
Essa mudança é a transformação digital, e abordamos mais profundamente esse tema em nosso artigo: “Saiba como promover a transformação digital através da nossa plataforma SaaS”. Entenda como você pode promover a transformação digital na sua operação logística por uma plataforma tecnológica.
Automatização de processos
A automatização já faz parte da gestão de muitos softwares na área da logística, como no rastreamento em tempo real, sem a necessidade de comunicação constante entre a torre e o motorista. Isso advém de tendências que já estão em constante crescimento, como Machine Learning e Big Data.
A Indústria brasileira está mais digital do que a de cinco anos atrás. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) comprova a informação anterior, em 2016 cerca de 48% do setor industrial usava alguma tecnologia digital, em 2021 o percentual atingiu 69%.
Contudo, a maioria das empresas ainda utiliza uma quantidade baixa de tecnologias, tornando a automatização mais demorada.
Inteligência artificial
Muitos filmes no passado já faziam previsões que a inteligência artificial faria parte do cotidiano da sociedade, e no âmbito logístico não é diferente. Transformar máquinas e sistemas independentes, para poderem tomar as próprias decisões baseadas em dados, deixando de lado a intervenção humana, mas não completamente.
O auxílio que a I.A proporciona ao ser humano é essencial, pois é incomum reproduzir a inteligência humana por uma inteligência artificial tecnológica. Na área da logística vemos isso, na prática, nos armazéns que utilizam softwares de armazenagem.
Entregas same day
A busca por rapidez nas entregas é crescente, então priorizar entregas same day, que você recebe a sua encomenda no mesmo dia, é essencial garantir que os clientes necessitados de um produto com urgência comprem em determinadas empresas mesmo se o frete for um pouco mais caro.
As empresas que possuem esse estilo de entrega em sua gama de produtos, conquistam o cliente com algumas exclusividades, como:
- Vantagem competitiva: Essa prática aumenta o valor de mercado da empresa levando a empresa em outro patamar da concorrência;
- Encantamento do cliente: Com a satisfação de uma entrega rápida, qualquer comprador se sentirá motivado em voltar a fazer novas compras, independente do valor cobrado pelo frete, pois o consumidor final teve seu produto em mãos em pouco tempo;
- Redução nos custos: As entregas nessa modalidade podem ser facilitadas com transportadoras locais, que por consequência possuem um custo menor.
Omnichannel
O omnichannel está mudando o modo de comprar e também as preferências do consumidor. O cliente que anteriormente ia presencialmente até a sua loja, quer continuar com essa experiência, mas também quer possuir isso online. Isso é o que revela a Pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela Opinion Box e Dito. Conforme o levantamento, 84% dos consumidores gostam que lojas físicas e online estejam integradas.
Dessa forma, independentemente da maneira de compra utilizada pelo cliente, a sua experiência será a mesma. Mas ainda vai, além disso: na estratégia omnichannel, o cliente pode comprar na loja virtual e receber a partir de um entregador da loja física, retirar ou realizar a devolução lá, por exemplo.
O conforto para fazer compras é cada vez mais prezado pelos consumidores, como também uma imersão personalizada. Estudos da PricewaterhouseCoopers revelam que 48% dos clientes brasileiros (43% no mundo) aceitariam pagar mais para ter mais conveniência; 36% pagariam mais por um atendimento amigável e acolhedor (42% no mundo). O gráfico a seguir evidência a resposta para: “Quando os consumidores param de interagir com uma marca que adoram”?
Quais os maiores desafios da logística no Brasil?
As tendências também vêm acompanhadas de desafios, pois nem sempre é fácil seguir as mudanças que acontecem rapidamente no mercado, já que cada novidade demanda novas regulamentações, estratégias, resoluções e exige maior capacitação e conhecimento.
Como abordamos anteriormente, a sustentabilidade é um dos termos mais falados no âmbito da logística e também é um desafio, pois diminui os impactos ambientais causados pelo transporte onde o consumo de combustíveis fósseis é exorbitante, causando emissão de gases e acelerando as mudanças climáticas. É muito desafiador, mas é algo que pode ser feito com a adoção de rotas inteligentes e mais curtas, e também optar por combustíveis renováveis e veículos elétricos.
Mais do que um conjunto de práticas logísticas ecológicas, a sustentabilidade propõe uma verdadeira revolução na cultura corporativa. A mudança pode ser desafiadora, mas não pode ser deixada para trás.
Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022 mostram que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022, ou 64 quilos por pessoa no ano. A logística reversa é uma ótima opção para que o lixo que seria gerado após uma compra, possa ser reciclado e reutilizado por outros consumidores que comprarem novamente.
A gestão de informação é um tópico que merece atenção, o investimento em tecnologia para gerenciar melhor os pedidos, estoque e monitoramento é essencial para o aprimoramento de processos logísticos.
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