A entrega é uma das etapas essenciais para a experiência do consumidor no e-commerce. É através dela que a jornada que se inicia no ambiente virtual, passará a se tornar um fato real, concretizando o contato entre a marca e o consumidor.
Escolher um parceiro logístico para a sua loja online é essencial para fidelização de clientes e reconhecimento da marca. O serviço de transporte escolhido irá impactar na velocidade do prazo de entrega, em que estado o produto chegará na casa do cliente, no valor do frete e se o consumidor voltará a comprar da sua marca novamente e indicar a outros possíveis clientes.
Para isso, tenha em mente o tipo de produto vendido em sua loja virtual, em que localidade a maior parte do seu público-alvo se encontra, a quantidade do número de pedidos, dentre outros fatores para decidir qual ou quais transportadoras se adequam melhor a sua necessidade e negócio.
A seguir, a Uello apresenta um guia para escolher a transportadora ideal para o seu e-commerce:
Quais os tipos de transportadora
Segundo a Agência Nacional de Transportes, no Brasil, existem mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, que vão desde autônomos à empresas e cooperativas, somando cerca de 2 milhões de veículos circulando em território nacional.
Dentre os principais tipos de transportadoras estão:
Correios
Atualmente, cerca de 50% desde micro a grandes lojistas brasileiros e internacionais utilizam o serviço da companhia, de acordo com relatório NuvemCommerce, elaborado pela Nuvemshop. Um dos motivos é a abrangência em território nacional através de vias aéreas ou rodoviárias com a possibilidade de alcançar as regiões mais remotas do país.
Transportadoras Expressas
Como o próprio nome já diz, a transportadora expressa é aquela que realiza entregas mais urgentes, normalmente, é utilizada para produtos perecíveis, como flores, alimentos, bebidas, e medicamentos. Por este motivo, os custos de envio costumam ser mais elevados que em outros serviços desta lista.
As principais modalidades disponíveis no mercado são:
- Same Day delivery – entregas feitas no mesmo dia;
- Next Day delivery – entregas realizadas no dia seguinte ao pedido;
- Super Express delivery – entregas realizadas a poucas horas após o pedido.
Transportes rodoviários
O serviço rodoviário é o mais utilizado no país, e ele permite o carregamento de grande volume de itens, além de tamanho e pesos variados.
Couriers
As transportadoras dessa modalidade costumam fazer entregas mais rápidas e com preços mais acessíveis, além de possuírem poucas restrições em relação ao peso e tamanho das mercadorias.
Transportadora Especializada
Esse tipo de transportadora é comumente direcionada para produtos frágeis ou específicos que exigem modelos de veículos adaptados, embalagens especiais e de uma equipe de transporte qualificada para garantir a integridade e segurança das encomendas.
Social delivery
É um serviço de transporte feito por entregadores autônomos e que funciona de maneira colaborativa.
Transportadoras Internacionais
Esse tipo de transportadora realiza envios para localidades fora do território nacional. Como deve imaginar, o processo é um pouco mais burocrático do que as entregas feitas no Brasil. Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores na hora de contratar uma transportadora que ofereça serviços de entrega internacionais, como:
- Legislação e impostos do país de destino;
- Peso e dimensão dos produtos;
- Demais proibições existentes em relação aos produtos.
Pick up store, pick up point e lockers
Embora se apliquem como modalidades de envio invés de um serviço de transporte, essas plataformas funcionam para retirada de pedido, oferecendo aos consumidores maiores possibilidades na hora da compra.
As pick up stores são as próprias lojas físicas que são utilizadas como ponto de retirada, ou seja, se tratam daquele famoso “compre e retire na loja”. Essa modalidade é uma das estratégias do omnichannel que pretende integrar os canais online e físicos.
Além das pick up stores, temos também os pick up points que são espaços, normalmente, lojas parceiras autorizadas que possibilitam a retirada dos itens. Essa é uma boa alternativa caso não possua um espaço físico ou estrutura destinada a atender o e-commerce, já que é necessário ter uma gestão funcional do estoque e funcionários treinados para embalar e entregar os pedidos corretos aos clientes.
Por último temos os lockers ou smart lockers que são contêineres localizados em pontos urbanos estratégicos em que os clientes recebem um acesso/senha para retirarem suas compras. Neste caso, é válido lembrar que essa modalidade demanda um esforço maior, já que é necessário ter alguém responsável para levar as mercadorias até os lockers e um sistema para gerir os acessos.
Qual a diferença entre transportadoras tradicionais e logtechs?
De maneira geral, existe uma denominação para caracterizar empresas de logística mais tradicionais das mais modernas. As logtechs são empresas ou startups especializadas em logística que utilizam da tecnologia para realizar entregas e serviços a empresas, principalmente, no e-commerce.
As transportadoras tradicionais são bem consolidadas, normalmente, possuem abrangência nacional e grande número de frotas e servidores, enquanto as logtechs apoiam na tecnologia para otimizar as rotas. Por este motivo, essas empresas tendem a oferecer prazos de entrega mais expressos, visando a experiência dos consumidores e customização para atender diferentes mercados. Além disso, elas não costumam fazer greves como os Correios, portanto, nunca param!
Mas afinal,
O que levar em consideração ao escolher uma transportadora?
Cerca de 54% dos lojistas no e-commerce revelaram em pesquisa realizada pelo portal E-commerce Brasil em parceria com a Clique e Retire, que consideram seus serviços de entrega razoáveis ou ruins. Isso significa que mesmo com a ascensão do e-commerce e muitos lojistas terem migrado e/ou investido em seus canais digitais, ainda não sabem o que fazer na hora da entrega. Por este motivo, segue alguns fatores a considerar quando for escolher um parceiro logístico:
1) Abrangência
Nem todas as transportadoras atendem todos os estados e regiões, mas nem sempre é necessário dispor de uma empresa que ofereça seus serviços a nível nacional, é importante considerar onde os seus clientes e números de pedidos estão concentrados, ou seja, se as compras estão concentradas no estado de São Paulo e uma pequena parcela na região de Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, vale a pena considerar um parceiro especializado onde está o seu público.
2) Prazo de entrega
Com a consolidação do e-commerce, um dos fatores que os consumidores consideram na hora de finalizar a compra é o prazo de entrega, que varia de acordo a necessidade, mas sempre pense que as pessoas não gostam de esperar, então quanto mais rápido, melhor. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, revelou que 14% dos consumidores brasileiros não fizeram compras em 2021, e para 7% deles, o motivo foi os prazos extensos.
Para isso, considere contratar transportadoras que oferecem modalidades expressas, como o same day delivery ou next day. Inclusive, segundo a Capterra, 25% dos consumidores disseram que estão dispostos a deixar de comprar em lojas que não oferecem entrega same day, e 40% estão dispostos a pagar mais para receber seus pedidos mais rápido, de acordo com a pesquisa “Global Consumer Insights”, realizada pela PwC.
3) Experiência
A entrega não é uma parte separada da jornada de compra, ela faz parte do processo e é tão essencial quanto outras etapas, já que será a ponte concreta entre consumidor e loja. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, 93% dos consumidores declararam que a experiência do cliente no e-commerce é muito importante para fidelização, sendo relevante ao ponto de gastarem mais para 82% dos entrevistados.
Por isso, é necessário que a transportadora escolhida ofereça um atendimento pronto para auxiliar as dúvidas e queixas de seus clientes, além de plataforma para rastreio dos pedidos e serviços de troca e devolução simplificados.
Para saber mais sobre esses serviços, confira nosso artigo com 4 dicas para otimizar a experiência do consumidor no e-commerce.
Vale lembrar que a transportadora ideal também precisa oferecer transparência e suporte a você como contratante, então verifique se possui um time de atendimento eficiente para atender a suas queixas, uma plataforma de integração que seja compatível com seu negócio e sistema acessível para que possa acompanhar as entregas, o propósito é criar uma parceria que te auxiliará a alavancar as vendas no e-commerce e fidelizar clientes.
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Entre nossos serviços, oferecemos modalidades de fretes expressos e reversa com coleta e entrega no próprio endereço final, além de disponibilizar um time de atendimento preparado para atender aos seus chamados e de seus clientes. Além disso, tem como foco a experiência do consumidor, disponibilizando do sistema de tracking e mensageria que permite o acompanhamento do status do pedido em tempo real pelo próprio celular.
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