A logística desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio que dependa da movimentação de mercadorias. Organizar o ciclo logístico de ponta a ponta é essencial para garantir eficiência, redução de custos e satisfação do cliente.
Conforme a Organização Mundial do Comércio (OMC), aproximadamente 80% do comércio mundial é movimentado por meio de cadeias de suprimentos globais. Deste modo, uma cadeia de suprimentos abrange todo o fluxo de materiais, informações e capital envolvidos no movimento dos produtos ou serviços, incluindo fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e, por fim, os consumidores.
Tudo isso compõe um processo logístico que é coordenado de maneira eficaz para garantir que as mercadorias cheguem no local de destino no prazo e com custos competitivos e razoáveis.
Com isto em mente, neste artigo, a Uello compartilha quais são os cinco processos fundamentais para organizar o ciclo logístico de ponta a ponta. Confira:
O que é um processo logístico?
Assim como o nome já introduz o conceito, um processo logístico resume-se às etapas da produção e distribuição de produtos, ou seja, as atividades vão desde a negociação e aquisição de matéria-prima até a armazenagem e entrega de mercadorias.
Portanto, a maneira como é orquestrada este processo pode impactar diretamente na experiência do cliente final e comprometer o seu negócio.
Cerca de 50% dos consumidores consideram que o cumprimento do prazo prometido é o principal fator para avaliarem a qualidade do serviço de entrega após a compra, segundo a “Pesquisa de Experiência de Compra 2023” da Intelipost.
Além de realizar entregas no prazo, entre outras vantagens de estabelecer processos logísticos eficientes, podemos citar:
- Otimização do desempenho operacional;
- Conectividade e comunicação fluida entre os elos da cadeia;
- Rápida identificação de gargalos durante as etapas;
- Maior agilidade, flexibilidade e qualidade das operações;
- Redução de custos e desperdícios;
- Planejamento e previsão de demanda.
Para entender mais a fundo sobre quais etapas da logística que estamos falando e como esse processo é dividido, podemos separá-los em três ciclos:
Quais são os ciclos da logística?
Os três ciclos da logística referem-se a processos-chave dentro da gestão logística de uma cadeia de suprimentos. Esses ciclos desempenham papéis distintos, mas interconectados, visando otimizar a eficácia do fluxo de produtos e informações.
Ciclo de suprimento
Este primeiro ciclo concentra-se na gestão de fornecedores. Portanto, envolve a obtenção de matérias-primas, componentes ou produtos acabados para atender à demanda do mercado. Sendo assim, faz parte do ciclo de suprimento as seguintes atividades:
- Seleção de fornecedores confiáveis;
- Negociação de contratos;
- Monitoramento do fluxo de recebimento desses insumos;
- Garantia de estoque.
Ciclo de produção ou manufatura
Já o ciclo de produção ou manufatura inicia-se com a recepção das matérias-primas provenientes do ciclo de suprimento e se estende até a produção dos bens acabados. Nesse estágio, é fundamental otimizar processos, reduzir desperdícios, controlar a qualidade e gerenciar os recursos para garantir um trabalho contínuo e eficiente.
Ciclo de distribuição ou entrega
Por último, este ciclo concentra-se na distribuição desses produtos finalizados aos pontos de venda e clientes finais. Entre as principais atividades desta etapa, inclui-se armazenagem e gestão do estoque, picking e packing, e por fim, o transporte para o destinatário.
Para este ciclo é fundamental garantir a distribuição dos pedidos corretos, na quantidade certa, no local adequado e no prazo estabelecido.
Saiba mais como criar uma logística de entregas passo a passo.
Quais são os 5 processos de gestão para organizar o ciclo logístico de ponta a ponta?
Agora que você já sabe os ciclos principais em que se divide a cadeia de suprimentos e importância em organizar essas etapas, separamos cinco processos estratégicos para gerenciar e organizar uma operação de ponta a ponta:
1. Planejamento de demanda
O primeiro passo para uma logística eficiente é o planejamento de demanda, sendo essencial para diferentes segmentos de mercado. Este processo envolve prever a quantidade de produtos que os clientes irão precisar em um determinado período de tempo.
O planejamento de demanda ajuda a evitar excessos, previne faltas de estoque e auxilia a planejar o fluxo de caixa para orçar pagamentos de fornecedores e outros custos operacionais.
Para realizar uma previsão assertiva, considere o comportamento do mercado, analisando tendências e sazonalidades. Ademais, utilize os próprios dados da sua empresa, como o histórico de vendas, por exemplo.
2. Gestão de estoques
A gestão de estoques é um dos componentes mais críticos do ciclo logístico. Este processo inclui a administração do inventário para garantir que os produtos certos estejam disponíveis no prazo combinado com o cliente.
A adoção de práticas “just-in-time” minimiza o armazenamento desnecessário, enquanto o monitoramento em tempo real possibilita a identificação imediata de discrepâncias. Para isso, utilize softwares de gestão logística, como RFID e WMS.
Quer saber como funciona e como aplicar um WMS na sua operação? Confira o nosso artigo sobre o tema!
3. Processamento de pedidos
O processamento de pedidos é a ponte entre a empresa e o cliente. Este processo envolve a recepção, verificação, preparação e expedição das mercadorias. Um pequeno erro pode influenciar na quebra de toda a organização realizada até aqui.
Entre as soluções tecnológicas presentes no mercado que podem auxiliar neste processo, temos o OMS – Order Management System ou Sistemas de Gerenciamento de Pedidos, responsável por automatizar e gerenciar todo o ciclo de vida do pedido, centralizando os principais dados desta operação e conectando o setor de vendas à logística.
4. Transporte e Distribuição
O transporte e a distribuição são responsáveis por mover os produtos dos armazéns até os pontos de vendas e/ou clientes finais. Este processo deve ser cuidadosamente planejado para otimizar rotas, minimizar custos e garantir prazos de entrega.
De acordo com o relatório “The Future of the Last Mile Ecosystem”, as entregas de curta distância no Brasil aumentarão 78% até 2030. Além disso, as entregas realizadas no mesmo dia ou instantâneas são as que mais crescem, avançando, em média, 36% e 17%, respectivamente.
Sendo assim, o last mile é uma etapa fundamental que afeta a satisfação do cliente, a reputação da marca, os custos operacionais e a competitividade no mercado.
A utilização de sistemas, como o TMS e plataformas SaaS, e parcerias com transportadoras confiáveis são estratégias eficazes para otimizar esta etapa do ciclo logístico.
Saiba mais dicas de como implementar melhorias na sua operação, acesse o nosso artigo sobre Como Melhorar o Last Mile!
5. Gestão de Devoluções
A gestão de devoluções é um aspecto muitas vezes negligenciado, mas essencial para garantir uma experiência encantadora para o cliente final. Este processo inclui a recepção, inspeção e reintegração de produtos devolvidos ao estoque ou seu descarte adequado.
De acordo com previsão da Allied Market Research, é esperado que o mercado de logística reversa seja avaliado em US$ 603,90 bilhões até 2025. Para isso, construir um processo de gestão de devoluções pode reduzir perdas e melhorar a jornada de compra do consumidor, proporcionando um ciclo logístico mais sustentável e eficiente.
Assim como outras etapas vistas até aqui, existe no mercado atual softwares de logística reversa que fornecem ferramentas para rastrear os itens em tempo real, determinar o curso de ação apropriado no reabastecimento, reparo ou reciclagem de produtos, e agilizar a comunicação entre empresas e clientes em relação ao status da troca ou devolução de pedidos.
Como podemos observar ao decorrer deste artigo, organizar o ciclo logístico de ponta a ponta é fundamental para o sucesso operacional e comercial de uma empresa. Implementar processos eficientes de planejamento de demanda, gestão de estoques, processamento de pedidos, transporte e distribuição, e gestão de devoluções pode melhorar significativamente a eficiência, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.
Para isso, tenha a tecnologia como sua aliada:
Saiba como a plataforma Uello 360 pode gerenciar e organizar a sua operação do início ao fim
A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega como um todo, tornando as operações mais rápidas e eficientes, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
Nossa plataforma tecnológica Uello 360, é composta por módulos que melhor se ajustam a sua operação:
Gestão unificada dos principais desafios financeiros e fiscais do processo de transporte
Precificação de frete
Flexibilidade na configuração de acordo com peso, cubagem exclusiva, distância e/ou tipo de rota.
Emissões de documentação fiscal
Suporte para emissão e tratativas das principais documentações fiscais dos processos de transportes, como CT-es, MDF-es e NF-es.
Comunicações contabilidade
Transmissão via API para os principais documentos contábeis, como CT-es, NFS-e e Faturas.
Controle de movimentações financeiras
Fechamento do transportador e embarcador facilitado para validação simples do preço/fatura para o embarcador.
Realização de fechamento
Agrupamento de fechamentos a depender da escolha do operador dentre as entidades da operação, tais como Motoristas, Parceiros, Transportadoras e Armazéns.
Documentos EDI Fechamentos
Simplificação do processo de conferência das faturas e configuração de diferentes versões de documentos necessários, como CONEMB e DOCCOB.
Averbação
Integração com a averbadora de carga para simplificar o processo e garantir uma gestão eficiente da sua operação de transporte.
Conjunto de ferramentas para auxiliar armazéns no cross docking e no fluxo físico de pedidos
- Check-in e check-out
- Pesagem e cubagem
- Romaneio
- Embarque
- Expedição
Ferramenta amigável
Integração com ERP, CRM, TMS, WMS, e-commerce e outros.
Logística Reversa
Através da nossa ferramenta de Gerenciamento de Rotas é possível alocar pedidos e reotimizar rotas já em andamento, tornando o processo de coleta muito mais simplificado e rastreável em tempo real.
Torre de Controle e Roteirizador: visibilidade e gestão em tempo real das entregas do início ao fim
Experiência intuitiva, dinâmica e simplificada dos principais potenciais obstáculos que possam comprometer as entregas nas operações de última milha:
Visão holística
Visualize todas rotas e seus status em um único lugar.
Inteligência em tempo real
Tomada de decisões instantâneas, priorizando a visão de rotas com maior tempo sem atualização.
Customização de tags e alertas que melhor se adequam a sua operação
Além de eventos predefinidos, nossa interface possui a capacidade de adicionar eventos que melhor se ajustam à operação da sua empresa.
Análise de dados importantes da rota selecionada em formato de gráfico
Utilizando da geolocalização precisa de cada parada, é possível acompanhar se o trajeto da entrega está conforme o planejado pelo roteirizador.
Integração com as principais soluções de comunicação do mercado para o contato direto com os motoristas
CRM, WhatsApp, SMS e outros sistemas.
Maior eficiência e controle para gestão dos pedidos e operações
Com a nossa plataforma, é possível automatizar seu planejamento de rota e maximizar a qualidade das suas operações last mile com um mecanismo de roteamento flexível acoplado a algoritmos que geram melhores resultados.
Experiência premium para o cliente final
A uma notificação de distância, através de E-mail, SMS ou WhatsApp, o cliente pode acompanhar o status das suas compras em tempo real.
Comunicação 360° com os principais agentes da cadeia
Aplicativo do Entregador
Centralize todas as ações dos motoristas em uma única plataforma para maior precisão e pontualidade nas entregas:
- localização em tempo real, baixas e eventos instantâneos
- ePOD (Comprovante de Entrega) via foto, assinatura ou outras integrações digitais
- NPS da entrega e do motorista
Uello Express | Aplicativo do Transportador
Fornecimento de ferramenta autônoma, tecnológica e simplificada para transportadores parceiros, a fim de oferecer melhor gerenciamento dos seus usuários de armazém e motoristas.
Confira tudo que podemos fazer por você: Acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio!