Auto Dispatch: o que é e como funciona na gestão de transportes

Neste artigo, a Uello apresenta o conceito de auto dispatch na logística, suas principais aplicações e como inovar nas suas operações last mile. Saiba mais:
profissional de logística gerenciando a frota de veículos

Em diversos setores empresariais, a tomada de decisão baseada em dados impulsiona uma análise precisa dos processos. Para isso, a tecnologia desempenha um papel crucial ao disponibilizar ferramentas de automação e monitoramento, coletando informações em diferentes etapas e proporcionando um suporte essencial para o melhor desempenho das atividades.

Nos últimos anos, um setor que vem acompanhando esse pensamento é o de logística e transporte. Com o aumento das vendas online e de operações complexas, plataformas e ferramentas tecnológicas de gestão estão sendo desenvolvidas e adotadas por diferentes empresas para obter maior controle, visibilidade e eficiência nas operações. 

De acordo com um levantamento realizado pelo site americano MarketWatch, os softwares de gestão logística pretendem movimentar no mercado até US$ 4,8 bilhões em 2025.

E é pensando nisso, que neste artigo, a Uello irá apresentar o conceito de auto dispatch na logística, suas principais aplicações e como inovar nas suas operações last mile. Saiba mais:

O que é auto dispatch?

Auto Dispatch, também conhecido como despacho automático, refere-se ao processo automatizado de atribuição de envio de pedidos que conectam o melhor motorista para a melhor rota.

Como funciona?

Introduzir pedidos sob demanda em um ciclo de tarefas pré-planejadas pode desestabilizar o sistema, demandando um esforço manual significativo. Com isso em mente, o propósito da ferramenta de despacho automático é automatizar o processo de atribuição, otimizar a alocação de recursos e assegurar uma resposta eficaz e pontual das entregas

Sendo assim, é possível permitir que os times tenham menos trabalho manual, reduzindo as chances de erros humanos e atrasos em tarefas repetitivas.

Configurações e recursos necessários de uma ferramenta de auto dispatch

profissionais de logística no centro de distribuição trabalhando

Gestão de capacidade automatizada 

É necessário que o mecanismo tenha a capacidade e inteligência para gerir a frota de motoristas disponíveis e relacioná-la com a quantidade de rotas, separando os trajetos prioritários e conectando com os motoristas com maior qualificação e taxas de entregas realizadas com sucesso.

Programação de Data e Centralização de Despacho

Além de conectar a melhor rota ao melhor motorista, é possível programar dias, horários e trajetos de coleta e entrega, e visualizar a frota disponível, seja ela interna, externa ou ambas.

Notificações e alertas automatizados 

De acordo com os problemas reportados pelos motoristas em rota, o sistema deve ser capaz de notificar os analistas que estão acompanhando a operação para que possam gerenciar o problema e resolvê-lo da melhor forma.

Essa abordagem proporciona uma visão abrangente e coesa das operações, permitindo o monitoramento contínuo e a coordenação eficaz entre transportadoras, motoristas e clientes finais.

Dessa maneira, é possível notificar e atualizar o motorista de que determinada demanda foi cancelada ou sofreu alteração, reduzindo o consumo de combustível gasto e otimizando o tempo do condutor. 

Entregas personalizadas e prioritárias

Apesar de ser uma ferramenta automatizada com foco especial em trajetos repetitivos e previsíveis, um bom mecanismo de auto dispatch precisa ter certo grau de personalização, permitindo que seus operadores insiram pedidos de última hora ou, por exemplo, priorizem alguma determinada entrega.

Acompanhamento da performance de motoristas e parceiros 

Sendo uma ferramenta presente em um sistema de gestão last mile, é capaz de obter dados referentes a performance dos agentes, como quantidades de rotas realizadas, duração média de trabalho, porcentagem de sucessos e insucessos, destinos mais frequentes, dentre outras informações.

Assim, é possível ter uma análise assertiva dos dados e uma melhor tomada de decisão.

Qual a diferença entre otimização de rota e auto dispatch?

Embora ambos conceitos contribuam para aprimorar a eficiência operacional, eles abordam aspectos distintos da gestão de operações.

Enquanto a otimização de rotas concentra-se na identificação das melhores trajetórias para realizar as entregas na última milha, o auto dispatch dedica-se à alocação de motoristas às rotas, uma etapa faz parte da outra.

Para saber mais sobre o processo de roteirização, acesse o nosso artigo de Rotas inteligentes: como criar a logística ideal para o seu negócio.

Principais benefícios em adotar o auto dispatch na sua operação

De maneira geral, a implementação do despacho automático no ecossistema de entrega de última milha, proporciona otimizar as operações de entrega de maneira a elevar a satisfação do cliente e atingir uma maior eficácia operacional. 

Entre outras vantagens significativas, podemos citar:

  • redução de erros humanos por ser uma atividade automatizada;
  • alocação ideal de recursos;
  • aprimoramento dos tempos de resposta, já que ao ofertar rotas que melhor se adequam a determinado motorista, há uma menor chance de rejeição;
  • melhor gestão da frota, pois haverá menos gasto com aquisições de motoristas e uma base com pouca ociosidade;
  • rastreamento em tempo real;
  • análise valiosa de dados.

Qual a importância da inovação para a logística?

A inovação desempenha um papel crucial no setor de transporte e logística, sendo fundamental para impulsionar o progresso e a competitividade das empresas. Com o constante avanço tecnológico e a busca por maior eficiência, a inovação é indispensável para enfrentar os desafios e atender às demandas do mercado atual.

Além disso, o uso de tecnologias nos processos logísticos possuem um impacto direto na experiência do cliente

Um levantamento realizado pela PwC, indica que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. Além disso, 73% dos consumidores dizem que uma experiência do cliente positiva é um fator importante na decisão de compra.

Com a aplicação de sistemas inteligentes avançados, como rastreamento em tempo real e gerenciamento de pedidos, as empresas podem fornecer informações precisas sobre o status das entregas, reduzir prazos de entrega, melhorar a comunicação e oferecer serviços personalizados. Isso resulta em uma experiência do cliente aprimorada, aumentando sua satisfação e fidelidade à empresa.

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