Em 2020, foram gerados 100 zettabytes de dados em todo o mundo. A expectativa é que esse número atinja 181 zettabytes até 2025, conforme aponta o estudo “Uso de Tecnologia na Logística Brasileira”, do ILOS.
Ao longo dos últimos anos, o volume de dados gerados por dispositivos, sensores, GPS, e outros sistemas digitais aumentou exponencialmente, permitindo às empresas tomarem decisões mais assertivas.
No setor logístico, essa tendência não foi diferente. A crescente necessidade de análise de dados para responder a operações cada vez mais complexas e prazos de entrega mais urgentes impulsionou o uso inteligente de informações, permitindo a criação de processos mais eficientes, maior visibilidade na cadeia de suprimentos e a previsão de picos de volume e possíveis incidentes e sinistros durante o transporte.
Pensando nisso, neste artigo, a Uello explora o conceito de Big Data no setor logístico e como esta tecnologia impacta o cotidiano, abordando suas principais vantagens e como as empresas podem utilizar os dados para otimizar operações. Confira!
O que é Big Data?
Segundo a International Business Machines Corporation – IBM, o mundo gera cerca de 2,5 quintilhões de dados. E o Big Data refere-se a este grande volume de dados que são gerados, processados e analisados em tempo real. Esses dados podem ser separados em:
Dados estruturados
Informações específicas, como números de sistemas operacionais convencionais, armazenadas em um formato pré-definido. Esses dados estão organizados, permitindo acesso rápido e uso imediato sem grandes ajustes.
Dados não estruturados
Informações provenientes de fontes variadas, como tráfego, previsões econômicas, comportamento online e redes sociais. Por não seguirem um formato fixo, esses dados precisam ser limpos e preparados antes de serem utilizados de forma eficiente.
O que é Big Data na logística de transportes?
Já, no contexto logístico, o uso de Big Data transformou como as empresas gerenciam suas operações, sendo possível, a análise de grandes volumes de dados, como telemetria de veículos, rastreamento de mercadorias, estoque, vendas, clima e tráfego.
Ao obter insights valiosos que auxiliam na otimização de processos, aumento da eficiência e na tomada de decisões mais precisas, a logística torna-se mais rápida, eficaz e preparada para os desafios operacionais da atualidade.
Como o Big Data pode ser aplicado na logística de transportes?
Como visto até aqui, o uso de Big Data na logística de transportes envolve a coleta e análise de dados provenientes de diversas fontes, como consumo de combustível, manutenção de veículos, rotas de entrega, entre outros.
Com essas informações, os gestores de frota são capazes de desenvolver estratégias mais eficazes para otimizar a eficiência operacional, reduzindo custos, melhorando os prazos de entrega e aumentando a competitividade no mercado.
Além disso, a utilização de sistemas e ferramentas de inteligência artificial, computação em nuvem e soluções de blockchain estão todas inter-relacionadas ao big data.
Saiba mais quais são as principais aplicações do Big Data no cotidiano do setor de logística e transporte:
Otimização de rotas
Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, focada no varejo eletrônico, estima-se que a crescente demanda por entregas levará a um aumento de 36% no número de veículos de entrega nos centros urbanos até 2030.
Com isso em mente, a análise em tempo real de dados de tráfego, condições climáticas e obras nas estradas permite que as empresas ajustem as rotas de acordo com a necessidade. Isso reduz o tempo de entrega, o consumo de combustível e o desgaste dos veículos.
Gestão de frotas
A gestão de frotas é outra área em que o Big Data desempenha um papel crucial no setor de transporte. Sensores instalados nos veículos podem fornecer dados sobre o desempenho do motor, o consumo de combustível e até o comportamento do motorista. Esses dados são processados para criar planos de manutenção preventiva, melhorando a eficiência dos veículos e reduzindo o risco de avarias.Um estudo realizado pela Trimble Transportation aponta que 57,6% dos embarcadores investem na automatização para administrar eficientemente os seus processos de transporte. Entre as principais tecnologias e plataformas utilizadas, estão:

Além disso, a análise de Big Data em conjunto com ferramentas e sistemas de gestão de frota auxiliam no monitoramento do estado dos pneus, por exemplo, garantindo que a frota esteja sempre em ótimas condições.
Conheça mais dicas de como otimizar a gestão de frotas terceiras.
Previsão de demanda
Com base em dados históricos de transportes, tendências de compras e outros fatores, o Big Data permite que as empresas façam previsões de demanda. Isso ajuda a logística a estar preparada para picos de compra, como durante feriados ou datas comerciais, por exemplo, a Black Friday e Dia das Crianças, permitindo que as empresas ajustem os seus recursos para atender às necessidades dos clientes e garantir que os pedidos cheguem no prazo.
De acordo com o ILOS Fast Reports, cerca de 89% das grandes empresas embarcadoras brasileiras utilizam sistemas de previsão de demanda. Entre os setores que mais investem nessa tecnologia, estão: beleza, eletroeletrônicos e alimentício.
Essa capacidade de previsão também melhora a gestão de estoques, garantindo que os produtos certos estejam nos locais certos no momento exato.
Saiba como utilizar IA e ML na previsão de demandas logísticas.
Redução de custos
Um dos maiores benefícios do Big Data na logística de transportes é a redução de custos. Através da análise de dados, as empresas podem identificar áreas onde os recursos estão sendo mal utilizados ou onde há ineficiências no processo.
Por exemplo, o Big Data pode mostrar que determinadas rotas ou modos de transporte são mais caros ou menos eficientes, permitindo a implementação de soluções alternativas mais rentáveis.
Ao otimizar rotas, prever manutenções e melhorar a utilização dos veículos, as empresas conseguem poupar não só em combustível, mas também em custos operacionais e de manutenção.
Satisfação do cliente
O Big Data também ajuda a melhorar a satisfação do cliente. Com dados em tempo real, as empresas podem oferecer um serviço mais previsível e confiável. As informações sobre o estado do envio, a previsão da hora de chegada e a capacidade de rastreamento em tempo real permitem que os clientes se sintam no centro da operação e tornem-se promotores da sua marca.
Com a plataforma Uello 360, é possível rastrear entregas e proporcionar aos clientes uma experiência encantadora através da nossa ferramenta de Tracking e Mensageria. Com notificações via e-mail, SMS ou WhatsApp, o cliente acompanha o status das suas compras em tempo real, acessa informações sobre o pedido, o horário estimado de entrega e pode interagir com a plataforma em caso de divergências.

Quer saber como otimizar a experiência do seu cliente final e realizar entregas encantadoras? Confira as dicas da Uello no nosso artigo sobre o tema.
Desafios da implementação do Big Data na logística
Ao decorrer do artigo, apresentamos como o uso de Big Data na logística de transporte pode proporcionar a otimização e eficiência das operações, desde a melhoria na gestão de frotas até à previsão de demanda, redução de custos e experiência do cliente final.
Entretanto, a adoção eficiente do Big Data na logística de transportes no Brasil ainda se mostra bastante desafiadora, por alguns motivos:
Dificuldade na integração de sistemas
Nem todas as empresas possuem sistemas compatíveis para recolher e analisar dados de forma eficiente, sendo necessário um investimento significativo em tecnologia e na contratação de profissionais capacitados para trabalhar com sistemas automatizados e digitais.
Segurança de dados
O armazenamento de grandes quantidades de dados aumenta o risco de ciberataques. As empresas devem adotar medidas de segurança adequadas para proteger as informações sensíveis da empresa e evitar vazamentos.
Investimento em tecnologia e qualificação profissional
O futuro da logística está fortemente ligado à análise de dados e o uso de tecnologias para aprimorar processos e otimização das operações. Sendo assim, para tirar o máximo proveito do Big Data, é essencial que as empresas invistam na tecnologia necessária e na formação dos seus colaboradores, assegurando que os dados sejam geridos de forma segura e eficaz.
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A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços.
A grande vantagem da nossa tecnologia é facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, permitindo a visibilidade do processo de entrega como um todo, tornando as operações mais rápidas e assertivas, melhorando a experiência do cliente final, reduzindo custos e viabilizando a flexibilidade na entrega, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.
Saiba mais como a Uello oferece soluções inteligentes de tecnologia e operação em transportes:
Gestão
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Unificação de processos e sistemas
Facilidade na integração com diferentes tecnologias.
Planejamento
Dados e insights para conhecer melhor o seu negócio e tomar as melhores decisões.
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Alertas e monitorias através da torre de controle.
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Financeiro & Fiscal
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