Principais desafios de logística para o setor varejista no Brasil

Neste artigo, a Uello aborda quais são os principais desafios de logística enfrentados pelo setor varejista no Brasil e quais são as possíveis soluções para superá-las. Saiba mais:
consumidora sorrindo dentro de um shopping center com compras nas mãos

Segundo estudo “O Futuro do Varejo Brasileiro”, realizado pela consultoria Ernst & Young – EY, a previsão para o setor é de crescimento 3,7% ao ano até 2025.

Somente no ano de 2023, o varejo restrito, que contempla bens de consumo, movimentou R$ 2,23 trilhões, representando 20,45% do PIB brasileiro, de acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Além disso, a expectativa deste ano para o comércio eletrônico é que o número de pedidos totalize a marca de 418,6 milhões.

Pensando nisso, a logística desempenha um papel fundamental no setor varejista, com a responsabilidade de garantir a eficiência na entrega de pedidos e a satisfação do cliente final. No Brasil, um país com dimensões continentais e uma infraestrutura de transporte complexa, os desafios logísticos se intensificam. 

Neste artigo, a Uello aborda quais são os principais desafios de logística enfrentados pelo setor varejista no Brasil e quais são as possíveis soluções para superá-las e poder realizar operações otimizadas e assertivas. Confira:

Panorama do setor de distribuição no Brasil

A fim de entender os desafios atuais do segmento de transporte e movimentação de cargas, é necessário conhecer os principais dados e indicadores do mercado:

De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS, o setor de Operadores Logísticos correspondeu a aproximadamente mil empresas em 2021. Já a estimativa para o transporte de carga é que o modal rodoviário corresponde a 63% do total de volume de mercadorias em movimento anualmente no país, seguido por 21% no ferroviário, 13% no aquaviário, 4% dutoviário e somente 0,1% na modalidade aérea.

Isso reflete em custos maiores de logística, que somam, em média, 12% ao ano no Brasil, tendo como principais motivos: estradas em más condições, preço de combustíveis, improdutividade, seguros e gerenciamento de riscos, e restrição de carga e descarga em grandes centros urbanos.

O setor também passou por transformações significativas com a popularização do comércio eletrônico nos últimos anos. Necessitando de investimento em tecnologia para atender a demanda multicanal na distribuição e entrega de produtos.

E com o mercado buscando por soluções para melhorar a eficiência, transparência e a segurança nas operações, as logtechs vieram com o propósito de oferecer serviços de gestão e planejamento, somando mais de 280 startups conforme levantamento da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística).

Atender a essas mudanças e exigências de um mercado em constante evolução, trazendo monitoramento, entregas no prazo e com menor custo total, é o objetivo do mercado varejista, tendo a logística como peça-chave nesse contexto.

Sendo assim, agora que você já sabe um panorama geral sobre o setor de logística no Brasil, saiba quais são os principais desafios a serem enfrentados no contexto do varejo:

Principais desafios logísticos para o setor varejista brasileiro

Embora tanto o setor de varejo quanto o de logística apresentem dezenas de desafios, conhecê-los já é um passo para criar soluções e proporcionar um crescimento sólido e sustentável do negócio. 

Portanto, entre as principais adversidades na distribuição de pedidos no varejo no Brasil, podemos destacar:

Capacitação de profissionais para lidar com a automação no setor

O setor de logística é um dos segmentos que mais vêm investindo em sistemas de automação no mundo. De acordo com levantamento da Precedence Research, a nível global, os investimentos em tecnologia na cadeia de suprimentos triplicará até 2032.

Além disso, emprega, em média, mais de 12 milhões de profissionais anualmente, segundo dados levantados pelo Instituto de Logística Supply Chain (ILOS). Como o Brasil está inserido em um contexto de transporte ainda muito tradicional, o problema está na falta de profissionais capacitados para operar estes sistemas.

Para resolver este desafio, ofereça treinamentos regulares para seu time, abordando desde técnicas operacionais até o uso de novas tecnologias. Isso não só melhora as habilidades dos colaboradores, mas também aumenta a motivação e o desempenho dos resultados, pois a equipe estará melhor preparada para enfrentar desafios de maneira inteligente.

Saiba mais no nosso artigo de Gestão de pessoas na logística: como otimizar o desempenho do seu time.

Gerenciamento de estoque

De acordo com o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT), estudo realizado pela H2R Pesquisas Avançadas, 92% dos varejistas brasileiros possuem uma área da empresa voltada à gestão de armazenagem, com apenas 38% das empresas que investem em um sistema de gestão para este processo.

Seja para um e-commerce ou uma loja física, o gerenciamento de estoque é um fator relevante que exige controle adequado, a fim de garantir a disponibilidade dos produtos, a separação e a expedição dos pedidos em tempo hábil.

Uma pequena desorganização no estoque pode afetar o prazo de entrega e gerar insatisfação por parte dos consumidores.

Gerar experiência de entrega para o consumidor

Um outro levantamento realizado pela PwC, indica que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. Além disso, 73% dos consumidores dizem que uma experiência positiva é um fator decisivo de compra.

Com a competitividade do mercado, somente um bom preço ou produtos de qualidade não são mais suficientes para agregar valor. Sendo assim, uma boa experiência de compra deve ir muito além da venda, tenha em mente que para sua empresa se destacar entre as outras, é necessário pensar na compra como uma jornada que termina somente quando o cliente abre o pacote, portanto, abarcando o todo o processo da entrega de produtos.

Como superar os principais desafios de logística no varejo

O sucesso de um empreendedor ou gestor na área de logística depende de superar os desafios, o que exige um profundo entendimento do negócio, comprometimento e abertura para a inovação.

A seguir, saiba as principais dicas da Uello para enfrentar as adversidades do mercado e se manter competitivo:

Ofereça uma experiência de entrega superior e com acompanhamento em tempo real 

Para gerar valor ao consumidor e ter a certeza que ele teve a melhor experiência possível, é essencial tornar os processos mais rápidos, organizar as rotas de entrega e buscar sempre eliminar custos desnecessários com o frete para reduzir o valor final do produto.

Uma dica é oferecer diferentes opções de entrega, como entrega rápida, entrega agendada, retirada na loja ou em pontos de coleta. Isso permite que os clientes escolham a opção que melhor se adapta às suas necessidades e horários.

Outra estratégia fundamental é manter os clientes informados sobre o status da entrega, desde a confirmação do pedido até o recebimento, enviando atualizações por e-mail, mensagens de texto ou por meio de um aplicativo, a fim de fornecer detalhes sobre o progresso do pedido e eventuais atrasos.

Não esqueça que tudo isso precisa ser acompanhado por uma gestão constante dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados à entrega, como taxas de entrega bem-sucedidas (SLA) e tempo médio. Utilize esses dados para identificar áreas de melhoria e ajustar suas estratégias que não funcionam e prejudicam as operações.

Invista em tecnologia para automatizar e otimizar processos

A tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas da logística, como embalagem, separação de pedidos, movimentação de mercadorias e até mesmo na condução de veículos autônomos; de maneira a aumentar a velocidade e a precisão das operações, reduzindo a dependência de mão de obra humana e realizando as atividades cotidianas de maneira mais assertiva.

Outro relatório da PwC aponta que, a partir da aplicação de tecnologia, é possível gerar uma redução de custos de logística e transporte na casa de 47%.

Além disso, com uma abordagem estratégica para a integração automatizada, as empresas podem aprimorar sua competitividade, proporcionar experiências de cliente aprimoradas e construir operações de alto desempenho.

Quer saber mais sobre como a tecnologia na logística pode ser aliada no varejo? Confira o nosso artigo sobre como funciona a roteirização e gestão de pedidos no setor.

 

Enfrente os principais desafios logísticos no varejo com a plataforma Uello 360

A solução SaaS da Uello foi construída para fornecer aos seus clientes entregas eficientes e otimizadas para diversos segmentos de atuação, como Varejo, Indústrias, Logística e Serviços

Veja resultados positivos refletidos na operação da sua empresa com uma tecnologia que visa facilitar o sistema logístico da empresa e de todos os participantes do processo, através de configurações e parametrizações que permitem a adequação do sistema para diferentes tipos de operações e negócios.

Nossa plataforma tecnológica Uello 360, é composta por módulos que melhor se ajustam a sua operação:

Conjunto de ferramentas para auxiliar armazéns no cross docking e no fluxo físico de pedidos

  • Check-in e check-out
  • Pesagem e cubagem
  • Romaneio
  • Embarque
  • Expedição

Ferramenta amigável

Integração com ERP, CRM, TMS, WMS, e-commerce e outros. 

Torre de Controle: visibilidade em tempo real das entregas do início ao fim

 

visão do sistema de torre de controle da plataforma Uello 360
Fonte: Uello

Experiência intuitiva, dinâmica e simplificada dos principais potenciais obstáculos que possam comprometer as entregas nas operações de última milha:

Visão holística

Visualize todas rotas e seus status em um único lugar.

Inteligência em tempo real

Tomada de decisões instantâneas, priorizando a visão de rotas com maior tempo sem atualização.

Customização de tags e alertas que melhor se adequam a sua operação

Além de eventos predefinidos, nossa interface possui a capacidade de adicionar eventos que melhor se ajustam à operação da sua empresa.

Análise de dados importantes da rota selecionada em formato de gráfico

Utilizando da geolocalização precisa de cada parada, é possível acompanhar se o trajeto da entrega está conforme o planejado pelo roteirizador.

Integração com as principais soluções de comunicação do mercado para o contato direto com os motoristas

CRM, WhatsApp, SMS e outros sistemas.

Maior eficiência e controle para gestão dos pedidos e operações

Com a nossa plataforma, é possível automatizar seu planejamento de rota e maximizar a qualidade das suas operações last-mile com um mecanismo de roteamento flexível acoplado a algoritmos que geram melhores resultados.

Experiência premium para o cliente final

visão da mensageria via WhatsApp da Uello
Fonte: Uello

A uma notificação de distância, através de E-mail, SMS ou WhatsApp, o cliente pode acompanhar o status das suas compras em tempo real.

Comunicação 360° com os principais agentes da cadeia

Aplicativo do Entregador

Centralize todas as ações dos motoristas em uma única plataforma para maior precisão e pontualidade nas entregas:

  • localização em tempo real, baixas e eventos instantâneos
  • ePOD (Comprovante de Entrega) via foto, assinatura ou outras integrações digitais
  • NPS da entrega e do motorista

Uello Express | Aplicativo do Transportador

Fornecimento de ferramenta autônoma, tecnológica e simplificada para transportadores parceiros, a fim de oferecer melhor gerenciamento dos seus usuários de armazém e motoristas.

Transforme sua logística ainda este ano, fale com nossos especialistas! Acesse aqui e agende uma conversa.

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